VÍDEO: Exercício Mare Aperto 2019
O exercício Mare Aperto 2019, liderado pela Marina Militare (Marinha Italiana), foi realizado no Mediterrâneo Central de 29 de abril a 10 de maio.
O exercício teve como objetivo treinar e testar as habilidades dos Comandantes e do Staff das Forças Navais, na condução de operações em áreas de crise internacional.
Através da reprodução de um cenário caracterizado por uma ameaça multidimensional e com crescente dificuldade, navios e tripulações praticaram as principais atividades de combate no mar, como guerra antiaérea, antissubmarino e antinavio, combate ao tráfico ilícito, gestão de crises em ambientes com ameaças convencionais e assimétricas, além de administrar emergências a bordo e enviar uma força anfíbia do mar para terra em um ambiente de guerra cibernética.
O Mare Aperto 2019 envolveu ativos de oito países da OTAN – Itália, Canadá, França, Reino Unido, Holanda, Portugal, Espanha e Estados Unidos.
O componente marítimo incluiu mais de 40 navios e 5 submarinos. O componente aéreo incluiu aeronaves da Marinha italiana e americana. Além disso, a Força Aérea Italiana participou com aviões de combate Eurofighter, AMX e Tornado para realizar missões de reconhecimento, escolta e supressão de defesas aéreas inimigas, um avião de vigilância aérea, uma aeronave MP-72A para patrulha marítima. e um avião-tanque KC-767A para garantir o reabastecimento no ar.
O Mare Aperto 2019 também envolveu o porta-aviões USS Abraham Lincoln, que garantiu as atividades da Red Air graças aos Super Hornets da Carrier Wing 7.