Submarino nuclear classe Astute

Submarino nuclear classe Astute

A Grã-Bretanha deve enviar um submarino de ataque movido a propulsão nuclear para o Golfo depois que o Irã apreendeu um petroleiro de bandeira britânica.

Com o aumento das tensões na região, fontes destacaram que o submarino da classe “Astute” desempenharia um papel puramente defensivo, usando seu sofisticado equipamento secreto de coleta de informações eletrônicas para salvaguardar navios britânicos e internacionais.

O Irã aumentou sua provocação publicando imagens da Força Quds da elite do Corpo de Guarda Nacional iraniano fazendo rapel de um helicópteros para embarcar no petroleiro. É um espelho de imagens divulgadas há duas semanas pela Grã-Bretanha, mostrando os fuzileiros navais reais descendo sobre o Grace 1, um petroleiro iraniano suspeito de transportar petróleo para a Síria.

O ministro das Relações Exteriores, Jeremy Hunt, disse que as embarcações britânicas “devem e serão protegidas”. Durante uma ligação de emergência com seu colega iraniano, Mohammad Javad Zarif, Hunt disse que “expressou extrema decepção por ter me assegurado no último sábado que o Irã queria reduzir a tensão, mas eles se comportaram de maneira oposta”.

Ele acrescentou: “Isso tem a ver com ações, não palavras, se quisermos encontrar um caminho. Os navios britânicos devem e serão protegidos”.

O submarino de 7.400 toneladas, um dos mais novos da Grã-Bretanha, poderá rastrear movimentos e transmissões de voz a 200 milhas de distância.

Sua suíte de guerra eletrônica pode interceptar e baixar todas as conversas com linguistas especialistas a bordo. Eles podem avaliar a transmissão e relatar de volta à sede naval, fontes dizem que ele vai concentrar sua atenção no porto iraniano de Bandar Abbas, e a flotilha dos chamados submarinos anões que representam uma ameaça crescente para o transporte marítimo internacional ao longo do Estreito de Hormuz.

“Estamos enviando um submarino – pode muito bem já estar se dirigindo para a região”, disse uma fonte sênior da Marinha Real.

“Seu papel é uma postura secreta de inteligência, simplesmente reunindo informações para apoiar os comboios de escolta planejados para os petroleiros.

HMS Astute em corte
Submarino nuclear HMS Astute em corte seccional (clique na imagem para ampliar)

FONTE: Daily Express

Subscribe
Notify of
guest

141 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments