Fragata "Almirante Lynch" FF-07 da Armada Chilena

Fragata “Almirante Lynch” FF-07 da Armada Chilena (clique na imagem para ampliar)

Após um extensa concorrência mundial, a Lockheed Martin Canada foi selecionada em 2017 para ser a integradora de sistemas de combate das três fragatas Type 23 da Marinha Chilena, alavancando seu sistema de gerenciamento de combate desenvolvido no Canadá, o CMS 330.

Essa seleção baseia-se na longa relação entre o Chile e o Canadá e as duas marinhas dos países. Também representa a escala global de especialização da Lockheed Martin em integração e capacidade de sistemas navais para suportar a interoperabilidade entre os países aliados.

Em setembro de 2005, três ex-fragatas Type 23 da Royal Navy foram vendidas para o Chile e renomeadas como Almirante Cochrane (FF05), Almirante Condell (FF06) e Almirante Lynch (FF07). O valor da venda para a Marinha do Chile, que inclui os três navios, saneamento e manutenção pré-venda e treinamento, foi de £ 135 milhões (US$ 170 milhões).

A Lockheed Martin Canadá está trabalhando com a ASMAR Shipyard e a DESA e executando dois contratos com a subcontratada chilena DTS para a atualização de seu sistema ESM-RD-170 e para suportar o trabalho de conexão a bordo das fragatas Type 23.

“A Lockheed Martin Canada é uma empregadora âncora em Halifax e Nova Escócia, e está entusiasmada com o trabalho futuro que virá aos funcionários da Nova Escócia como resultado desta última exportação para o Chile. As habilidades críticas e os conhecimentos desenvolvidos aqui em apoio aos principais programas navais nos posicionam para um crescimento econômico contínuo. Esses valiosos empregos de alta tecnologia também atraem os melhores talentos e oferecem oportunidades excepcionais para os nossos graduados locais ”, disse Mike Savage, prefeito de Halifax.

Clique na imagem para ampliar
O radar TRS-4D da Hensoldt será um dos novos equipamentos instalados no upgrade das Type 23 do Chile
O radar TRS-4D da Hensoldt será um dos novos equipamentos instalados no upgrade das Type 23 do Chile

A colaboração bilateral entre as indústrias canadense e chilena de defesa e construção naval é forte, e nossas equipes estão ativamente forjando relacionamentos de longo prazo com parceiros chilenos para oferecer novas capacidades à Armada de Chile.

O contrato é a segunda venda de exportação da Lockheed Martin Canada de seu CMS 330 desenvolvido no Canadá, que foi projetado como um produto moderno e acessível para o mercado internacional.

A seleção da Armada de Chile em 2017 colocou o CMS 330 da Lockheed Martin Canada e sua experiência em integração em quatro classes de navios em três diferentes marinhas.

Em 2019, dois outros programas navais canadenses – o Joint Support Ships e o Canadian Surface Combatant – aumentaram o número de classes para seis.

Fragata Almirante Condell, da Armada Chilena
A Almirante Cochrane, fragata Type 23, ex-HMS Norfolk (F230), transferida ao Chile em 2006
Consoles do CMS 330 da Lockheed Martin

FONTE: Naval News

Subscribe
Notify of
guest

54 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments