O exercício Mare Aperto 2019, liderado pela Marina Militare (Marinha Italiana), foi realizado no Mediterrâneo Central de 29 de abril a 10 de maio.

O exercício teve como objetivo treinar e testar as habilidades dos Comandantes e do Staff das Forças Navais, na condução de operações em áreas de crise internacional.

Através da reprodução de um cenário caracterizado por uma ameaça multidimensional e com crescente dificuldade, navios e tripulações praticaram as principais atividades de combate no mar, como guerra antiaérea, antissubmarino e antinavio, combate ao tráfico ilícito, gestão de crises em ambientes com ameaças convencionais e assimétricas, além de administrar emergências a bordo e enviar uma força anfíbia do mar para terra em um ambiente de guerra cibernética.

O Mare Aperto 2019 envolveu ativos de oito países da OTAN – Itália, Canadá, França, Reino Unido, Holanda, Portugal, Espanha e Estados Unidos.

O componente marítimo incluiu mais de 40 navios e 5 submarinos. O componente aéreo incluiu aeronaves da Marinha italiana e americana. Além disso, a Força Aérea Italiana participou com aviões de combate Eurofighter, AMX e Tornado para realizar missões de reconhecimento, escolta e supressão de defesas aéreas inimigas, um avião de vigilância aérea, uma aeronave MP-72A para patrulha marítima. e um avião-tanque KC-767A para garantir o reabastecimento no ar.

O Mare Aperto 2019 também envolveu o porta-aviões USS Abraham Lincoln, que garantiu as atividades da Red Air graças aos Super Hornets da Carrier Wing 7.

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments