FOTO: Fragata União e destróier Andrea Doria
Na foto, a fragata União – F45 da classe “Niterói” e o destróier de defesa aérea Andrea Doria – D553 da classe “Horizon” ou “Orizzonte”, navegando lado a lado.
Navios brasileiros vêm participando da Força Tarefa Marítima (FTM) da Força Interina das Nações Unidas no Líbano desde 2011 e em várias oportunidades operam com unidades de outras Marinhas no Mediterrâneo.
A classe “Horizon” é uma classe de destróieres de defesa aérea de 7 mil toneladas em serviço com a Marinha Francesa e a Marinha Italiana, localmente conhecidas como fragatas, embora sejam classificadas como destróieres usando a classificação da OTAN.
O programa começou como a Fragata Comum da Nova Geração (CNGF), uma colaboração multinacional para produzir uma nova geração de fragatas de defesa aérea. Na Itália, a classe é conhecida como a classe “Orizzonte”.
O Reino Unido juntou-se então à França e à Itália no programa da fragata Horizon, entretanto, exigências nacionais divergentes, divergências de trabalho e atrasos levaram o Reino Unido a se retirar em 26 de abril de 1999 e iniciar seu próprio projeto nacional, o destróier Type 45, que apresenta muitas semelhanças.
A classe “Horizon” acabou ficando muito cara, cerca de 1,5 bilhão de euros cada, então a França e a Itália resolveram fazer um projeto mais barato, a fragata multipropósito FREMM.