Hensoldt apresenta o IFF Modo 5
O IFF é um sistema interrogador eletrônico de alta segurança usado para identificar aeronaves, helicópteros, navios e veículos em movimento usados tanto no mundo militar criptografado (modo 4 ou 5) quanto no tráfego aéreo civil (modos 1, 2, 3 e 3). Esta sigla significa “Identification, Friend or Foe”, que em português é “Identificação, Amigo ou Inimigo”. É um sistema de identificação eletrônica com um interrogador e um transponder que permite definir se os usuários de antenas, navais ou de defesa aérea são aliados ou inimigos.
Existem também outros tipos de interrogadores usados na área militar, mas eles já estão obsoletos, como o IFF Modo 1, Modo 2, Modo C. O IFF Modo 5 é o novo modo de interrogação da OTAN, que é mais seguro que o IFF Modo 4. O modo IFF 4, que foi usado anteriormente (ainda em uso por vários países) está sendo substituído pouco a pouco pelo IFF Modo 5.
A partir de julho de 2020, somente serão geradas chaves criptografadas para o IFF Modo 5. Uma das características do IFF Modo 5, é que também permite a transmissão segura de dados de alta importância como origem nacional da plataforma e número de identificação. O IFF Modo 5 assume uma relevância tão grande no mundo militar, pois permite uma certeza sem precedentes para identificar um navio aliado ou inimigo de forma extremamente rápida e segura.
Uma diferença e característica importante no IFF Modo 4 e 5, usado no campo militar, é que o link é criptografado. Desta forma, é discriminado de forma segura, já que apenas amigos podem responder. Nesse enlace criptografado, o interrogador e o transponder compartilham o mesmo algoritmo e a mesma chave que é gerada no módulo de criptografia, chamada Cripto.
Os modos 4 e 5 são modos de interrogação concebidos para o uso das forças da OTAN. Todos os países da OTAN têm a obrigação de atualizar suas plataformas para o IFF Modo 5. Assim também o Brasil, devido à sua proximidade com a OTAN e exercícios conjuntos, também deverá ter o IFF Modo 5.
É interessante que vários países usam os produtos da Hensoldt, mas eles não nos relacionam com a mudança de imagem que tivemos nos últimos anos. Um bom exemplo disso é o Brasil. Em 2018, o Brasil comprou o HMS Ocean, que vem com o Interrogador MSS2000 modo 5 da Hensoldt.
Principais diferenças entre o IFF Modo 5 e o IFF Modo 4
O modo IFF 5 foi criado para substituir o IFF 4, resolvendo algumas das limitações deste último, tais como desempenho e segurança do algoritmo de criptografia usado para interrogação no Modo 4.
A forma de onda do Modo 5 usa modernas técnicas de modulação, codificação e criptografia para superar as limitações de desempenho e segurança na forma do modo 4, que fornece uma identificação de cooperação segura de plataformas amigas, e é projetado para ser inserido nos interrogadores mais recentes e transponders IFF.
A forma de onda do modo 5 inclui um novo algoritmo de segurança de comunicações que somente plataformas equipadas com transponders podem decodificar.
O sistema Modo 5 utiliza técnicas de diminuição de interferência que reduzem o espectro, o que permite que transmissões de dados adicionais sobreponham as freqüências existentes do sistema ATC sem aumentar a interferência.
Diferenças do modo 5
- A criptografia do IFF modo 5 tem um novo algoritmo e também leva em conta o fator tempo, sendo mais rápido;
- Permite a troca de dados, como posição GPS, número PIN da plataforma etc;
- Segurança reforçada com uma melhor resistência a interferências.
A evolução do IFF
O IFF Modo 5 é uma evolução necessária nos tempos de hoje. Os modos 1, 2 e 3 sem criptografia estão sendo usados somente para exercícios simples de treinamento.
A cerca de 50 anos atrás, o caminho do uso militar foi desenvolvido, criptografado com interrogações mais complexas e informações de altitude chamadas Mark XII Mode 4, eram usadas pelos países membros da OTAN.
Na década de 1980, devido à alta densidade de tráfego aéreo, foi introduzido o modo S (civil), que permite a realização de interrogações em múltiplos formatos e seletivamente, evitando, assim, muitas respostas de todos os transponders que estão dentro do alcance. da antena.
Nos anos 90, um novo modo foi criado e é a partir de 2002 que a OTAN começou a usar também o IFF modo 5.
Experiência da Hensoldt com Sistemas IFF
A Hensoldt vêm há mais de 60 anos desenvolvendo e fabricando sistemas de interrogação, militares e civis. A carteira de IFF hoje abrange tanto o interrogador quanto os transponders, com soluções de curto e longo alcance, para radares secundários civis e militares, gabinetes navais e plataformas aéreas, bem como a fabricação de criptos para membros da OTAN em modo 4 e modo 5.
O sistema IFF Modo 5 da Hensoldt usa técnicas criptográficas avançadas e tecnologia eletrônica de ponta para permitir que as unidades terrestres, marítimas e aéreas de nossos clientes identifiquem rapidamente forças amigas e operem com segurança em conjunto com os aliados da OTAN em qualquer campo de batalha.
A Hensoldt é uma das poucas empresas que trabalharam no desenvolvimento desses sistemas com os governos francês e alemão para uso militar, com aplicações criptográficas que armazenam as chaves secretas. A partir de julho de 2020, não haverá mais missões ou exercícios comuns com os EUA/OTAN sem o IFF Modo 5, por isso é muito importante que os países que operam com a OTAN, como Brasil, Chile e Colômbia, atualizem seus sistemas IFF.
Alguns produtos do portfólio da Hensoldt:
No mercado latino-americano a Hensoldt oferece todo o seu portfólio: interrogadores de curto, médio e longo alcance para plataforma de defesa aérea, interrogadores e transponders para plataformas navais de superfície, transponders para plataforma aérea, modo cripto 4/5 para membros da OTAN e países aliados e também oferece soluções de identificação com criptografia de modo nacional.
Sobre a HENSOLDT
A HENSOLDT é pioneira em tecnologia e inovação no campo de eletrônica de defesa e segurança. Com sede em Taufkirchen, perto de Munique, a HENSOLDT é líder de mercado no campo de soluções de sensores civis e militares. A empresa desenvolve novos produtos baseados em abordagens inovadoras para gerenciamento de dados, robótica e segurança cibernética para combater uma ampla gama de ameaças. Com uma força de trabalho de cerca de 4.500 funcionários, a HENSOLDT gera receitas de mais de 1 bilhão de euros por ano.