Royal Navy envia submarino nuclear para o Golfo depois do Irã apreender petroleiro britânico
A Grã-Bretanha deve enviar um submarino de ataque movido a propulsão nuclear para o Golfo depois que o Irã apreendeu um petroleiro de bandeira britânica.
Com o aumento das tensões na região, fontes destacaram que o submarino da classe “Astute” desempenharia um papel puramente defensivo, usando seu sofisticado equipamento secreto de coleta de informações eletrônicas para salvaguardar navios britânicos e internacionais.
O Irã aumentou sua provocação publicando imagens da Força Quds da elite do Corpo de Guarda Nacional iraniano fazendo rapel de um helicópteros para embarcar no petroleiro. É um espelho de imagens divulgadas há duas semanas pela Grã-Bretanha, mostrando os fuzileiros navais reais descendo sobre o Grace 1, um petroleiro iraniano suspeito de transportar petróleo para a Síria.
O ministro das Relações Exteriores, Jeremy Hunt, disse que as embarcações britânicas “devem e serão protegidas”. Durante uma ligação de emergência com seu colega iraniano, Mohammad Javad Zarif, Hunt disse que “expressou extrema decepção por ter me assegurado no último sábado que o Irã queria reduzir a tensão, mas eles se comportaram de maneira oposta”.
Ele acrescentou: “Isso tem a ver com ações, não palavras, se quisermos encontrar um caminho. Os navios britânicos devem e serão protegidos”.
O submarino de 7.400 toneladas, um dos mais novos da Grã-Bretanha, poderá rastrear movimentos e transmissões de voz a 200 milhas de distância.
Sua suíte de guerra eletrônica pode interceptar e baixar todas as conversas com linguistas especialistas a bordo. Eles podem avaliar a transmissão e relatar de volta à sede naval, fontes dizem que ele vai concentrar sua atenção no porto iraniano de Bandar Abbas, e a flotilha dos chamados submarinos anões que representam uma ameaça crescente para o transporte marítimo internacional ao longo do Estreito de Hormuz.
“Estamos enviando um submarino – pode muito bem já estar se dirigindo para a região”, disse uma fonte sênior da Marinha Real.
“Seu papel é uma postura secreta de inteligência, simplesmente reunindo informações para apoiar os comboios de escolta planejados para os petroleiros.
FONTE: Daily Express