Irã diz que capturou petroleiro britânico
A Casa Branca está ciente dos relatos de que um petroleiro britânico foi apreendido no Golfo, disse um porta-voz na sexta-feira.
“Estamos cientes dos relatos de que forças iranianas tomaram um petroleiro britânico”, disse o porta-voz do conselho de segurança nacional, Garrett Marquis, em um comunicado.
“Esta é a segunda vez em pouco mais de uma semana que o Reino Unido tem sido alvo de violência escalonada pelo regime iraniano”, prosseguiu Marquis. “Os EUA continuarão a trabalhar com nossos aliados e parceiros para defender nossa segurança e interesses contra o comportamento maligno do Irã”.
No dia 10 de junho, barcos iranianos armados tentaram em vão capturar um petroleiro britânico no Golfo Pérsico, segundo duas autoridades dos EUA com conhecimento direto do incidente.
O navio-tanque British Heritage estava navegando para fora do Golfo Pérsico e estava entrando na área do estreito de Hormuz quando foi abordado por barcos da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã. Os iranianos ordenaram que o petroleiro mudasse de curso e parasse nas águas territoriais iranianas próximas, de acordo com os oficiais.
Irã apreendeu um segundo petroleiro, diz oficial dos EUA
O Irã também apreendeu um segundo navio-tanque, o MV Mesdar, de bandeira liberiana, segundo uma autoridade dos EUA. Mais duas autoridades dos EUA disseram à CNN que, de acordo com relatórios de inteligência marítima, a indicação é de que o Mesdar foi apreendido.
O Corpo de Guardas da Revolução Islâmica do Irã anunciou anteriormente que sua marinha capturou o navio-tanque de bandeira britânica Stena Impero no Estreito de Hormuz.
Câmara de Transporte do Reino Unido: ‘Condenamos sem reservas’ a captura do navio
A seguir, a declaração do CEO Bob Sanguinetti:
Condenamos sem reservas a captura do Stena Impero enquanto ele atravessava o Estreito de Hormuz hoje cedo. A ação dos envolvidos viola as regulamentações internacionais que protegem os navios e suas tripulações à medida que realizam seus negócios legítimos em águas internacionais.
Nossa prioridade é a segurança e o bem-estar da tripulação. Solicitamos ao governo do Reino Unido que faça o que for necessário para garantir seu retorno seguro e rápido.
Este incidente representa uma escalada. Embora exijamos uma resposta comedida, também está claro que uma proteção adicional para as embarcações mercantes deve estar disponível para garantir maior segurança para garantir o fluxo livre de comércio na região.
FONTE: CNN