Casco da corveta Inhaúma está pintado para ser usado como alvo
O casco da corveta Inhaúma, primeira de uma série de quatro navios de projeto e construção brasileira, já está pintado para ser usado em breve como alvo de tiro real pela Marinha do Brasil.
Segundo fontes, o casco da Inhaúma será alvo do MANSUP – Míssil Antinavio Nacional de Superfície e também do torpedo pesado Mk.48, lançado de submarino.
A corveta Inhaúma – V30, foi o segundo navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, em homenagem ao Almirante Joaquim José Inácio, o Visconde de Inhaúma.
Sua construção foi autorizada em novembro de 1981 e o contrato foi assinado em 15 de fevereiro de 1982, sendo construída no AMRJ – Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, Ilha das Cobras, Rio de Janeiro.
Teve sua quilha batida em 23 de setembro de 1983, foi batizada e lançada às 14:00h do dia 13 de dezembro de 1986, tendo como madrinha a Primeira Dama Sra. Marly Macieira Sarney, em cerimônia presidida pelo Presidente da República José Sarney, que contou com a presença do Ministro da Marinha, Almirante-de-Esquadra Henrique Sabóia.
O navio, depois de realizar as provas de mar, foi submetido à Mostra de Armamento e incorporada à Armada em 12 de dezembro de 1989.
A corveta Inhaúma foi desativada em 25 de novembro de 2016.
SAIBA MAIS: