A história do desenvolvimento do míssil antinavio israelense Gabriel
‘Do capricho futurista à realidade naval’
Por Abraham Rabinovich
O desenvolvimento dos barcos lança-mísseis da Marinha israelense nos anos 1960 foi uma demonstração excepcional da vontade nacional – e as batalhas que travaram na Guerra do Yom Kippur foram um ponto de virada na guerra naval.
Os oficiais que estavam no quartel-general da Marinha Israelense no topo do Monte Carmelo, em Haifa, no final de 1960, foram convocados para uma sessão de brainstorming pelo almirante Yohai Bin-Nun, comandante da Marinha. Havia apenas um item na agenda: como fazer uma marinha composta de rejeitados da Segunda Guerra Mundial, de destróieres envelhecidos a um quebra-gelo, relevantes. O Ministério da Defesa deixou claro que não havia dinheiro para novos navios. A Marinha, alertou, poderia ser reduzida a uma guarda costeira se não pudesse se reconstituir como uma força crível dentro de seu orçamento limitado.
A partir de dois dias de discussão, uma ideia inusitada chegou à superfície como se estivesse em seu próprio acordo. O braço de desenvolvimento de armas do governo, a Rafael, havia produzido um míssil guiado primitivo, o Luz, que tanto o corpo de artilharia quanto a força aérea haviam rejeitado. Se o Luz, com sua ogiva de 331 libras, pudesse ser adaptado a barcos de patrulha, sugeriu alguém, essas embarcações baratas teriam o poder de fogo de cruzadores. A sugestão foi descartada como capricho futurista pela maioria dos participantes. Nenhum barco lança-mísseis existia no Ocidente, mas o Almirante Bin-Nun designou seu assistente, o capitão Shlomo Erell, para explorar a ideia.
Erell era a coisa mais próxima da Marinha Israelense a um marinheiro profissional rabugento. Juntando-se à marinha mercante britânica na Segunda Guerra Mundial, ele participou da evacuação de Dunquerque e fez comboios de Murmansk e Atlântico, sobrevivendo a dois torpedeamentos. O conceito de pequeno barco/grande poder de fogo o intrigou. Em abençoada ignorância das dificuldades que havia pela frente, ele formou uma equipe para dar forma ao barco que circulava no centro de sua mente.
Colocando a Fundação
Testado no mar, o míssil Luz falhou consistentemente. O míssil deveria ser trazido para o alvo por um operador com um joystick rastreando uma luz vermelha (flare) brilhante na cauda do Luz através de binóculos de alta potência. Mas a fumaça densa causada pelo efeito da umidade sobre as emissões de escape do míssil no mar encobria o flare.
Um engenheiro da Rafael, Ori Even-Tov, desprezou a abordagem do joystick desde o início. Era, ele argumentou, uma tentativa de fundir a tecnologia de mísseis com um sistema de orientação arco-e-flecha. Embora Even-Tov estivesse na Rafael há pouco tempo, ele ganhou a reputação de engenheiro brilhante e um dissidente difícil de controlar. Seus comentários sobre o Luz não ganharam nenhuma força na Rafael, mas em uma demonstração de uma nova arma no deserto de Negev, Even-Tov se viu dividindo uma tenda com um oficial da Marinha. “Eu acho que o Luz nunca vai funcionar como um míssil mar-mar”, disse Even-Tov. O que o míssil precisava, ele disse, era um sistema de orientação autônoma que permitiria ao próprio míssil procurar o alvo. Um radar altímetro manteria o míssil a uma altura fixa acima da água e o radar do míssil o guiaria para o alvo.
Even-Tov nasceu em Jerusalém e não terminou o ensino médio. Tragado na Guerra da Independência de Israel em 1948, ele serviu como comandante de pelotão e permaneceu no Exército. Aos 25 anos ele viajou para os Estados Unidos, onde se formou na Columbia University, obteve um diploma de engenharia na Drexel e atuou como gerente de projeto em uma grande fábrica de defesa antes de retornar a Israel. Como ele esperava, seus comentários ao oficial da Marinha chegaram a Erell, que consultou os gerentes da Israel Aircraft Industries (IAI), principal rival da Rafael.
As incipientes indústrias militares de Israel tinham financiamento e estavam ansiosas para que os projetos fossem levadas adiante. “A IAI é um bom cavalo para correr”, disse Erell a Bin-Nun. Even-Tov foi contatado pela IAI e concordou em abandonar o navio. Estabelecendo-se em seu escritório na sede da empresa em Lod, ele pediu um matemático para trabalhar com ele e um conjunto de manuais americanos sobre radares aerotransportados e campos aliados. Mísseis guiados existiam no Ocidente, mas Israel não estava a par dos seus segredos. No entanto, a teoria dos livros didáticos estava disponível, e Even-Tov e seu assistente começaram a digeri-la.
A Marinha ficou chocada em 1962 quando soube que os soviéticos haviam construído seus próprios barcos lança-mísseis e os estavam fornecendo ao Egito e à Síria. O Almirante Bin-Nun solicitou uma reunião urgente com o vice-ministro da Defesa Shimon Peres (que mais tarde se tornou o presidente de Israel). Bin-Nun alertou que as frotas árabes reformadas poderiam estrangular a linha de comunicação marítima de Israel. Se Israel adquirisse meia dúzia de barcos lança-mísseis, ele disse, poderia lidar com a ameaça. Uma plataforma de barco apropriada foi identificada.
Dois de seus oficiais em turnê em marinha estrangeira foram para o mar a bordo de um torpedeiro alemão Jaguar. O Jaguar tinha começado a vida na Segunda Guerra Mundial como um Schnellboot (S-boat) assediando o transporte aliado. O navio impressionou os oficiais com sua potência e facilidade de manobra. Apesar de não ser muito confortável para a tripulação, tinha amplo espaço para armamentos e aparelhos eletrônicos. “Este é um navio de guerra”, relataram os oficiais.
O que era necessário agora, Bin-Nun disse, era financiamento. “Você tem minhas bênçãos e receberá o dinheiro”, assegurou Peres.
Cinco anos antes, Peres havia passado por uma nevasca na cidade natal da Bavária, com o ministro da Defesa da Alemanha, Franz-Josef Strauss. O primeiro-ministro israelense, David Ben-Gurion, decidiu que a situação de segurança de Israel o obrigava a procurar ajuda do país, que havia assassinado seis milhões de judeus pouco mais de uma década antes. Durante uma palestra de cinco horas, Peres explicou a necessidade de Israel de equipamentos militares a Strauss. O orçamento de defesa alemão subsequente incluiria uma alocação de US$ 60 milhões em cinco anos para “ajuda na forma de equipamentos”. O beneficiário não foi mencionado, mas a lista de equipamentos agora incluiria seis torpedeiros Jaguar.
‘Pequenas modificações’
O capitão Erell ficou furioso quando viajou para a Alemanha em março de 1963. Em sua reunião com autoridades de defesa em Bonn, ele disse que os jaguares destinados a Israel precisavam de modificações. Depois de ouvir Erell soletrar as modificações, o chefe da equipe alemã se inclinou para frente e disse confuso: “Ja, ja, capitão muito interessante. Mas me diga, você não quer um piano de cauda neste barco também?
O que Erell queria era um novo barco. Ele pediu permissão para se reunir com os construtores do Jaguar, a firma Lurssen Brothers de Bremen. Lá ele encontrou uma compreensão imediata. O arquiteto naval israelense comandante Haim Shahal, que o acompanhou, disse aos construtores navais que o Jaguar era pequeno demais para conter todos os sistemas planejados por Israel.
Seria possível inserir mais dois frames que formavam seu casco para esticar a embarcação mais 7 pés e 10 polegadas (2,38 metros), dando a ela um comprimento total de 147 pés e 8 polegadas (45 metros)? Ele também queria reparticionar o espaço interno. O principal arquiteto naval da Lurssen, Herr Waldemuth, compreendeu o que os israelenses estavam enfrentando. Fazendo seus próprios cálculos, ele disse: “Podemos fazer isso”.
Dores de crescimento
O primeiro teste do redesenho radical do míssil Luz de Even-Tov veio em 1964, e foi testemunhado por membros do Estado-Maior General, altos funcionários de defesa e observadores da Rafael. O primeiro míssil se arqueou no céu e caiu direto para baixo. O mesmo aconteceu com os dois exemplares seguintes. Vaias estridentes vieram da delegação de Rafael. O próximo teste, três meses depois, foi uma duplicata do primeiro. “Ori, também gostaríamos de ver isso funcionar ocasionalmente”, disse uma autoridade sênior. Desta vez, Even-Tov pediu nove meses para se preparar para o próximo teste.
De volta à fábrica da IAI no dia seguinte, Even-Tov calculou que o projeto provavelmente não sobreviveria a outro fracasso. Um técnico pedindo para falar com ele interrompeu suas cogitações. O homem, Yaacov Becker, havia se juntado recentemente à equipe, que estava sobrecarregada de engenheiros e cientistas. Becker acreditava que o problema era que o invólucro do altímetro não era robusto o suficiente para suportar o lançamento. Embora Becker tivesse apenas uma educação escolar vocacional, Even-Tov já o havia notado como artesão.
“Você tem alguma proposta?”, perguntou Even-Tov.
“Me dê alguns dias.”
Quando Becker apresentou seu plano, Even-Tov convocou os dois engenheiros seniores que lidavam com o altímetro. Ambos classificaram o plano como impraticável, acrescentando que prefeririam demitir-se do que realizá-lo. “Nesse caso”, disse Even-Tov, “suas demissões são aceitas a partir de agora”. Ele nomeou Becker em seu lugar, com 30 homens trabalhando com ele.
O terceiro teste do míssil, em 1965, foi em um trecho isolado da costa sul de Haifa. O Luz havia adquirido um novo nome – Gabriel –, mas ainda precisava provar que podia voar. Os observadores nas dunas pareciam fúnebres quando a contagem regressiva começou nos alto-falantes: “Três, dois, um, lançamento.” O míssil se arqueou no céu e caiu como uma pedra. Não houve tempo para o desespero se estabelecer antes que o segundo míssil fosse lançado. Chegando ao topo de sua trajetória, pareceu pairar no ar. Levou vários segundos antes que Even-Tov percebesse que o míssil não estava desafiando a gravidade, mas estava se nivelando e seguindo para o mar. A multidão aplaudiu. Ela aplaudiu novamente quando o terceiro míssil atingiu o alvo. Even-Tov virou-se para olhar a duna onde os observadores de Rafael estavam parados, mas eles se foram.
O projeto do barco lança-mísseis agora tinha impulso, mas um novo conjunto de problemas de repente surgiu – político. Os estados árabes souberam do acordo de armas e ameaçaram romper relações diplomáticas com Bonn. Envergonhada, a Alemanha disse a Israel que lhe daria dinheiro para que os barcos fossem construídos em outro lugar. Erell recuou. Israel, ele insistiu, também precisava dos planos revisados do Jaguar e da licença para usá-los. A Alemanha disse que não poderia fazer isso por medo da ira árabe. Um assessor chamou a atenção de Erell para um artigo no Jane’s, a publicação de defesa britânica, mencionando que a Lurssen estava cooperando com uma empresa de construção naval em Cherbourg na construção de barcos de patrulha. Quando contatada, a empresa francesa disse que seria capaz de receber os planos e a licença para o Jaguar modificado. E assim foi.
A construção do primeiro barco lança-mísseis no estaleiro de Cherbourg, Les Constructions Mecaniques de Normandie, começou em 1965. Um contingente naval israelense fixou residência na cidade para testar os barcos – apelidados de classe Saar – à medida que eram construídos, ostensivamente como barcos de patrulha. Só quando chegassem a Israel, seriam equipados como barcos lança-mísseis. O primeiro navio esteve sujeito a 10.000 milhas de testes de mar, às vezes correndo pela costa da Normandia, passando pelas praias do Dia D.
Erell, que sucedeu Bin-Nun como Comandante da Marinha, persuadiu o Estado-Maior a dobrar o número de barcos lança-mísseis para 12, para permitir que a Marinha enfrentasse simultaneamente as frentes egípcia e síria. Enquanto isso, na sede naval, uma equipe de planejamento estava traduzindo a grande visão em dimensões tangíveis. A equipe, que eventualmente seria composta de várias centenas de homens, foi dividida em subgrupos encarregados de aspectos específicos.
Quantos mastros eram necessários para acomodar o denso array eletrônico? Quais procedimentos permitiriam que marinheiros em combate – não apenas engenheiros em condições de laboratório – disparassem efetivamente o míssil? O que fazer com interferências mútuas – eletrônica, ruído, eletromagnética – entre sistemas localizados próximos uns dos outros? As perguntas eram infinitas e cada resposta trazia consigo novos problemas.
