Londres teme que submarinos russos ‘super silenciosos’ operem em águas britânicas
Segundo o The Telegraph, novos submarinos russos supostamente representam uma ameaça à segurança britânica, rastreando a frota da Grã-Bretanha, explorando cabos submarinos e espionando sistemas de telecomunicação
LONDRES, 4 de agosto /TASS/ Novos submarinos russos, classe “Varshavyanka”, ou o Projeto 636, também conhecido como submarinos da classe “Kilo”, devem operar nas águas territoriais britânicas sem serem vistos e ouvidos pela Marinha Real Britânica, disse o jornal The Telegraph no domingo, citando importantes fontes militares.
De acordo com o diário, novos submarinos russos equipados com motores a diesel de baixo ruído supostamente representam uma ameaça à segurança britânica, rastreando a frota britânica, utilizando cabos submarinos e espionando sistemas de telecomunicações.
“O novo Primeiro Lorde do Mar precisa dar conta da batalha submarina”, disse a fonte ao The Telegraph. “Devemos ser melhores no que fazemos.”
“Os russos estão se beneficiando de um enorme aumento nos gastos com pesquisa e desenvolvimento de 15 a 20 anos atrás, que agora está produzindo essa nova classe de submarinos ‘Kilo’ super silenciosos”, acrescentou.
O Telegraph cita o Almirante Tony Radakin, o novo chefe da Marinha Real Britânica, que disse em sua primeira declaração pública como chefe da marinha sobre um risco maior de conflitos entre estados no mundo e prometeu investir mais no Atlântico Norte para “manter a liberdade de manobra do dissuasor nuclear”.
A embaixada da Rússia em Londres reiterou que políticos britânicos e líderes militares estavam assustando o povo britânico com uma suposta ameaça russa buscando um aumento no financiamento da defesa.
FONTE: TASS