Terceiro porta-aviões chinês poderá ser equivalente ao 'Kitty Hawk' americano

Terceiro porta-aviões chinês poderá ser equivalente ao ‘Kitty Hawk’ americano

O porta-aviões Type 002 tem muitas semelhanças com o navio descomissionado dos EUA, em design e estrutura

Por Frank Chen

O tamanho do terceiro porta-aviões da China, que está tomando forma em Xangai, será praticamente igual ao do USS Kitty Hawk desativado da Marinha dos EUA. E também pode ostentar um convés de voo similar, inclusive o layout.

Oporta-aviões, conhecido apenas como Type 002, ainda está em fase inicial de construção no estaleiro de Jiangnan, perto do estuário do Rio Yangtze, em Xangai.

Imagens de satélite tiradas no mês passado mostram que o trabalho na embarcação teve um início rápido – nada menos que três seções de seu casco são claramente visíveis em rampas recém-construídas com guindastes gigantescos, que eram inexistentes em 2017.

Mais componentes pré-fabricados aparecerão nas docas secas e nas bacias inundáveis dos navios ​​antes de serem soldadas ou aparafusados, à medida que os trabalhadores da estatal China Shipbuilding Industry Corp (CSIC) avançam ainda mais.

O “salto de nível” do Exército de Libertação Popular na construção de porta-aviões – ao dispensar embarcações menores de 30.000 toneladas – é evidente em meio ao desejo de Pequim de aumentar seu poder naval para projetar força nos mares próximos.

USS Kitty Hawk
USS Kitty Hawk (CV-63), desativado em 2009

A embarcação em Xangai navegará para a mesma liga que o supercarrier americano Kitty Hawk, superando seus dois porta-aviões irmãos – o Liaoning, de fabricação soviética, e o Type 001A, que pode entrar em serviço ainda este ano.

O veterano observador militar Andrei Chang observou na edição de maio da Kanwa Defense Review que o porta-aviões Type 002 poderia aproximar-se do Kitty Hawk de 83.000 toneladas – muito maior que o Liaoning, cujo deslocamento total é de 58.600 toneladas.

Depois de estudar uma renderização gerada por computador de grupos de porta-aviões da Marinha Chinesa (PLA Navy) postada pela China Shipbuilding Industry Corp em sua conta Weibo, Chang observou que o futura porta-aviões poderá ser equipado com até três catapultas para lançar mais aviões em combate: duss em sua proa para o caça J-15 e uma em seu convés de voo em ângulo para aviões de alerta aéreo antecipado como o KJ-600. O Kitty Hawk, em comparação, tinha quatro catapultas.

No entanto, o imenso caça J-15 – que será a maior parte da frota de aviões de combate da PLA Navy durante a maior parte da próxima década – significa que o Type 002 levará menos aviões do que o Kitty Hawk, disse Chang, com cerca de 48 J-15 em dois esquadrões, mais uma dúzia de helicópteros e aviões AEW.

O grupo aérea norte-americano podia transportar mais de 80 aeronaves, em sua maioria, os caças supersônicos F/A-18 Hornet, menores e mais ágeis, e o F-14 Tomcat.

Caça J-15 operando no porta-aviões Liaoning
Uma redenderização feita por entusiastas da possível configuração do Type 002

Outra questão sobre o Type 002 é o tipo de catapulta que será instalada, se serão as convencionais movidas a vapor ou com as catapultas eletromagnéticas de ponta que a Marinha dos EUA está tesando em seu mais novo porta-aviões, o Gerald R. Ford.

Relatos de jornais chineses indicam que ambos os sistemas estão sendo testados em plataformas de simulação em uma base de treinamento de pilotos da PLA Navy na província de Liaoning.

Mas Chang disse que o sistema de propulsão do futuro porta-aviões pode se tornar um obstáculo, e que a PLA Navy pode optar por catapultas a vapor como uma medida provisória, pois as obsoletas turbinas a vapor e caldeiras, provavelmente construídas com transferência de tecnologia da Ucrânia, poderiam mal impulsionar o casco colossal em velocidades máximas, quanto mais alimentando eletrodos eletromagnéticos que consomem eletricidade.

Além disso, devido a restrições de energia, o Type 002 pode precisar diminuir seu armamento e grupo de aeronaves para reduzir o peso e navegar mais rápido para os desdobramentos em alto mar. Mas em tal cenário, sua prontidão de combate, em particular as capacidades antinavio e de defesa aérea, poderia ser questionável.

O Type 002 poderá entrar formalmente em serviço com a PLA Navy até 2028.

FONTE: Asia Times

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