Transferência da seção 2B do submarino Humaitá - S41

Transferência da seção 2B do submarino Humaitá – S41

A Itaguaí Construções Navais (ICN) cumpriu ontem mais uma importante etapa rumo à fase final da preparação do submarino Humaitá (S41) – o segundo submarino convencional do PROSUB – Programa de Desenvolvimento de Submarinos.

Com mais de 10 metros de comprimento e cerca de 170 toneladas, a transferência da seção 2B do submarino foi um sucesso.

A previsão é que Humaitá seja lançado ao mar no segundo semestre de 2020.

O ICN, Itaguaí Construções Navais é a empresa responsável pela construção dos quatro Submarinos convencionais e também o primeiro submarino movido a propulsão nuclear projetado e fabricado no Brasil.

Ambos os projetos fazem parte do programa de Submarinos (PROSUB) que é um acordo de cooperação Brasil-França que inclui transferência de tecnologia e treinamento de mão de obra na França.

O PROSUB prevê a construção de quatro submarinos de propulsão convencional (diesel-elétrica) e um de propulsão nuclear, o primeiro a ser fabricado deste tipo, no Brasil.
O Humaitá é o segundo dos quatro e deverá estar pronto até o final do ano de 2020.

O primeiro submarino do programa foi lançado ao mar em 14 de dezembro do ano passado e foi batizado de Riachuelo (S40) e a previsão de sua prova de mar é para este ano.

A prova de mar do Humaitá (S41) está prevista para 2020, o Tonelero (S42) em 2021 e o Angostura (S43) em 2022.

O último submarino a ficar pronto será o SN-BR “Álvaro Alberto”, em homenagem ao Almirante Brasileiro que foi o pioneiro no uso da tecnologia nuclear no País.

Seções do submarino SBR Scorpene
O Brasil está construindo atualmente quatro submarinos S-BR dentro do Programa Prosub
O Programa Prosub comprende 4 submarinos convencionais S-BR

DIVULGAÇÃO: Itaguaí Construções Navais (ICN)

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