A ICN – Itaguaí Construções Navais realizou a movimentação do casco resistente das seções 2B e 2A do submarino SBR-4 (Angostura), da NUCLEP para a UFEM, um trajeto rápido de 30 minutos realizado em duas etapas:

Primeiro foi movimentada a seção 2B pesando aproximadamente 70 toneladas e 10 metros de comprimento.

Em seguida foi realizada a movimentação da seção S2A, pesando aproximadamente 114 toneladas e 18 metros de comprimento.

“Para esta movimentações, foi necessário um planejamento juntamente à NUCLEP e MEGATRANZ Transports & Heavylift para que se pudéssemos aproveitar os mesmos equipamentos utilizados nas transferências de seções para o ESC” explicou Diego Silva, Coordenador de manutenção responsável pelas operações de transferência de seções na ICN – Itaguaí Construções Navais.

O PROSUB – Programa de Desenvolvimento de Submarinos, prevê a construção de quatro submarinos de propulsão convencional (diesel-elétrica) e um de propulsão nuclear, o primeiro do tipo a ser produzido no Brasil.

O primeiro submarino do PROSUB foi lançado ao mar em 14 de dezembro do ano passado e foi batizado de Riachuelo (S40) e a previsão de sua prova de mar é para este ano.

A prova de mar do Humaitá (S41) está prevista para 2020, o Tonelero (S42) em 2021 e o Angostura (S43) em 2022.

O último submarino a ficar pronto será o SN-BR “Álvaro Alberto”, em homenagem ao Almirante Brasileiro que foi o pioneiro no uso da tecnologia nuclear no País.

Seções do submarino SBR Scorpene
O Brasil está construindo atualmente quatro submarinos S-BR dentro do Programa Prosub
O Programa PROSUB comprende 4 submarinos convencionais S-BR

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