Navio francês de inteligência eletrônica entra no Mar Negro
Navio Dupuy de Lome de ELINT/COMINT vai acompanhar exercício da OTAN
O navio de reconhecimento naval francês Dupuy de Lome entrou no Mar Negro no dia 3 de julho, de acordo com o Bosphorus Observer, que acompanha a passagem de navios pelo Bósforo.
O Dupuy de Lome é encarregado de conduzir inteligência eletrônica (Electronic Intelligence – ELINT e Communications Intelligence – COMINT). O equipamento do navio inclui dois radares de navegação, estações de sistemas de comunicação via satélite, uma estação de alerta e identificação de radar e complexos de reconhecimento de rádio e eletrônicos.
O equipamento permite detectar e analisar transmissões de vários radares, bem como interceptar e espionar sinais de sistemas de comunicação (incluindo satélites). É capaz de interceptar os tipos mais modernos de transmissão, incluindo mensagens de e-mail e conversas por telefone celular.
A última vez que o navio esteve no Mar Negro foi em junho de 2015.
No momento, o exercício naval da OTAN Sea Breeze 2019 está ocorrendo no Mar Negro. O treinamento, que começou em 1º de julho, está sendo conduzido pela OTAN e por alguns de seus aliados, incluindo a Ucrânia e a Geórgia, na parte noroeste do Mar Negro.
FONTE: Sputnik News/Bosphorus Observer