INS Kochi

Destróier INS Kochi - D64 lançando o MRSAM
Destróier INS Kochi – D64, lançando o MRSAM

A Marinha Indiana alcançou um marco significativo no aprimoramento de sua capacidade de guerra antiaérea com o primeiro disparo cooperativo do Medium Range Surface to Air Missile – MRSAM (Barak 8).

O teste foi realizado na costa ocidental pelos navios da Marinha Indiana Kochi e Chennai, no qual os mísseis de ambos os navios foram controlados por um navio para interceptar alvos aéreos diferentes em alcances estendidos. O teste de tiro foi realizado pela Marinha Indiana, DRDO e Israel Aerospace Industries.

A realização bem-sucedida do teste foi o resultado de esforços contínuos de todas as partes interessadas ao longo dos anos. O DRDL Hyderabad, um laboratório da DRDO, desenvolveu em conjunto este míssil em colaboração com a Israel Aerospace Industries. O MRSAM é fabricado pela Bharat Dynamics Limited, Índia.

Estes mísseis antiaéreos são instalados a bordo dos destróieres das classes “Kolkata” e também serão instalados em todos os navios de guerra importantes da Marinha Indiana. Com a comprovação desse modo cooperativo de engajamento, a Marinha Indiana tornou-se parte de um seleto grupo de marinhas que possui essa capacidade de nicho. Esta capacidade aumenta significativamente a eficácia de combate da Marinha Indiana, proporcionando assim uma vantagem operacional sobre potenciais adversários.

Destróier INS Kolkata- D63, lançando o MRSAM em outro teste. No alto do mastro fica o radar EL/M-2248 MF-STAR AESA

Barak 8

O Barak 8 tem um comprimento de cerca de 4,5 metros, um diâmetro de 0,225 metros no corpo do míssil e 0,54 metros no booster, uma envergadura de 0,94 metros e pesa 275 kg incluindo uma ogiva de 60 kg com detonação de proximidade.

O míssil tem velocidade máxima de Mach 2 com um alcance operacional máximo de 70 km, que foi posteriormente aumentado para 100 km.

O Barak 8 possui motor de foguete de duplo impulso, bem como controle de vetoração de empuxo, e possui altos graus de manobrabilidade na faixa de interceptação do alvo.

O segundo estágio do motor é disparado durante a fase terminal, em que o buscador de radar ativo é acionado para travar no alvo inimigo. O Barak 8 foi projetado para combater uma ampla variedade de ameaças lançadas do ar, como mísseis anti-navio, aeronaves, drones UAV e mísseis supersônicos. Quando acoplado a um moderno sistema de defesa aérea e a radares multifunção (como o EL/M-2248 MF-STAR AESA a bordo do destróieres da classe Kolkata), o Barak 8 permite a capacidade de engajar simultaneamente múltiplos alvos durante ataques de saturação.

A Israel Aerospace Industries descreve o Barak 8 como “um avançado sistema de defesa aérea e defesa antimísseis de longo alcance”, com suas principais características sendo:

  • Longo alcance
  • Linkde dados em dois sentidos (banda GPS S)
  • Míssil com buscador de Radar Ativo
  • Cobertura de 360 graus
  • Lançamento Vertical
  • Múltiplos Engajamentos Simultâneos
  • Míssil anti-balístico de defesa de ponto
Barak 8
Concepção artística da bolha protetora provida pelo Barak 8

FONTE: Indian Ministry of Defence

Subscribe
Notify of
guest

32 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments