Escotilha aberta deixou submarino indiano INS Arihant fora de operação
Submarino nuclear foi danificado depois que a água entrou em seu compartimento de propulsão
O submarino nuclear indiano INS Arihant sofreu grandes danos devido a uma “falha humana” e não navega por mais de 10 meses, segundo fontes da Marinha Indiana
O submarino estratégico de mísseis balísticos INS Arihant é a plataforma mais importante dentro da tríade nuclear da Índia, cobrindo os modos terra-ar-mar.
O compartimento de propulsão do Arihant foi danificado depois que a água entrou nele, de acordo com detalhes disponíveis ao The Hindu. Uma fonte naval disse que a água entrou quando uma escotilha na popa foi deixada aberta por engano enquanto estava no porto.
Desde o acidente, o submarino, construído sob o projeto Advanced Technology Vessel (ATV), vem passando por reparos e limpeza, disseram as fontes.
Além de outros trabalhos de reparo, muitos tubos tiveram que ser abertos e substituídos. “Limpar” é uma tarefa trabalhosa em um submarino nuclear, disse a fonte naval.
O submarino é propulsado por um reator de água leve pressurizada de 83 MW com urânio enriquecido.
Isso não aconteceu em 2017?
Actually I find it both interesting and funny that a so called ” alleged ” incident of INS Arihant in 2017 is appearing in twitter and being around in websites in 2019.
This started a couple or so days ago with Pakistan and pro Pakistani western twitter handles and websites lol before spreading around.
Caramba , pensei “de novo?” e conclusão do relatório ok?
Paquistão deveria dar uma grande medalha e premiação ao responsável. kkkk
https://www.naval.com.br/blog/2018/01/08/ins-arihant-10-meses-apos-acidente-submarino-nuclear-indiano-continua-fora-de-operacao/
Vacilo tamanho Brasil.
Nossos vacilos nunca foram mal uso ou descuido do equipamento…
Aconteceu conosco também. Pesquisa sobre Tonelero.
Até porque pra ter descuido precisa antes ter o equipamento. Aqui tem só pensão e salário.
O Tonelero discorda da sua afirmação …
Também lembrei dele… acho que foi na noite de natal de 2000.
O Tonelero afundou por falha hidráulica e não por escotilha aberta por descuido…
https://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u21565.shtml
O submarino riachuelo da classe oberon manda lembranças.
Correção, toneleiro.
Teve algum programa de intercâmbio entre as marinhas da Índia e do Brasil?
Kkkkk ….
Assim o Paquistão e a China não tem com o que se preocupar; não bastasse a perda de tantos aviões, os hindus ainda acabam com sua própria Marinha vichhh.
Será que China e Paquistão divulgam algo? A China por exemplo, protótipos funcionam perfeitamente “de primeira”, nenhum questionamento das forças, da imprensa e de ninguém, a perfeição, ou será a opressão!?
Divulgar divulga . Os acidentes com o piloto de caça que morreu é a prova disso. Equipamentos caros demais pra esse tipo de erro ser escondido. Mas erros piores devem ocorrer durante a fase de testes e projetos esses provavelmente não são publicados mesmo nos EUA.
Nenhuma tecnologia funciona se não for a prova de idiotas. Essa não era.
Com a palavra o Ivany Júnior……
Obrigado meu amigo.
Não há muito o que comentar né? Só que compartilhei a notícia no grupo do facebook antes de chegar aqui.
Outro ponto em questão é que o dano foi um pouco demasiado ao que se espera de uma embarcação que possa sobreviver a torpedos, a uma profundidade altíssima, e por conseguinte, altíssima pressão.
Grande abraço.
Mas afinal, como um erro desse aconteceu? Não há sensores indicando que havia uma escotilha ainda aberta? Ou ninguem na sala de controle prestou atenção nisso?
That again is both a irony and a mystery lol. Firstly the Hindu newspaper report is based on ” indian navy unnamed sources ” and that could mean anybody from my neighborhood grandma to the said reporters mistresses. Arihant is a ” DOUBLE HULLED ” submarine. And the hull hatches on Arihant, are of the interlocking type for this very reason , the inner hull hatch cannot be closed physically if outer hull hatch is open or improperly shut. Every Also all hatch’s leading to compartments and critical stations have redundent sensors which feeds into the CIC room with both… Read more »
Houve alguma baixa?
Só o coitado do submarino.
Não pude deixar de lembrar do submarino da marinha imperial japonesa, I-169, que depois de naufragar passou a ser chamado de “Shinohara” que era o nome do comandante que não encontrava-se a bordo. . O I-169 estava na superfície na lagoa da ilha de Truk em 1944 quando recebeu ordens de mergulhar para evitar um ataque aéreo americano que não aconteceu só que por algum motivo foi inundado…reportagem da época que passou no “Fantástico” nos anos 1970 quando os destroços foram localizados deu como causa que uma escotilha foi esquecida aberta, mas, não foi o caso, apenas lembrei pela frase… Read more »
Essas escotilhas devem ter dispositivos que alarmam ou até bloqueiem operações de mergulho, enquanto abertas. Mas, se não tiver manutenção ou tripulantes treinados e com tradição de fainas do mar vai acontecer isso: afundar no cais, por displicência.
Sou programador, e isso foi a primeira coisa que pensei quando li a reportagem, um simples sistema com um sensor na escotilha para avisar e bloquear operação de mergulho resolveria esse problema.
Noooossa, lembro dessa matéria, eu tinha coisa de 7-8 anos. Já tentei procurar por “Shinohara” no google, mas foi em vão. Agora voce me ajudou muito, vou conseguir ler a história.
Olá Dalton. Eu também vi essa reportagem no Fantastico… eu era pequenino e fiquei tão impressionado que nunca mais esqueci..
Que falha hein, muito perigoso por sinal. Um vacilo desse podia ter custado até o Submarino. Imagino o susto de uma tripulação com uma falha desse tipo dentro d’água.
Custou muitos componentes eletrônicos e quase custou a sua propulsão.
Esses indianos me aprontam cada uma…
Um amigo meu tinha um Tempra 97 que acendia uma luz no painel quando a porta ficava aberta… será que no submarino nuclear que vale seu peso em ouro economizaram no sensor e no led pra piscar quando a escotilha tava aberta? nem to falando do aviso sonoro do Miura la dos anos 80 que falava… peço perdão pela comparação infame, mas é impossível não fazer kkk Quanto ao erro humano nível estagiário, eu acho que é fácil culpar uma pessoa, mas acidentes como esse na minha humilde opinião são uma serie de acontecimentos, falhas no treinamento, procedimentos inadequados, projeto… Read more »
…uma série de acontecimentos…submarinos são máquinas cheias de complexidades desde o projeto até a operação. Minha dúvida é: os caras de Itaguaí estão sujeitos a nova doutrina ou ainda seguem a doutrina tabajara?
Let me try to explain the events and make sense out this First understand indian nuclear submarine program is under PMO which gives it the highest level of security classification. Second US and China have 4 listening stations opposite the Indian western seaboard in Thailand and Myanmar respectively. Plus backed with multiple civilian fishing vessels with equipment loadout not suitable for hunting fishes. Now INS Arihant was the first to be launched , then to be followed by INS Aridhaman the second in class followed by INS Arighat the third in class. What happened is post 2017 INS Arighat was… Read more »
Very intersting explanatiion. Thanks.
Thanks for your comment. By the way: I understood that opened hole that results water ingress in Arihant has no link with silos hatch, is it right?
And, on the other hand, what are main diferences from the silo with updated one? May be due an upgraded on the missiles geometry or it is a result of an improved design?
Thanks!!!
Well my point was that the alleged open hatch story might have been a cover story for the disappearance of Arihant , which in actual was undergoing modifications for installing a example of the newer silo for testing. Subterfuge is necessary component to keep foreign intelligence agencies unsure. I have no information on the capabilities on the newer silos , and what I know is that the older silos were over engineered in terms of safety , since it was the first of its kind in India and the authorities wanted to safe than sorry. It took up more space… Read more »
Pelo amor de Deus, até minha Yamaha Fazer tem sensor sensor no descanso cavalete lateral que só permite que o motor funcione se essa peça estiver recolhida. Como é que numa máquina caríssima e sofisticada dessas não há um sensor na escotilha ?
Vacilo do cacete.
Me lembro do caso do USS Guitarro SSN 665 que realmente afundou durante a construção…..ele já estava quase pronto….só conseguiram resgatá-lo do fundo do rio 3 dias depois….
É bastante similar ao SNBR Alvaro Alberto (100 metros de cumprimento, 9.8 metros de diametro e 6000 Toneladas de peso), o Submarino Indiano tem 110 metros e 6000 toneladas de peso e leva SLBM com 750 Km de alcance.
And 4000+ km K4 SLBM , already test fired multiple times and ready for operational duty.
SO atualizando . O SN Álvaro Alberto SN -10 , terá realmente 9,88m de diâmetro do Vasco resistente, Mas 108m de comprimento total.
108 metros , se essa informação foi verdadeira, ele tem espaço mais do que suficiente para ter silos VLS para misseis de cruzeiros, e é bem maior que o Astute e o Barracuda, quase do tamanho de um Virginia, só faltando mesmo o PUMPJET para ser da categoria desses 3 (Astute, Barracuda e Virginia), e claro a tecnologia do reactor, as plantas dos reactores desses 3 são as mais avançadas do mundo (têm combustivel nuclear para 25 anos, as placas do SNBR devem ser trocadas de 5 em 5 anos).
Caro Filipe. A diferença entre os reatores do submarinos nucleares da USN com o do SN10 é o teor de enriquecimento do combustível. A MB decidiu usar combustível com 20% de urãnio 235 para atender aos tratado internacionais. Material com até 20% é classificado para uso civil. Acima disso tem uso restrito que precisaria de homologação internacional. Para uma bomba precisa de enriquecimento acima de 85%. O combustível do SN10 será o mesmo das usinas de Angra. Essa é a razão do reator precisar ser reabastecido a cada 6 anos. O projeto do SN1o já leva isso em consideração. Outro… Read more »
Prezado Camargo, o teor de enriquecimento do combustível de Angra é aproximadamente 4%
Olá JT&D. Você tem razão. Obrigado pela correção. Eu li uma entrevista de oficial da MB explicando a razão de usar não mais do que 20%, que seria o máximo permitido pelos tratados internacionais. Acho que foi o Nunão (ou talvez você, não lembro) que mencionou que o combustível para o SN10 será produzido em uma unidade separada, mas não lembro se ela estará em Resende ou Iperó. Lembro também que o reator do SN10 será de 48 MW (enquanto o de Angra é de 1,3 GW) mas poderá chegar a 75 MW por meio de uma modificação da configuração… Read more »
O SN-11 terá um reactor de 75MW , 48 MW é o inicio, serão 2 Reactores de 48 MW , incluindo o LABGEN, depois disso serão reactores acima dos 75MW, com reabastecimento de 6 em 6 anos.
Isso é o que dizem, pode bem ter sido um acidente nuclear ou erro de projeto. Nunca saberemos pois não teremos acesso aos relatorios oficiais.
O domínio de fato da tecnologia para construção de Submarino nucleares não é para todos.
E pensar que muitos carros tem alerta de porta aberta…
Uma escotilha! duvido deve ser algo mais, afinal antes de iniciar a descida deve ter um check point de que todas estão fechadas. Na certa foi algo com o reator ou bombas estanques!
“Casco resistente “
Para um submarino nuclear, que na teoria a operação do reator é feita em circuito fechado e com contra medidas de segurança, acho estranho, mesmo com o embarque de agua abordo contaminar o sistema do reator…
Para um submarino nuclear, que na teoria a operação do reator é feita em circuito fechado e com contra medidas de segurança, acho estranho, mesmo com o embarque de agua abordo contaminar o sistema do reator…
Sendo um barco fabricado na Russia, nada é estranho. Tudo para ter um submarino nuclear com grande raio de ação e potencia de sobra. A tripulação? A Massa? Sempre haverá. Isso é detalhe, para eles.
O Arihant não tem nada a ver com a Rússia. Foi projetado e construído na India
A marinha Indiana deveria ter dado uma explicação mais plausível.O relatório levanta mais perguntas do que respostas devido às suas flagrantes inconsistências técnicas e operacionais. Em primeiro lugar, a notícia afirmava que o compartimento de propulsão do Arihant foi danificado depois que a água entrou nele, pois uma escotilha na parte traseira foi deixada aberta por engano. O submarino não tem escotilhas lá. O Arihant é baseado em um projeto de casco duplo russo com uma seção de reator nuclear selada. Exceto pelos mais recentes submarinos nucleares franceses que têm uma escotilha acima do reator para reabastecimento mais rápido, característica… Read more »