Fragata F125 Baden-Württemberg

Fragata F 222 Baden-Württemberg, classe F125

Em 17 de junho de 2019, a classe F125 “Baden-Württemberg” foi oficialmente comissionada em uma cerimônia na presença da Ministra da Defesa da Alemanha, Ursula von der Leyen. A Marinha Alemã tem agora em serviço a fragata mais moderna e poderosa que já foi construída na Alemanha. A “Baden-Württemberg” foi construída pelo consórcio ARGE F125 com a ThyssenKrupp Marine Systems como empresa líder.

A recém-projetada classe F125, com seus sistemas altamente complexos e aproximadamente 28.000 sensores, possui um grau muito alto de automação, o que permite reduzir pela metade o tamanho da tripulação em comparação com as classes de fragatas alemãs anteriores. Os navios podem permanecer em sua área operacional por até dois anos.

Desta forma, o número dos trânsitos geralmente muito longos pode ser significativamente reduzido. A F125 “Baden-Württemberg” é o primeiro navio em todo o mundo a implementar com sucesso o conceito de uso intensivo.

Juntamente com as tarefas tradicionais de defesa nacional e aliança, os navios são projetados para prevenção de conflitos, gerenciamento de crises e operações de intervenção e estabilização na arena internacional. Além da capacidade de combater alvos offshore e onshore, também possuem sistemas antiaéreos e helicópteros especialmente equipados para caçar submarinos.

O contrato para a construção das quatro fragatas entrou em vigor em junho de 2007. O conceito, projeto e uma fase de projeto detalhado seguiram. Cerca de 90 por cento dos sistemas altamente complexos a bordo do F125 foram especialmente desenvolvidos para esta nova classe de navios. Devido a esta alta complexidade e aos diferentes desafios relacionados, bem como ao desenvolvimento modular adicional do navio durante o projeto, “Baden-Württemberg” foi entregue cerca de 3 anos após a data contratualmente acordada.

O navio F125 de segunda classe, o “Nordrhein-Westfalen” (“Renânia do Norte-Vestefália”), estará pronto para ser entregue ao cliente em 2019. A entrega do 3º e 4º navio está prevista para ocorrer sucessivamente nos próximos 2 anos.

O consórcio ARGE F125 inclui a ThyssenKrupp Marine Systems como empresa líder e a Fr. Lürssen Werft em Bremen. As seções de proa pré-montadas estão sendo fabricadas nos estaleiros do Grupo Lürssen em Bremen e Wolgast. A construção das seções da popa, a junção das duas seções e posterior adaptação foi levada a cabo no Blohm + Voss Shipyards, em Hamburgo, sob a liderança da ThyssenKrupp Marine Systems.

Dados principais para s F125:

  • Comprimento: 149 m
  • Largura: 18 m
  • Velocidade máxima:> 26 nós
  • Deslocamento: aprox. 7.000 t
  • Tripulação: max. 190 (dos quais até 120 membros da tripulação normal)

Com cerca de 6.000 funcionários, a ThyssenKrupp Marine Systems é uma das principais empresas marítimas do mundo e uma provedora de sistemas em construção naval submarina e de superfície, bem como em eletrônica marítima e tecnologia de segurança. Mais de 180 anos de história e a constante busca por melhorias são a base para o sucesso da empresa em estabelecer constantemente novos padrões. A ThyssenKrupp Marine Systems oferece soluções customizadas para desafios altamente complexos em um mundo em mudança.

Desde 1875, o grupo de empresas do norte da Alemanha, Lürssen, tem sido reconhecido mundialmente pela mais alta qualidade de produto, bem como tecnologias inovadoras em construção naval em iates e navios. Esta empresa familiar, sediada em Bremen-Vegesack, é especializada na concepção e fabricação de iates, embarcações marítimas e costeiras. Com seis locais de produção altamente especializados em Bremen, Hamburgo, Mecklenburg-Vorpommern, Baixa Saxônia e Schleswig-Holstein, a empresa familiar continuará a contar com as tradições comprovadas de construção naval dos estaleiros navais do norte da Alemanha.

Seção da proa da fragata Sachsen-Anhalt em trânsito entre os estaleiros Lürssen Werft e Blohm + Voss shipyards

FONTE: ThyssenKrupp Marine Systems

Subscribe
Notify of
guest

70 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments