FOTO: Fragata ‘Independência’ e Porta-Helicópteros ‘Atlântico’
Na foto, a fragata Independência – F44 e o Porta-Helicópteros Multipropósito Atlântico – A140, durante a Operação Aspirantex 2019.
O PHM Atlântico (ex-HMS Ocean), incorporado à Marinha do Brasil em 29 de junho de 2018, no Reino Unido, foi transferido para o setor operativo em 5 de setembro.
Inserido no Programa Estratégico de “Construção do Núcleo do Poder Naval”, que prevê a substituição gradual dos meios navais e aeronavais com o objetivo de ampliar a capacidade operacional da Força Naval, a aquisição do PHM Atlântico representou mais uma iniciativa bem-sucedida da Marinha do Brasil em proveito de seu reaparelhamento.
Devido à sua versatilidade, o “Atlântico” poderá ser empregado em diferentes missões, realizando Operações de Controle de Área Marítima, Anfíbias, de Paz, de Caráter Humanitário e Logísticas. Essas possibilidades reforçam, significativamente, o preparo da Marinha do Brasil para executar as Tarefas Básicas do Poder Naval e, consequentemente, para cumprir sua missão constitucional.