Versão chinesa do E-2 Hawkeye terá variantes COD e ASW
Em 2017 a China anunciou que estava desenvolvendo um avião embarcado de alerta aéreo e controle (AEW&C), o KJ-600, destinado a operar no futuro porta-aviões chinês do tipo CATOBAR (Catapult Assisted Take-Off But Arrested Recovery), conhecido como Type 002.
O avião se assemelha ao E-2 Hawkeye da Northrop Grumman, que opera desde a década de 1960. O KJ-600 seria equipado com um avançado radar de varredura eletrônica ativa (AESA – Active Electronic Scanned Array) com tecnologias do radar terrestre chinês JY-26.
O KJ-600 deverá ser usado no terceiro porta-aviões da China em construção em e será compatível com seu sistema avançado de lançamento eletromagnético (EMALS).
A aeronave de alerta aéreo antecipado de asa fixa embarcada será necessária à ala aérea dos futuros porta-aviões chineses para realizar de forma independente operações aéreas de alta intensidade em mares distantes. Atualmente, os helicópteros de alerta aéreo usados pelo Liaoning têm problemas de curta autonomia, baixa altitude de voo e curto alcance de detecção.
Veja abaixo as impressões artísticas mais recentes do KJ-600 (também conhecido como KH-600) em comparação com o JZY-01 usado como base. Também são mostradas uma variante dedicada de COD (Carrier Onboard Delivery) e ASW (Antissubmarino) do KJ-600.