As indústrias militares de Israel, chegando a novas áreas de tecnologia, foram capazes de fornecer muitas soluções. No entanto, elementos-chave como sistemas de direção de tiro, que apontam as armas e mísseis, tiveram que ser desenvolvidos em empresas no exterior. Os jovens engenheiros navais israelenses enviados para supervisionar esse trabalho gradualmente superaram sua desconfiança em relação aos engenheiros veteranos do continente.
Líderes de equipe em Haifa se reuniam regularmente para relatar um ao outro sobre o progresso e discutir as diferenças. O radar de busca, que procurava por navios inimigos, e o radar de direção de tiro, que guiava os mísseis para o alvo, competiam entre si por uma posição mais alta no mastro; canhões e tubos de torpedos se acotovelavam para a posição de escolha no convés; o sonar deveria ser lançado ao mar para economizar peso. O fluxo de informação era constante e o ritmo maníaco.
Testes estavam sendo constantemente definidos, relatórios apresentados, contratos de componentes assinados. A intensidade duraria anos, entrelaçada para todos com momentos de desespero, quando parecia loucura ter tentado o empreendimento. Olhando em volta, Erell estava convencido de que nenhuma grande força havia colocado tanta energia no projeto de um navio de guerra.
Uma nova ameaça
Para a maioria dos homens envolvidos, esta seria a maior aventura de suas vidas. Um país de três milhões de habitantes sem base industrial sofisticada se encarregou de desenvolver um grande sistema de armas. Os oficiais que navegaram em nada além de navios de segunda mão se viram mergulhando em águas inexploradas na fronteira da ciência militar. Foi uma experiência emocionante, cercada pelo conhecimento de que a guerra estava à espreita.
E ela veio antes que estivessem prontos, em junho de 1967. Terminou após seis dias com uma vitória surpreendente de Israel. A Marinha quase não tomou parte. Três meses depois, no entanto, o destróier Eilat, capitânia da frota, estava patrulhando o Sinai quando vigias viram um clarão de Port Said, 14 milhas a oeste. Um minuto depois, um míssil Styx explodiu no coração do navio. Mais três mísseis o acertariam, enviando o Eilat para o fundo do mar. Dos 200 tripulantes, 47 foram mortos e 91 ficaram feridos.
O Ocidente sabia da existência do Styx, mas não de sua precisão ou poder. Um pequeno barco no horizonte havia afundado um navio de guerra dez vezes maior que ele. As marinhas do mundo teriam que se ajustar a uma nova realidade. Israel era o único que já estava fazendo isso, mas agora tinha uma grande correção a ser feita. A inteligência havia aprendido que o alcance do Styx era de 27 milhas, mais que o dobro das 12 milhas do Gabriel. Os Saars teriam que atravessar um “cinturão de mísseis” de 15 milhas, no qual seriam vulneráveis ao Styx sem poder responder. Erell perguntou ao seu chefe de eletrônica, capitão Herut Tsemach, o que poderia ser feito. Adivinhando os parâmetros do radar que seus colegas de Leningrado haviam instalado no Styx, Tsemach desenvolveu contramedidas eletrônicas. Se funcionavam, teriam que esperar o teste da batalha.
Em Cherbourg, barcos foram lançados a cada dois ou três meses e navegaram para Israel após os testes no mar. Essa rotina mudou com o lançamento do barco número 7. O chefe da missão de compras militares de Israel em Paris, almirante Mordecai Limon, aposentado, soube que os franceses estavam prestes a impor um embargo aos barcos por razões políticas, mesmo que Israel já tivesse pago por eles. Limon telefonou para o comandante do contingente israelense em Cherbourg e sugeriu, de forma elíptica, que o barco número 6, que acabara de completar os testes no mar, e o barco número 7, que ainda não os iniciara, deveriam fugir sem informar as autoridades navais francesas. Os barcos conseguiram fugir. Alguns dias depois, a França impôs o embargo.
O estratagema
O embargo não afetou a construção dos barcos restantes, apenas a sua partida. Limon pediu a Jerusalém que permitisse que os cinco barcos remanescentes também escapassem após a última conclusão. Recusando-se a arriscar uma ruptura diplomática com a França, o governo autorizou a partida dos barcos apenas se isso pudesse ser feito “não ilegalmente”.
