Fragata chilena Almirante Lynch inicia sua modernização
A fragata antissubmarino Type 23 Almirante Lynch (FF-07), da Marinha do Chile, chegou à planta industrial do Astilleros y Maestranzas de la Armada (Asmar) em Talcahuano para iniciar o processo de modernização de suas capacidades de comando e controle, sensores e defesa antiaérea local e ponto.
O estaleiro lançou o projeto PIDAA que inclui a incorporação do sistema de gestão de combate CMS 330 Lockheed Martin Canada, radar naval de vigilância multifunções e aquisição de alvos TRS-4D da Hensoldt Sensors e míssil anti-aeronaves/anti-míssil CAMM de guiagem ativa da MBDA nas três fragatas antissubmarino Type 23 da Esquadra Nacional.
Este conjunto de novas soluções tecnológicas irá melhorar ostensivamente a capacidade dos navios para detectar e com êxito lidar com ameaças conhecidas e projetadas no campo de batalha naval como para garantir a sua força operacional para os próximos 20 anos.
A fragata Almirante Lynch (FF-07) entrará em um Período Intermediário no Dique (PID), que também irá incluir rever e manter sistemas de armas, sistemas de propulsão e energia elétrica e sistemas auxiliares a bordo e a substituição das peças que mostram desgaste.
Deve-se notar que o navio foi submetido a uma ampla reforma entre 2014 e 2015, no Asmar Talcahuano, que incluiu a modificação da popa para incorporar e operar o sonar rebocado ativo/passivo de baixa frequência Thales S2087.
A Lockheed Martin Canada foi selecionada em 2017 como integradora principal do sistema escolhido pela Marinha do Chile para modernizar suas fragatas Type 23. A empresa foi escolhida pela instituição por entregar a proposta mais econômica, a flexibilidade
na incorporação de sistemas de diferentes fornecedores e na grande experiência acumulada no programa de renovação das fragatas canadenses da classe Halifax.
O Asmar e a Lockheed Martin Canada começaram em março de 2018 a modernização da fragata Almirante Cochrane (FF-05), a primeira das três fragatas antissubmarino Type 23 da Esquadra Nacional.
O programa de renovação da Almirante Cochrane (FF-05), que terá a duração de 18 meses, atingiu vários marcos entre os quais o principal teste de aceitação de fábrica e entrega final do primeiro conjunto do navio.
Espera-se que os trabalhos sobre na Almirante Cochrane sejam concluídos em junho e, posteriormente, comecem os testes de mar, bem como a formação da tripulação que irá garantir o bom funcionamento do navio, antes da entrega à Marinha do Chile.
Nste período, especialistas e técnicos da instituição e do Asmar têm realizado cursos de formação, treinamento e também participado de testes de aceitação de novos sistemas das fragatas antissubmarino Type 23 nas instalações da MBDA UK, Hensoldt na Alemanha e Lockheed Martin no Canadá e nos Estados Unidos.
FONTE: Infodefensa.com