Com uma cerimônia que contou com a presença do Presidente da República da Itália, Sérgio Mattarella, do Governo e das mais altas autoridades militares, o presidente da Fincantieri Giampaolo Massolo e o CEO Giuseppe Bono, a Fincantieri lançou no dia 25 de maio o LHD Trieste em Castellammare di Stabia, perto de Nápoles.

“Desenvolvido para projetar e sustentar – nas áreas de crise – a força anfíbia da Marinha Italiana e a Projeção da Força Nacional Conjunta das Forças Armadas Italianas do Mar, incluindo as forças da Marinha e do Exército Italiano, bem como a Proteção Civil Italiana em operações humanitárias e de socorro a desastres graças à sua capacidade de fornecer também água potável, energia elétrica e apoio hospitalar”, como ressaltou a Ministra da Defesa italiana, Elisabetta Trenta, “o novo LHD Trieste aumentará ainda mais as capacidades de operações conjuntas e combinadas das Forças Armadas italianas em apoio da NATO e da UE”, acrescentou o chefe de defesa italiano, general Enzo Vecciarelli.

“O novo LHD substituirá o porta-aviões Garibaldi, mantendo todas as suas capacidades além da doca e todas as capacidades expandidas de transporte e anfíbios, incluindo um hospital estendido e instalações C4I”, explicou o vice-almirante Valter Girardelli, Chefe do Estado-Maior da Marinha Italiana. O novo LHD será equipado para operar e suportar a nova aeronave Lockheed Martin F-35B STOVL, e será entregue em junho de 2022, com capacidade total de aviação. Embora os rumores sobre a presença de uma rampa ski-jump estivessem circulanddo há algum tempo, na cerimônia de lançamento o vice-almirante Girardelli confirmou pela primeira vez que o navio será equipado com esse sistema, o que permitirá explorar plenamente as capacidades do F-35B.

Com um deslocamento de carga total de 33.000 toneladas, comprimento de 245 e boca de 36 metros, respectivamente, o novo LHD Trieste é equipado com um sistema de propulsão turbinas a gás, motores diesel e motores elétricos, incluindo duas turbinas a gás Rolls-Royce MT30, dois motores MAN a diesel 20V32/44R e dois motores elétricos em dois eixos com lemes convencionais e hélices de passo controlável, oferecendo uma velocidade máxima de, respectivamente, 25, 18 e 10 nós. A autonomia atinge 7.000 milhas náuticas a 16 nós. As acomodações incluem 1.064 beliches para um tripulação de 460 e o restante da aviação, C4I embarcado e pessoal da unidade anfíbia.

O LHD apresenta um convés de voo corrido completo com uma ilha de duas estruturas, dois elevadores de 40 toneladas e a capacidade de acomodar tanto helicópteros da Marinha Italiana quanto do Exército, além de aeronaves F-35 STOVL, e helicópteros CH-53 e tiltrotor V-22. O hangar pode acomodar aeronaves e veículos, enquanto a área da proa da embarcação possui uma área hospitalar Role 2-E totalmente equipada da OTAN e equipe C4I da área anfíbia. A garagem subterrânea principal e a doca da popa de 50×15 metros podem acomodar respectivamente veículos com rodas e blindados com peso de até 62 toneladas e até quatro LCMs da Cantiere Navale Vittoria.

Enquanto a empresa Seastema da Fincantieri fornece o sistema de gerenciamento de plataforma integrado (IPMS), a Leonardo fornece o sistema de combate centrado na nova geração do Sistema de Gerenciamento de Comando (CMS) SADOC Mk 4 e um conjunto de sensores incluindo o novo radar EASA de quatro faces Kronos StarFire da X-band e o novo radar de vigilância de longo alcance Kronos Power Shield AESA da banda L com capacidades de mísseis anti-balísticos, IFF conformal, IRST (DSS-IRST) estático distribuído, bem como um conjunto de comunicações integrado com múltiplos processadores de enlace de dados.

O grupo Elettronica oferece ao conjunto RESM/CESM/RECM dois lançadores de chamarizes multifuncionais Leonardo ODLS-20 e o sistema de detecção de torpedo rebocado Black Snake, além de sonar para evitar obstáculos e sistemas de defesa não letais de longo alcance de superfície. O Sistema de Defesa de Camada Interior é baseado em três canhões 76/62 Super Rapido com munição guiada Strales e três sistemas de controle de fogo com radar e EO/IR NA-30S Mk2 de banda dupla e canhões menores 25/80 mm controlados remotamente.

O novo LHD da Fincantiere

Desenho do LHD Trieste no estilo Shipbucket (clique nas imagens para ampliar)

Subscribe
Notify of
guest

66 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments