Primeiro submarino construído em Taiwan estará pronto em 2026
Os primeiros submarinos construídos em Taiwan, conhecidos como Indigenous Defense Submarines (IDS) – Submarinos de Defesa Autóctones – serão construídos em uma nova instalação dentro do terreno da Corporação CSBC no porto de Kaohsiung, no sul de Taiwan, com uma cerimônia de inauguração realizada no dia 9 de maio.
Três edifícios serão erguidos pela CSBC. Além de um prédio utilitário, os dois edifícios de construção e montagem de blocos de navios terão telhados para impedir que nações hostis coletem dados via imagens de satélite.
Por ocasião do evento inovador, a CSBC entregou um modelo em escala de um submarino IDS a um representante da Marinha da República da China (ROCN).
O submarino diesel-elétrico proposto deslocará de 2.500 a 3.000t, e não medirá mais que 70m de comprimento e terá uma boca de 8m. Em vez de uma popa tradicional, os lemes em forma de X serão sua característica notável, semelhante ao projeto dos submarinos japoneses da classe “Soryu”.
Sonares de flanco aparecem em ambos os bordos do modelo, muito semelhantes a uma imagem mostrada em uma exposição TADTE há alguns anos. Uma observação cuidadosa revela que o IDS também tem características semelhantes às da classe Challenger de Singapura.
O programa custará NT$ 49,3 bilhões (US$ 15,9 bilhões) e levará cerca de cinco anos para construir cada embarcação. Taiwan planeja construir 8 submarinos.
O CSBC deu ao projeto o número de código 1168, que em chinês simboliza que o projeto será executado com sucesso, embora a ROCN o esteja chamando de Projeto Hai Chang.
Com a colaboração do Instituto Nacional Chung-Shan de Ciência e Tecnologia (NCSIST), a administração da presidente Tsai Ing-wen se sente confiante de que pode projetar e construir o primeiro submarino doméstico de Taiwan. O Ministério da Defesa Nacional anunciou em março que a fase de projeto do contrato foi concluída com sucesso.
Cheng Wen-lon, presidente da CSBC, disse que, se equipamentos críticos e subsistemas forem entregues a tempo, o primeiro da classe IDS será lançado no terceiro trimestre de 2025, antes da entrega à marinha no final de 2026 para uma série de provas de mar antes de o navio ser comissionado.
Depois de enfrentar muitos desafios nos últimos anos, Taiwan finalmente obteve licenças de exportação para as principais tecnologias necessárias para projetar seus submarinos. O grande avanço foi o Departamento de Estado dos EUA concedendo licenças para Taiwan em abril de 2018. A administração Trump fornecerá os principais equipamentos e tecnologias essenciais para um submarino moderno.
FONTE: Shephard Media