Desenho do submarino de pesquisa Losharik, mostrando suas esferas de pressão internas

Quatorze submarinistas a bordo de um submarino de pesquisa do Ministério da Defesa da Rússia foram mortos em um incêndio enquanto realizavam uma pesquisa no fundo do mar na costa ártica da Rússia, informou o ministério, segundo as agências de notícias russas.

O incidente ocorreu no submarino nuclear de profundidade AS-12, apelidado de Losharik, uma fonte não identificada das forças de segurança disse ao site de notícias RBC. Lançado em 2003, o Losharik foi projetado para pesquisa, resgate e operações militares especiais.

O incêndio começou às 20h30 na segunda-feira, informou a RBC citando sua fonte, quase um dia antes do ministério divulgar a notícia.

A embarcação de pesquisa em águas profundas estava realizando uma pesquisa militar em águas territoriais russas, disse o Ministério da Defesa.

“Em 1º de julho, em águas territoriais russas, um incêndio surgiu a bordo de uma embarcação de pesquisa científica em águas profundas que estava estudando o ambiente marinho do oceano mundial em nome da Marinha Russa”, disse a Interfax em comunicado do ministério.

“Quatorze submarinistas morreram como resultado da inalação de fumaça … está havendo trabalho para estabelecer a causa do incidente. A investigação está sendo conduzida pelo comandante-chefe da Marinha.”

O incêndio foi extinto e o submersível está agora na base russa da Frota do Norte, em Severomorsk, no Mar de Barents, segundo a agência Interfax e as agências estatais de notícias RIA e TASS. A declaração citada pelas agências não identificou o tipo ou modelo do navio submarino.

Este é o maior acidente ocorrido em um submersível do Ministério da Defesa desde 2008, quando um vazamento de gás Freon no submarino nuclear Nerpa matou 20 e feriu 21.

Em agosto de 2000, o submarino russo Kursk afundou no chão do Mar de Barents depois de duas explosões em sua proa, matando todos os 118 homens a bordo. A explosão foi vista como um desastre de relações públicas para o presidente Vladimir Putin nos primeiros dias de sua presidência.

FONTE: The Moscow Times

NOTA DO PODER NAVAL: Losharik (russo: Лошарик) é o apelido do submarino russo “Projeto 210”. O nome real é AS-12 (russo: АС-12, onde “АС” significa “Атомная Станция” do termo naval oficial russo “атомная глубоководная станция”, “estação nuclear de águas profundas”) do Projeto 10831.

É propulsado por um reator nuclear e acredita-se ser capaz de operar a uma profundidade de muitos milhares de metros, devido ao seu casco de pressão multi-esférico. A profundidade operacional exata é desconhecida, mas sabe-se que este submarino operou a cerca de 2.000–2.500 m de profundidade no Ártico em 2012.

A designação da OTAN para este submarino é NORSUB-5.

Iniciado em 1988, foi incorporado somente em agosto de 2003 devido a problemas financeiros que os militares russos experimentaram nos anos 90. O Losharik é designado para pesquisa, resgate e operações militares especiais, que podem incluir o plantio de dispositivos de escuta subaquática, removendo os de um oponente, escuta submarina e corte de cabos de comunicações.

O apelido foi sugerido pela construção do casco multi-esférico e foi tirado de um personagem de desenho animado russo Losharik, um cavalo de brinquedo composto de pequenas esferas – o nome losharik é uma junção do russo: “лошадь” (“loshad” ) – cavalo e russo: “шарик” (“sharik”) – pequena esfera.

Projeto 10831
AS-12 “Losharik”:

  • Comprimento: ~ 70 metros
  • Diâmetro: 7 <metros
  • Deslocamento: ~ 1.000 toneladas
  • Imersão max. : 1.000 metros
  • Reator: ~ 5 MW
  • Tripulação: 25
  • Iniciado em 1988, lançado em 1995 e entrou em serviço em 2003

Subscribe
Notify of
guest

58 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments