Paolo Thaon di Revel, a primeira unidade em uma nova classe de navios de patrulha offshore multimissão da Marinha Italiana (Pattugliatori polivalenti d’altura – PPA, em italiano), foi lançada no sábado, 15 de junho.

A cerimônia de lançamento aconteceu no estaleiro da Fincantieri, em Muggiano, La Spezia, na presença da ministra da defesa italiana Elisabetta Trenta e do chefe de gabinete da Marinha Italiana, almirante Valter Girardelli, entre outros.

Como o primeiro de sete navios, o Paolo Thaon di Revel será entregue em 2021 e faz parte do plano de renovação da frota da Marinha italiana, que começou em maio de 2015.

Os navios PPA serão capazes de executar uma série de missões, desde patrulhamento com capacidade de resgate no mar até tarefas de combate, graças a três configurações diferentes.

A configuração “Light” para tarefas de patrulhamento contém recursos básicos de autodefesa, a “Light +” adiciona os recursos antiaéreos, enquanto a versão “completa” é capaz de lidar com ameaças tridimensionais (aéreas, de superfície e submarinas).

A versão Light tem um conjunto completo de artilharia e é desenvolvida com a abordagem “equipada para”, que permite implantar rapidamente capacidades operacionais crescentes. A versão Light + adiciona a capacidade de disparo de mísseis com atuadores planejados também para defesa de mísseis balísticos. A versão completa poderá operar em todos os domínios de guerra naval, como AAW, ASW e ASuW.

O navio também é capaz de operar barcos infláveis ​​de casco rígido (RHIBs) de até 11 metros de comprimento por meio de guindastes laterais ou uma rampa de transporte localizada na popa.

O navio de 132,5 metros de comprimento será tripulado por 171 pessoas e atingirá velocidades de mais de 31 nós, segundo a Fincantieri. O deslocamento padrão é de 4.500 toneladas e o deslocamento máximo é de 6.270 toneladas.

Equipado com uma planta de propulsão combinada de turbina a gás e diesel (CODAG) e um sistema de propulsão elétrica, o navio terá capacidade de fornecer eletricidade para 2.000 kw de potência, enquanto duas zonas modulares na popa e no centro do navio permitirão embarque de vários tipos de módulos operacionais/logísticos/residenciais e de saúde em contêineres.

Conforme observado pelo construtor naval, a área de popa pode receber e manusear dentro de uma área coberta de até 5 módulos em contêineres ISO de 20″, enquanto a zona central pode receber e manusear até 8 contêineres ISO 20″.

Os PPAs serão construídos no Estaleiro Integrado de Riva Trigoso e Muggiano, com entrega prevista para o primeiro navio da classe, em 2021, enquanto as seguintes entregas ocorrerão em 2022, 2023, 2024 (duas unidades), 2025 e 2026.

Visões em 3D do PPA. Clique na imagem para ampliar

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