Quando o último barco estava prestes a ser concluído, em dezembro de 1969, Limon recorreu a um truque. Ele renunciou à reivindicação de Israel sobre os barcos, e um armador norueguês – um amigo de um amigo de Limon – ofereceu-se para comprá-los, supostamente para o abastecimento de plataformas de petróleo em alto-mar no Mar do Norte. As autoridades alfandegárias francesas permitiram a partida dos barcos. Temendo que essa ficção legal fosse insuficiente para passar por um exame minucioso, Limon aconselhou o comandante do contingente de Cherbourg, o capitão Israel Kimche, a fugir o mais rápido e silenciosamente possível.
O Ministério da Defesa de Israel, preparando-se à altura, organizou uma operação quase militar, equipando um cargueiro e uma balsa com tanques extras de combustível e equipamentos de bombeamento para reabastecer os barcos no mar, já que as embarcações em fuga não poderiam entrar nos portos por medo de captura. Os cargueiros israelenses, desviados de suas rotas regulares, foram posicionados ao longo da rota de fuga de 3.200 quilômetros, no caso de os barcos encontrarem problemas. Dezenas de tripulantes navais israelenses em trajes civis receberam passaportes e voaram para Paris. Em pequenos grupos, eles seguiram de trem para Cherbourg, onde estavam escondidos nos barcos abaixo do convés.
A partida estava marcada para a véspera de Natal, mas um forte vendaval impedia que até mesmo grandes cargueiros se aventurassem. Às 2h, quando o vento começou a mudar, o capitão Kimche partiu. Jogando bastante enquanto atravessavam o agitado Golfo da Biscaia, os barcos alcançaram a enseada portuguesa onde o primeiro navio de reabastecimento os aguardava. (O outro estava ao largo de Lampedusa, a ilha mais austral da Itália).
Quando os franceses descobriram o estratagema, o ministro da Defesa enfurecido propôs que a Força Aérea interditasse os navios, mas vozes mais calmas prevaleceram. A imprensa internacional festejou com alegria. Equipes de televisão alugavam aviões para procurar os barcos – alguns pela rota do Mar do Norte até a Noruega, outros pelo Mediterrâneo. Um avião da imprensa finalmente avistou cinco pequenos barcos correndo ao longo da costa do norte da África, o mais longe possível das águas francesas. Na véspera de Ano Novo de 1970, os barcos estavam ancorados em Haifa.
Os próximos três anos e nove meses foram gastos convertendo os Saars em barcos lança-mísseis, desenvolvendo táticas para um tipo totalmente novo de guerra e treinando tripulantes. Só na primeira semana de outubro de 1973 que todos os barcos se juntaram em uma manobra de flotilha. No dia seguinte ao retorno à base, a Guerra do Yom Kippur começou.
As primeiras batalhas navais com mísseis
O comandante da flotilha, capitão Michael Barkai, despachou imediatamente meia dúzia de barcos para o sul, a fim de bloquear qualquer entrada egípcia. Com o anoitecer, ele levou outros cinco para o norte, para as águas da Síria. Do rádio no centro de informações de combate (CIC) de seu barco, o bravo oficial dirigiu-se aos outros capitães. O objetivo deles, segundo ele, era provocar a saída dos barcos de mísseis sírios de Latakia, o principal porto da Síria, e afundá-los. “Se eles não saírem, eu pretendo navegar e destruí-los com canhões. Vamos nos aproximar o quanto for necessário.
Dezoito quilômetros a sudoeste de Latakia, a força-tarefa neutralizou com tiros de canhão um barco-patrulha sírio em serviço de piquete. Barkai deixou um barco para trás para acabar com ele. Em poucos minutos, o navio principal pegou um caça-minas a 15 milhas de distância correndo para Latakia. O ansioso capitão disparou quando atingiu o alcance máximo do Gabriel. Barkai gemeu. Nos dois minutos que o míssil esteve no ar, o alvo em fuga saiu do alcance.
A bordo de outro barco Saar, o Reshef, o capitão Micha Ram esperou até estar a 11 milhas do alvo. Pessoalmente, verificando que o radar estava travado no alvo correto e que estava a um alcance adequado, ele pressionou um botão branco denominado “permissão para disparar”. Dois minutos depois, aplausos foram ouvidos do passadiço, enquanto um clarão no horizonte indicava um impacto.
Quase simultaneamente, o radar de busca pegou três embarcações perto da costa. Os barcos lança-mísseis sírios estavam saindo. No passadiço, bolas de luz podiam ser vistas arqueando-se no horizonte. No CIC abaixo, pontos em movimento rápido apareciam nas telas dos radares. A primeira batalha de mísseis no mar havia começado. Os alto-falantes dos barcos explodiram com o aviso “mísseis, mísseis, mísseis”. Os barcos ativavam as contramedidas e bloqueadores eletrônicos (jammers), que analisavam as características do radar do Styx e enviavam sinais no mesmo comprimento de onda para criar alvos falsos. Ao mesmo tempo, os barcos ziguezagueavam descontroladamente e lançavam foguetes que lançavam chaff – tiras de alumínio pretendiam confundir ainda mais o radar do Styx.
A sala de guerra da Marinha em Israel ouviu o aviso do míssil. Então o rádio ficou em silêncio. Herut Tsemach, que havia se aposentado da Marinha, estava de volta para a guerra. A vida dos 200 homens na força-tarefa dependia da precisão de seu palpite sobre as capacidades do Styx. Depois de dois minutos, a voz de Barkai quebrou o silêncio. “Mísseis na água.” Tsemach, normalmente reservado, soltou um grito enquanto a torcida enchia a sala. Segurando o topo de sua cabeça com uma mão, Tsemach girou em torno da sala.
Levantando seus guarda-chuvas eletrônicos, os Saars avançaram pelo cinturão de mísseis a 40 nós de velocidade. Um dos barcos sírios veio diretamente contra eles. O capitão-tenente Arye Shefler comandava o barco israelense agora na liderança, o Gaash. O barco sírio disparou primeiro, na metade de seu alcance máximo. O Styx ainda estava no ar quando o Gaash atingiu o alcance do Gabriel. Shefler pressionou o botão “permissão para disparar”. Quando o Gabriel foi lançado, o Styx explodiu na água, mas os sensores eletrônicos do Gaash detectaram outro Styx se levantando.
O primeiro Gabriel ainda estava no ar quando Shefler lançou outro. Teoricamente, os barcos lança-mísseis que duelavam poderiam ter explodido um ao outro simultaneamente, mas o segundo Styx explodiu inofensivamente antes do primeiro Gabriel ter completado sua trajetória. Enquanto isso, o Miznak, o navio sob comando de Barkai, havia disparado um Gabriel contra um segundo barco sírio. Os homens que observavam dos passadiços dos navios israelenses viram o horizonte rasgado pela luz irregular. Do outro lado da água veio o ruído de duas explosões, com alguns segundos de diferença.
Barkai, que assistia à batalha na tela do radar no convés do CIC, ligou para o oficial de operações: “Onde estão os barcos sírios?”
“Afundados”.
Barkai ficou atordoado. Ele tinha afundado navios inimigos inúmeras vezes durante os exercícios em um simulador, mas não lhe ocorreu que eles desapareceriam da tela da mesma maneira na realidade. Havia mais um barco sírio para dar conta, e o radar o mostrou indo para a costa. Sem mais mísseis, seu comandante levou o barco para a praia, e a tripulação fugiu. Apesar do fogo das baterias da costa, Barkai chegou perto e destruiu o barco inimigo a tiros de canhão.
Estava claro quando os Saars que retornavam se aproximaram de Haifa. A notícia de seu sucesso impressionante se espalhou pela cidade e o quebra-mar estava cheio de espectadores. Barkai decidiu não amarrar vassouras ao mastro no símbolo tradicional de uma limpeza de varredura. Os barcos deixaram muitos marinheiros sírios no fundo do mar, disse ele. Qualquer exibição “não seria respeitosa com eles ou com nós mesmos”.
Contra o Egito
Duas noites depois, foi a vez do Egito quando três pares de Saars se deslocaram para o oeste, em direção a Alexandria. Sensores captaram indicações de quatro barcos lança-mísseis emergindo do porto e indo para o leste. Perto de Baltim, onde o Almirante Nelson havia afundado a frota de Napoleão, os sinais ficaram mais fortes. Ao se aproximarem, os tripulantes dos consoles e telas do CIC começaram a gritar: “Lá vêm eles. Quatro deles. Bem na nossa direção.
Os sensores indicaram um lançamento de míssil egípcio no alcance máximo do Styx. Apesar do comportamento frio de Barkai, ele sentiu medo a cada salva. Os dispositivos antimíssil dos Saars criaram muitos alvos falsos, mas os próprios barcos também eram alvos. Os Styxes explodiram no mar, suas cargas de meia tonelada lançando gêiseres. Os egípcios continuavam chegando, disparando mais duas salvas nos dez minutos seguintes. A 18 milhas de distância, eles retornaram. A perseguição estava em andamento.
“Vamos fechar dez milhas antes de disparar”, disse Barkai a seus capitães. “Qualquer um que disparar antes eu vou demitir na hora.” Ele dividiu os alvos entre seus comandantes. Após 25 minutos, um barco na ala norte informou que estava dentro do alcance. Ele atirou e acertou. Um barco egípcio no centro foi atingido momentos depois. Um terceiro, correndo perto da costa, foi atingido por um Gabriel, mas não afundou, tendo encalhado em um banco de areia. O quarto barco egípcio escapou de volta a Alexandria quando o navio israelense que o perseguia começou a apresentar problemas no motor.
Os barcos lança-mísseis árabes não se aventuraram novamente para o mar, limitando-se a atirar de suas bases portuárias. Os barcos de fabricação soviética não tinham defesas eletrônicas e eram patos quando os israelenses conseguiram neutralizar o Styx.
A rápida vitória de Israel no mar permitiu que mais de 100 cargueiros chegassem a Haifa com suprimentos muito necessários durante a guerra de três semanas. Não houve baixas israelenses. A guerra naval tinha um novo rosto.
Os Saars continuaram a atacar os portos sírios quase todas as noites e a destruir os depósitos de tanques de petróleo ao longo da costa. Eles duelaram com barcos sírios que disparavam por trás de cargueiros estrangeiros em seus portos. Mísseis Gabriel inadvertidamente afundaram três desses cargueiros, um deles russo.
Shlomo Erell, que fez tudo acontecer, se juntou à flotilha durante uma de suas últimas saídas. O almirante aposentado foi cativado pelo modo como Barkai e seus capitães – um dos quais era filho de Errel, Udi – coordenavam seus movimentos quando os barcos se esgueiravam entre as explosões dos mísseis e baterias de terra.
Do porto de Tartus, ele viu quatro Styxes aparecerem no céu como uma formação de aviões. As luzes brilhantes pareciam estar indo direto para o seu barco. Erell ficou petrificado, mas se os outros no passadiço ficaram, eles não demonstravam. “Eles estão começando a mudar de curso”, disse o oficial do passadiço. Para Erell, eles ainda pareciam se dirigir diretamente entre seus olhos, mas depois de alguns segundos ele pode vê-los começando a sucumbir à atração dos chamarizes.
Os complexos sistemas que se amontoavam nos pequenos barcos passaram no teste final melhor do que ele poderia ter imaginado. Recordando sua reunião no Ministério da Defesa alemão dez anos antes, Erell sorriu para si mesmo e pensou: “Eles colocaram até um piano de cauda”.
Este artigo é uma adaptação do e-book do autor Os Barcos de Cherbourg: A Marinha que Roubou os Seus Próprios Barcos e Revolucionou a Guerra Naval, que é uma versão revisada e ampliada de seu trabalho anterior Os Barcos de Cherbourg: A Operação Israelita Secreta Que Revolucionou a Guerra Naval (Naval Institute Press, 1988). Os livros são baseados principalmente em mais de 100 entrevistas realizadas pelo autor. Ele pode ser alcançado em abra@netvision.net.il. Fontes adicionais de informação para este artigo incluem:
- LTGEN Fouad Abu Zikra, Egyptian Navy, “The Role of the Naval Forces in the War of October, 1973.” Paper delivered at international symposium, Cairo, October 1975.
- RADM Zeev Almog, Israeli Navy, “Israel’s Naval Theatre,” Israel Defense Forces Journal (Spring 1986).
- Herbert Coleman, “Gabriel Outmatches Soviet Styx,” Aviation Week, 10 December 1973)
- RADM Erell Shlomo, Israeli Navy, “Israel Saar FPBs Pass Combat Test in Yom Kippur War,” U.S. Naval Institute Proceedings, (September 1974).
- CAPT Peleg Lapid, Israeli Navy Ret., “Electronics in the Israeli navy,” Israel Defense Forces Journal, December 1984.
- “Mideast War Spurs Missile R&D Effort,” Aviation Week, 31 December 1973.
- RADM Binyamin Rahav, Israeli Navy, “Strategic and Naval Policy,” Jerusalem Post, 19 October 1987.
FONTE: US Naval Institute