Segundo site, Brasil vai transferir 4 submarinos IKL 209 à Argentina
Por Alexandre Galante
O site argentino Infobae noticiou que entre os acordos bilaterais firmados entre os Presidentes Jair Bolsonaro e Mauricio Macri, está prevista a transferência de submarinos IKL 209/1400 (classe “Tupi”) da Marinha do Brasil à Armada Argentina, visando cobrir a lacuna deixada pelo afundamento do submarino ARA San Juan.
Segundo o site, serão transferidos 4 submarinos em duas etapas, com as duas primeiras unidades partindo ainda este ano. Os submarinos deverão ser reparados no estaleiro argentino Tandanor, antes de entrarem em operação na Armada Argentina.
A primeira notícia sobre a venda de submarinos IKL 209 brasileiros à Argentina foi dada pelo jornalista Roberto Lopes no Poder Naval em 28 de maio de 2018, uma negociação que agora também foi confirmada pelo jornal O Globo.
Nossa equipe está apurando as informações sobre o acordo e no final de semana publicaremos uma matéria mais aprofundada sobre o assunto.
O que podemos adiantar é que a Marinha do Brasil deverá padronizar sua Força de Submarinos nos novos S-BR (Scorpène modificados) de projeto francês, mantendo apenas um submarino de projeto alemão, o Tikuna – S34, que é mais moderno que os primeiros quatro da classe “Tupi”.