O editor do Poder Naval, Alexandre Galante e a fragata Niterói, no Porto de Santos – SP, em 31/8/2014

Por Alexandre Galante

O grupo de entusiastas que fundou o site/blog Poder Naval em 1997 começou sua amizade no início dos anos 1980, em visitações públicas a bordo de navios de guerra da Marinha do Brasil, no Porto de Santos, em São Paulo.

O CFN – Corpo de Fanáticos por Navios, como chamávamos, cresceu, sempre unido pela mesma paixão: navios de guerra e temas militares.

O desenho abaixo rabiscado por mim em 1983, mostra os membros caricaturados do grupo e ao fundo a popa de duas fragatas.

Aparecem no desenho da esquerda para a direita: Maurício Galante (que mais tarde tornou-se oficial de Marinha, hoje é empresário nos EUA), eu, Paulo “Osso” de Oliveira Ribeiro (serviu na MB por um curto período), Marcelo “Ostra” Lopes (virou agente portuário, editor do site NGB – Navios de Guerra Brasileiros), Petrovich (José da Silva, também acabou trabalhando em atividade ligada ao porto de Santos, Editor do NGB – Navios de Guerra Brasileiros) e Marcos Marcellino.

No final dos anos 90 e início dos anos 2000, o grupo recebeu mais dois novos membros, Guilherme Poggio e Fernando “Nunão” De Martini, que ajudaram a criar a Trilogia de sites e revista impressa Forças de Defesa.

A paixão tornou-se profissão

Em 1985, antes de ingressar na Marinha, comecei a colaborar com desenhos para a revista Segurança & Defesa, após comprar os dois primeiros exemplares da revista na livraria do Museu da Aeronáutica que ficava no Parque do Ibirapuera.

Escrevi para o editor oferecendo seus desenhos, que começaram a ser publicados na edição número 6. Passei então de leitor a colaborador da revista.

Acabei ingressando na Marinha por concurso, pela Escola de Aprendizes Marinheiros de Santa Catarina (EAMSC) e logo depois meu desenho das fragatas classe Niterói foi publicado em forma de poster na revista Segurança & Defesa número 7.

Após o curso na EAMSC, fui designado para a Força de Fragatas da Esquadra, para integrar a tripulação da fragata Niterói, de 1986 a 1988.

No navio, trabalhei na vigilância e com a equipe de manobra do helicóptero embarcado Westland SAH-11 Lynx.

Poster das Fragatas classe Niterói desenhado por mim (clique na imagem para ampliar)
No convoo da fragata Niterói
No tijupá da fragata Niterói, em 1987, com o porta-aviões USS Nimitz ao fundo

Após servir a Marinha, de 1986 a 1990, passei a trabalhar para as revistas Segurança & Defesa e Aviação em Foco, como diagramador através de empresa própria e também como colaborador. Cheguei também a colaborar com a revista Tecnologia e Defesa nos anos 90.

Depois de trabalhar e colaborar com as revistas, tive uma empresa de informática até ingressar no jornal O Globo, onde trabalhei de 1996 a 2008.

No jornal, atuei como diagramador e jornalista de assuntos aeronáuticos e de Defesa, tendo escrito dezenas de matérias e participado de coberturas jornalísticas importantes na Aviação, como a queda do Fokker-100 da TAM em 1997, em São Paulo, o ataque às Torres Gêmeas em 2001, a Guerra do Golfo em 2003 e os dois últimos grandes acidentes aéreos no Brasil.

site Poder Naval, criado como hobby em 1997, virou um blog em 2007 e depois gerou mais dois sites em 2008, o Poder Aéreo e o Forças Terrestres, que formam a conhecida Trilogia Forças de Defesa.

Da trilogia de sites lançamos a revista impressa Forças de Defesa em 2011, que materializou um antigo um sonho de termos uma revista impressa.

O último embarque a bordo da fragata ‘Niterói’

Nas fotos acima, apareço em dois momentos distintos a bordo da fragata Niterói: a primeira, em junho de 1988, quando fazia parte da equipe de manobra e “crash” do navio, que era responsável pela hangaragem, lançamento e recolhimento do helicóptero orgânico Westland SAH-11 Lynx.

A segunda foto, de dezembro de 2012, em um helicóptero Esquilo da MB, antes da decolagem para fotos da reportagem para nossa revista Forças de Defesa.

Nos quase dois anos que servi na Niterói, participei de diversas operações navais, inclusive com marinhas estrangeiras, com destaque para a TOPEX em 1987, com o navio-aeródromo nuclear USS Nimitz e o cruzador nuclear USS California.

A volta a bordo da fragata Niterói, em 2012, foi cercada de grande emoção. Fui homenageado na praça d’armas pelos oficiais do navio e convidado a puxar o brado (grito de guerra) da “Pioneira”.

Subscribe
Notify of
guest

43 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments