China construiu 20 destróieres em 7 anos e deve manter o ritmo de produção
Marinha Chinesa construiu 20 destróieres, 20 fragatas e 60 corvetas em 7 anos. Produção em massa continuará com o novo Type 055
A China deve construir ainda mais destróieres de mísseis guiados, disseram analistas militares chineses, quando a China lançou dois destróieres de mísseis guiados Type 052D na sexta-feira em Dalian, cidade costeira da província de Liaoning, no nordeste da China.
Com bandeiras nacionais chinesas, os dois destróieres Tipo 052D foram lançados no estaleiro de Dalian no dia 10 de maio com a ajuda de rebocadores, marcando o 19º e 20º lançamentos do gênero, segundo o site de notícias wenweipo.com.
A China agora tem 20 navios Type 052Ds em serviço ativo ou em serviço em breve, segundo a reportagem.
Wei Dongxu, analista militar de Pequim, disse ao Global Times no domingo que 20 unidades não serão o fim do desenvolvimento dos navios, e que a China pode ter mais de 30 no futuro.
“A plataforma Type 052D é bastante confiável e usa tecnologias muito maduras. Elas a tornam adequada para produção em massa”, disse Wei, observando que os destróieres desempenharão papéis cruciais no sistema de defesa aérea da frota chinesa.
O destróier Tipo 052D desenvolvido localmente teve melhorias significativas em relação ao seu predecessor, o Type 052C.
É equipado com armas e equipamentos, incluindo avançados sistemas de radar de varredura eletrônica ativa e 64 células de mísseis de lançamento vertical.
O navio é capaz de realizar missões de escolta e defesa aérea, disseram especialistas.
O lançamento duplo do Type 052D do Dalian Shipyard ocorreu após outro lançamento duplo em julho de 2018.
Os navios lançados na época eram dois Type 055, o destróier mais avançado da China, com um deslocamento de mais de 10.000 toneladas e 112 células de mísseis de lançamento vertical.
A China planejou oito Type 055 para o primeiro lote, disse a Upolitics, uma conta do WeChat administrada pelo Beijing Youth Daily.
O Type 055 fez sua estreia no desfile em 23 de abril, quando a Marinha do Exército de Libertação Popular celebrou seu 70º aniversário.
Embora o Type 055 pareça superior ao Type 052D de todas as maneiras, os analistas chineses disseram que o primeiro não substituirá o último tão cedo.
O destróier Type 055 pode fornecer guarda-chuvas de defesa aérea mais fortes para, por exemplo, um grupo de combate de porta-aviões, mas não é necessário despachar um navio com seu calibre para cada missão, porque para muitos o Type 052D menor e mais barato seria suficiente.
Em contrapartida, a Marinha dos EUA atualmente opera mais de 60 destróieres da classe “Arleigh Burke” e mais de 20 cruzadores da classe “Ticonderoga”.
PLA Navy versus JMSDF – Comparação do crescimento em 20 anos entre a Marinha Chinesa e a Força Marítima de Auto-Defesa do Japão
FONTE: Global Times