USS Bainbridge
USS Bainbridge

O destróier de mísseis guiados USS Bainbridge, do grupo de ataque do porta-aviões USS Abraham Lincoln, foi despachado para examinar os petroleiros danificados.

De acordo com os resultados da investigação pela US Navy, os petroleiros M/V Kokuka Courageous e M/V Front Altair foram danificados por minas que foram anexadas a eles pela Marinha da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC Navy).

Devido ao ato de hostilidade em relação ao transporte comercial no Mar de Omã, o US CENTCOM começou a estudar os planos para escoltar os comboios de petroleiros na área de operações da 5ª Frota usando os destróieres do USS Abraham Lincoln Carrier Strike Group.

Segundo o Secretário de Estado dos EUA Mike Pompeo, “o Irã é responsável pelos ataques de hoje no Golfo de Omã. Esses ataques são uma ameaça à paz e à segurança internacionais, um ataque flagrante à liberdade de navegação e uma escalada inaceitável de tensão por parte do Irã.”

O Irã negou envolvimento nos ataques. O U.K. Marine Trade Operations disse que estava investigando os incidentes.

Os ataques relatados seguem os danos de quatro navios no mês passado nos Emirados Árabes Unidos que o assessor de segurança nacional dos EUA, John Bolton, disse que foram danificados pelas minas marítimas iranianas. Teerã negou a alegação.

Front Altair em chamas

Subscribe
Notify of
guest

137 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments