Concpção do KJ-600. A similaridade com o E-2 Hawkeye não é mera coincidência

Concepção do KJ-600. A similaridade com o E-2 Hawkeye não é mera coincidência

Em 2017 a China anunciou que estava desenvolvendo um avião embarcado de alerta aéreo e controle (AEW&C), o KJ-600, destinado a operar no futuro porta-aviões chinês do tipo CATOBAR (Catapult Assisted Take-Off But Arrested Recovery), conhecido como Type 002.

O avião se assemelha ao E-2 Hawkeye da Northrop Grumman, que opera desde a década de 1960. O KJ-600 seria equipado com um avançado radar de varredura eletrônica ativa (AESA – Active Electronic Scanned Array) com tecnologias do radar terrestre chinês JY-26.

O KJ-600 deverá ser usado no terceiro porta-aviões da China em construção em e será compatível com seu sistema avançado de lançamento eletromagnético (EMALS).

A aeronave de alerta aéreo antecipado de asa fixa embarcada será necessária à ala aérea dos futuros porta-aviões chineses para realizar de forma independente operações aéreas de alta intensidade em mares distantes. Atualmente, os helicópteros de alerta aéreo usados ​​pelo Liaoning têm problemas de curta autonomia, baixa altitude de voo e curto alcance de detecção.

Veja abaixo as impressões artísticas mais recentes do KJ-600 (também conhecido como KH-600) em comparação com o JZY-01 usado como base. Também são mostradas uma variante dedicada de COD (Carrier Onboard Delivery) e ASW (Antissubmarino) do KJ-600.

A réplica do KJ-600 junto à do J-15 “porta-aviões de concreto” da China, que funciona em terra para estudos e treinamento
A réplica do KJ-600 junto à do caça J-15 no “porta-aviões de concreto” da China, que funciona em terra para estudos e treinamento

Subscribe
Notify of
guest

59 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments