China pode vencer militares dos EUA na Ásia em questão de horas, segundo relatório australiano
Por Brad Lendon
Hong Kong (CNN) – As forças armadas dos EUA não são mais a força principal na Ásia, e os mísseis das forças armadas em rápido desenvolvimento da China podem vencer suas bases em horas, de acordo com um novo relatório.
O estudo do United States Study Center, na Universidade de Sydney, na Austrália, alertou que a estratégia de defesa dos EUA na região do Indo-Pacífico “está no meio de uma crise sem precedentes” e poderia ter dificuldade para defender seus aliados contra a China.
Isso significa que a Austrália, o Japão e outros parceiros dos EUA precisam construir e reorientar suas forças na região, e considerar uma maior cooperação com os EUA, para garantir sua segurança, afirmou o estudo.
O relatório destaca áreas onde as forças armadas da China estão fazendo grandes avanços em comparação com os EUA e seus aliados e parceiros asiáticos. A principal delas é em mísseis.
“A China implantou uma matriz formidável de mísseis de precisão e outros sistemas de contra-intervenção para minar a primazia militar dos EUA”, afirma o relatório. Esses mísseis chegam aos milhares, diz o relatório.
Quase todas as instalações militares dos Estados Unidos no Pacífico Ocidental, assim como as de seus principais parceiros e aliados, “podem se tornar inúteis devido a ataques de precisão nas primeiras horas de um conflito”, segundo o relatório.
O Ministério das Relações Exteriores da China disse na segunda-feira que não viu o relatório, mas o porta-voz Geng Shuang enfatizou que a política militar do país é “defensiva por natureza”.
“A China está firmemente em um caminho de desenvolvimento pacífico e nossa política nacional e densa é de natureza defensiva”, disse Geng.
A CNN entrou em contato com o Pentágono para comentar o assunto, mas não o ouviu no momento desta publicação.
Pequena surpresa
Grande parte do relatório australiano não deve surpreender o Pentágono.
Um relatório de novembro de 2018 para o Congresso da Comissão de Estratégia de Defesa Nacional disse que “os militares dos EUA poderiam sofrer baixas inaceitavelmente altas” e “podem ter dificuldade para vencer ou talvez perder, uma guerra contra a China ou a Rússia”.
Seis meses depois, o relatório anual do Departamento de Defesa dos EUA sobre as Forças Armadas da China disse que Pequim estava empenhada em desenvolver um exército de classe mundial e se tornar “o poder preeminente na região do Indo-Pacífico”.
Mais de 2.000 mísseis balísticos de curto, médio e médio alcance que podem atingir alvos terrestres e marítimos fazem parte desse plano, de acordo com o relatório do Pentágono.
O estudo australiano questiona a capacidade dos EUA de acompanhar os avanços da China e adverte que Washington enfrenta uma crise de “insolvência estratégica”.
Por exemplo, os EUA estão vendo sua frota de submarinos de ataque movidos a energia nuclear diminuindo em um momento em que eles são ainda mais necessários.
“Simplificando, como o ambiente acima da superfície se torna mais mortal por causa das implantações chinesas de mísseis de cruzeiro, tecnologias hipersônicas e defesas antiaéreas, a vantagem duradoura dos EUA na guerra submarina se tornará cada vez mais importante no equilíbrio regional de poder”, diz o relatório.
Mas o almirante Phil Davidson, chefe do Comando Indo-Pacífico dos EUA, disse ao Congresso em março que ele estava recebendo apenas metade dos submarinos necessários no Pacífico diariamente.
O relatório australiano diz que é crítico que Canberra e parceiros como o Japão precisem se esforçar para preencher os vazios que os EUA estão deixando.
“Washington exigirá apoio significativo e contínuo de seus aliados e parceiros regionais para deter com sucesso o aventureirismo chinês”, afirmou.
O relatório, por exemplo, sugeriu que a Austrália aumente sua produção de submarinos convencionais, que são ideais para operações perto do litoral ou em áreas como o Mar do Sul da China.
Também incentivou a “defesa coletiva” por meio de software que permite a comunicação entre aliados.
Trabalhando juntos
O aumento da cooperação entre os EUA e seus aliados já está acontecendo.
Os EUA e a Austrália completaram recentemente seus exercícios bienais Talisman Saber no norte da Austrália, que este ano também incluiu um contingente da Força de Autodefesa do Japão que realizou dois desembarques anfíbios.
O relatório australiano disse que mais do mesmo é necessário, e mais longe da Austrália.
“Os exercícios devem praticar e demonstrar a rápida dispersão das forças de ataque aéreas e terrestres das forças concentradas no Japão continental, Okinawa e Guam, para pequenos locais de operação geograficamente diversificados (ao redor do Mar do Sul da China)”, afirmou.
“O objetivo primário de tais exercícios deve ser o de reforçar a capacidade coletiva de deter, negar e, se necessário, neutralizar uma potencial agressão chinesa”, disse o documento.
O relatório observou que as forças armadas australianas são assoladas por um dos mesmos males que prejudicam seus aliados americanos – dispersão excessiva de recursos.
Entre 2001 e 2018, a Austrália gastou três vezes mais em operações no Oriente Médio do que no Indo-Pacífico.
A tensão que os conflitos no Afeganistão, Iraque e Síria colocaram no orçamento, nos equipamentos e nas operações militares dos EUA “mal preparou” Washington “para uma grande competição de força no Indo-Pacífico”, afirmou.
FONTE: CNN
Pode-se imaginar a mobilização de milhões e milhões de militares pelos chineses.
Não há como se opor a isso sem armas nucleares.
O exemplo clássico disso foi a Guerra da Coreia, com uma China acabando de sair de um regime quase feudal e se opondo aos EUa.
Imagine agora com as armas modernas que tem.
Agora por favor. imagina a logística ai pra mim.
Imagina: Treinamento dos Milhões.
Alimentação dos Milhões
Equipamento dos Milhões
O Custo da mobilização dos Milhões
Vai imaginando tudo ai pra mim por favor
Um ponto que favorece a China é que eles não se importam com a vida de seus soldados ou de seus cidadãos. que, aliás, são bastante numerosos. Não vai faltar bucha para canhão, ali.
A questão não é apenas a “vida” do seus soldados e sim o treinamento que os mesmos devem ter.
Não podemos menosprezar a inteligencia das partes envolvidas. Eles querem tudo, pode acreditar, menos guerra, pois com Ela os dois lados perdem tudo.
Ricardo Bigliazzi^^^,
Vá estudar a guerra do Vietnã , que você terá a resposta.
XFF… estudar a Guerra do Vietnã? Você acha que o Exercito regular do Vietnã do Norte não se preocupava com o numero de baixas? Você acha que os Vietcongs se atiravam contra as fileiras americanas como verdadeiros idiotas? A discussão que temos agora é pelo absurdo dito pelo Kings que os Chineses possuem milhões e milhões e milhões de soldados que estão dispostos a agredir uma nação inimiga apenas pelo custo de suas vidas. Já li (estudar seria um exagero) bastante sobre o Vietnã, considero um modelo perfeito de largo emprego de batalhas assimétricas e da luta de um “invasor”… Read more »
Perfeito.
Mas os soldado se importam com suas vidas e são seres pensantes, a China logo entrará em colapso social e econômico, o “imperador” Xi não poderá conter uma revolta de milhões de pessoas. Já esta começando por Taiwan e logo se espalhará por todo o país.
Rafa,
Acho que quis dizer “… por Hong Kong..”
Rapaz, eu sou de Hong Kong, nasci em Hong Kong e acompanho os movimentos de perto, pois tenho muito parentes lá ainda. Esse movimento anti-China em Hong Kong é apoiado ocultamente pelos EUA e Inglaterra! E já fizeram estatística e pesquisa, apenas 15% queria independência de HK da China! Pois são um banco de marionete britânico. Em 2014, já teve outro movimento mais fraco e moderado, e deixou HK quase em recessão, e foi a China q salvou a economia de HK, q fizeram um acordo com Gov.SAR de HK, eliminando permissão de viagem de turista chinês do continente, permitindo… Read more »
Sempre isso. Em todo lugar que há revolução contra comunistas ou ditadores islâmicos aparecem os sabichões que soltam ao vento que tais populares insatisfeitos são financiados pela CIA. Eles não provam mas como também não há como provar o contrário tal afirmação fica sendo válida no campo da retórica e aí se cria mais uma fake news que vira verdade incontestável na lacrosfera. O que revolta é o Cheng é “bando de marionetes britânicos” mas o bando de marionetes do partido comunista ele aceita de boa. rsrsss Queria o que em Cheng? A China apoia o golpe do Maduro aqui… Read more »
A China apoia seus interesses econômicos na venezuela e só
Os iluminados esquerdistas acham que só com lavagem cerebral feita pela CIA um povo pode se rebelar contra a benevolente , valorosa e humanitária ditadura comunista.
Só alguém destituído da razão pode ir contra o comunismo, afinal, o comunismo quer o bem do povo e a libertação dos oprimidos e o fim das classes sociais.
Não fosse os tentáculos do capitalismo opressor e jamais os povos iriam se rebelar contra tão benevolente sistema político e seus líderes iluminados.
–
“Senta lá, Cláudia”.
Rapaz, vc conhece de perto na China ou em HK, melhor compre uma passagem ir até lá para conhecer pessoalmente. Patriotismo na China só vem crescendo a cada ano. Na China PCC, apenas o nome do Partido, sistematicamente na China, não existe Comunismo, a China é muito mais capitalismo no q vc imagina! A diferença do apoio, a China só olha pelo lado financeiro, qualquer outro novo governo assume no poder, a China apoiaria e negociaria condição bilateral. Diferentemente o dos EUA, só querem a China separada, fraca….. Para vc ter uma ideia, a família do meu pai era da… Read more »
Cheng,
48 pessoas da sua família foram mortas devido à implantação da revolução mas você se ressente dos japoneses.
E a sua família aceita essas mortes e a de alguns milhões de cidadãos chineses em nome da “revolução necessária”
E a China não é mais comunista?
Tá bom!
Obrigado! Não quer conhecer não!
Bosco, vc está TOTALMENTE EQUIVOCADO! vc não me conhece, tenho muito amigos japonêses, e alguns são os melhores!
Muito bom mesmo a China e nem HK NÃO TENHAM esse tipo de pessoa rancorosa e invejada como turista!
Corrigindo: INVEJOSA
Outro ponto, gostaria de comentar por aqui, a China terá seu tempo de democracia, porém nunca será dentro de 50 anos, acredito eu daqui a 80 a 100 anos. Um país democrático, precisa trabalhar pragmaticamente, treinando, educando e melhorando a condição de vida de toda a população. A China ainda tem um longo caminho para isso! Tudo mundo sabe… Não adianta de ter uma DEMOCRACIA PREMATURA, igual ao Brasil, a gente sabe muito bem nisso, democracia brasileira só ideologia! Democracia trabalha junto com Patriotismo, coletividade, o último q não existe no Brasil e o segundo apenas Man hora de cantar… Read more »
Cheng, o ocidental não consegue compreender o Oriental pois os dois tiveram evoluções na esfre políticas muito diferentes, exemplo a Magna Carta de 1215 para muitos e o marco inicial da democracia ocidental e a primeira tentativa de diminuir o Absolutismo, A China não passou por uma Magna Carta, o Império terminou após a 2WW como querer que os anseios e desejos de liberdade sejam o mesmo? São visões de mundos diferentes e que podem até se unir um dia, mas deve se dar a China e ao Chineses a liberdade de ser no tempo deles.
Edison, o Gov chinês sabe muito bem q um dia desse, a população precisa ter uma China democrática, mas não hoje e nem daqui a 50 anos. Para a China ser um país democrático sem separatista, precisa ter uma linha de pensamento no geral da população, em todas as etnias, é exatamente o Gov chinês está fazendo. Essa linha de pensamento são: 1. País em chinês é “Guójiā” 國家,traduzindo para português literalmente seria 國=país 家=família, ou seja, primeiro vem país, depois, família. 2. Sonho chinês: Realizar o grande renascimento da nação chinesa é o grande sonho da nação chinesa na… Read more »
> Sempre isso. Em todo lugar que há revolução contra comunistas ou ditadores
> islâmicos aparecem os sabichões que soltam ao vento que tais populares
> insatisfeitos são financiados pela CIA. [Eles não provam}
Talvez entao voce acredite no heroi americano John MacCain quando diz que a CIA financia rebeldes para derrubar os governos.
https://www.politico.com/story/2017/07/20/john-mccain-trump-syria-rebels-240766
Bosco, na Venezuela quem deu golpe foi o Guaidó que se intitulou presidente em praça pública.
O Guaidó, como presidente eleito democraticamente e sem questionamentos internos e externos da Assembleia Nacional da Venezuela, constitucionalmente assumiu o poder por ser o primeiro da linha de sucessão, após constatado o golpe do Sr. Maduro.
Só a titulo de curiosidade, o PIB de HK é de U$341,4 bilhões e vc vem dizer que “QUASE” 20 bi salvaram a economia do país nos setores comercio e serviços??? Conta outra vai….
Nao falei esse número salvou o HK!
Vou corrigir: Este USD 20 Bi apenas dos turistas chinês injetando DIRETAMENTE no setor turístico q salvou uma parte do comércio e serviço.
Vc tem q entender o peso maior na economia de HK é setor financeiro, ok.
Verdade, obrigado pela correção.
Lógico q o Xi se importa com o saldado!
Foi ele quem diminuiu o número de exército e modernizou sistema, arma e equipamento bélico.
Atualmente, a China não é na era das guerras da Coreia e Vietnã, não se guerrear mais corpo a corpo, tudo é via botão e sistema.
E aguarde o sistema Beidou funcionando globalmente, e vc verá mais desespero dos americanos!
Como assim? Eles não se importam com a vida dos soldados? Então seria mais fácil e barato manter todo mundo na reserva, sem treinamentos, sem custos e sem nada. Assim q começar uma guerra convocariam todo mundo. Os exercícios conjuntos, cada vez mais numerosos, maiores e mais complexos, mostram justamente o contrário: que eles se importam em ter um pessoal treinado e preparado.
Lógico q o Xi se importa com o saldado!
Foi ele quem diminuiu o número de exército e modernizou sistema, arma e equipamento bélico.
Atualmente, a China não é na era das guerras da Coreia e Vietnã, não se guerrear mais corpo a corpo, tudo é via botão e sistema.
E aguarde o sistema Beidou funcionando globalmente, e vc verá mais desespero dos americanos!
Dizer que “.. a China é que eles não se importam com a vida de seus soldados ou de seus cidadãos.” beira ao ridículo.
Não estou defendendo a China, mas precisamos discutir sem colocar “esteriótipos” baseados no estilo politico ou em cores de bandeira.
São esses mesmos “esteriótipos” é que fazem os alguns gringos referirem a nós, brasileiros, como um bando de macacos, jogadores de futebol que amam carnaval.
Falar em numeros, a producao da soja do Brasil foi toda vendida, novas safras estao para ser vendida. A China precisa de comida para alimentar o enorme povo, e o poderoso Exercito…
Que o Brasil fique neutro afinal, nao teriamos condicoes para bater de frente com qualquer potência belica a curto prazo, nossa economia ainda esta engatinhando.
Que o Presidente amplie a rota do pacifico corredor bioceanico exprtando nossos produtos passando por Argentina ate chegar aos portos chilenos. E ferrovia passando por Bolivia ate o Peru, devemos rasgar o pais para escoar a producao mais rapido para a China.
Paraguaios, bolivianos, argentinos, sempre que podem nos prejudicam. Cuidado com esse corredor para o Pacífico
Caro Victor, perfeito, a China seria inexpugnável se os combates fossem resolvidos a “cusparadas”. Como não é, fica muito mais difícil armar, alimentar, vestir, treinar, comandar, mover, repor equipamentos, estruturar linhas logisticas para milhões, milhões, milhões e milhões de soldados.
Segue o jogo, acredito que muita gente ainda pensa que um F-18 é tão facil de ser construído como um P-51 e que o treinamento dos pilotos é tão simples como era na década de 30 e 40 do século passado.
Este é ponto chave para descobrirmos até aonde pode chegar o crescimento militar chinês. Que este país tem uma reserva enorme é inegável. Mas até que ponto é sustentável o nível alto de construções militares. Bem simplificado, existe o custo de construção e o custo de manutenção. O segundo puxado pelo primeiro. Os EUA extrapolam o segundo, tendo o surpreende custo de manutenção diário do parque mecânico-eletrônico de US$ 1 bilhão para todas as forças armadas. Ocorre que a economia americana é bem mais independente do governo do que a economia chinesa. Ainda estamos para descobrir o nível sustentável das… Read more »
Eles já tem as tropas de milhões oara desdobrar por terra, o que epga e por mar e ar. Tem que ver qual a capacidade de desdobramento de todas as forças na região.
Quando ocorre uma guerra dessa magnitude (o que eu acredito que não ocorrerá) fala mais alto o apelo patriótico.
Desta forma, a população suporta muitos sacrifícios.
A História é farta destas atitudes.
Suportam mesmo? Quando os primeiros Minuteman começarem a pipocar na cabeça da Chinesada, a vantagem populacional acaba.
Minuteman mais de 300 quilômetros quadrados de destruição.
Pode ter certeza que ninguém vai lançar esse tipo de armamento contra nações que poderiam responder na mesma moeda. Isso chama-se dissuasão.
Relativo. Mas diria que menos de 150km para prédios comuns e 30-40km para reforçados (para blindados menos ainda).
Lembrando que estes misseis , devido a eficiência e precisão , são destinados primeiramente para destruição dos meios de ataque (silos , lançadores e etc).
No Vietname nem as bombas de napalm resolveram. No final os norte-americanos bateram o pé na bunda de tanto correr com medo dos subnutridos vietnamitas do norte.
Os USA Abandonaram os idiotas do Sul que acreditando na “valentia” dos yankes e sifu.
A diferença criança… é que a China não projeta força fora do Pacífico, coisa que os EUA não fazem… E, por querer ser o dono do mundo, não pode retirar tropas de outras áreas para fortalecer ali… pois possibilitaria aos inumeros inimigos que fez no mundo, atacarem de forma simultanea…
Pau que dá em chico dá em Francisco, imagina tudo isto e fora do seu país que não é o caso da China, que concentra a maior parte da estrutura em seu país.
Olha Victor, a capacidade “logística” da China é proporcional ao seu tamanho… Não adianta medir as capacidades daquele país tendo como parâmetro os padrões brasileiros.
Sem falar na cultura: chineses costumam ser bem disciplinados no que fazem, sem muito mimimi ou exigências.
Xings por favor né, os USA não estavam lutando pelo seu país em si, e sim por interesses, além do mais ficaram com pena dos Chineses, não jogaram uma bomba atômica em Pequim, agora atualmente é morte mutua, é como a grande filosofa Dilma disse: Quem ganhar e quem perder, não vai ganhar e nem perder, vai todo mundo perder.
Dentro do campo das mais valorosas especulações vocês acham que os EUA não sabem de nada das posições chinesas 24 horas por dia com satélites e tudo mais e se isso acontecesse como seria e a resposta americana ?? Resposta milhões de chineses mortos em questão de horas ou vcs duvidam ainda do poderio Militar americano?
Não duvidamos do poderio americano. Mas não duvide do poderio chinês. O pessoal acha que é fácil calcular as possibilidades de um conflito dessa magnitude. Isso deve ser tema de estudos de uns mil militares americanos, uns mil militares chineses e um punhado de militares russos full-time.
Rafa, Mas os especialistas daqui, em postagens de 140 caracteres, já deram todos os pareceres. Resumindo, de acordo com nossos pareceristas: China: país agrário dominado por um grupo de oligarcas que desprezam o povo e estão dispostos a tudo para dominar o mundo. Não detém tecnologia, não sabem fazer contas e devem ter o QI de uma ameba. EUA: a potência da liberdade, os libertadores dos povos oprimidos, cujo povo tem QI acima da média global, cultos, com capacidade criativa e disciplina superiores, cujos pensamentos são benéficos para a humanidade, sendo capazes de mandar “minuteman” aos milhares sobre um povo… Read more »
Hahaha.. Sensacional! Perfeito!
Voce acha que os EUA exitariam em enviar vários misseis nucleares na cabeça da Chinesada?
Já tem experiência nisso, fulminaram duas cidades japoneses, com bombas de 15 quilotons de TNT, que para o padrão de hoje não são tão potentes.
Um missel Minuteman carrrega de 1 a 2 Megatons de poder de destruição.
Podem dizer que a China tem condições de interceptar um míssil. Mas, o EUA com certeza lançariam vários para um mesmo alvo.
Partindo do território Americano e dos submarinos próximos da costa Chinesa.
Na minha opinião a Chinesada exagera muito o seu poderio militar.
Claro, os EUA atacam a China com armas nucleares e ficam de boa né? De fato se os EUA atacarem a China assim, eles ganharão a guerra , só que durante alguns minutos.
João P, No caso de guerra e de lhe ser concedido o direito de escolher onde se abrigar a tempo, se nos EUA ou na China, se fosse você eu optaria pelo primeiro. Os EUA tem 6 x mais armas nucleares operacionais em prontidão que a China. E em caso de necessidade tem mais 20 x ainda sem terem sido desmanteladas e prontas a entrar em operação em alguns meses se necessário. Os EUA tem 10 x mais “meios de entrega” nuclear (lê-se: mísseis) que a China. Os EUA têm meios de defesa continental, formada por mísseis GBI (interceptadores baseados… Read more »
> Gostemos ou não os EUA é o único país do mundo que está se preparando para travar e vencer uma guerra nuclear no futuro. Omigod, ainda tem gente que acredita que os USA vao travar uma guerra nuclear e sair ilesos, enquanto seu povo assiste alienadamente a entrega dos Oscar, acostumados que estao ao estado de guerra permanente tao comum que ja’ nem sabem mais com quem estao em guerra. E ai’ vao ficar estarrecidos com a realidade descrita por Norman Kahn: “Few people differentiate between having 10 million dead, 50 million dead, or 100 million dead. It all… Read more »
Harriman, É difícil criticar seu comentário porque não faço ideia do seu nível intelectual (grau acadêmico não tem nada a ver) e muito menos do seu entendimento sobre o assunto “tecnologia militar” em geral e mais precisamente “tecnologia antimíssil balístico”, mas sob pena de estar perdendo meu tempo vou tentar justificar o meu comentário onde cito que “os EUA é o único país do mundo que está se preparando para travar e vencer uma guerra nuclear no futuro”. Não sei se você sabe mas os americanos estão criando um abrangente sistema antimíssil que visa defender seu território continental contra ataque… Read more »
Se se interessar pelo assunto esse site é uma boa fonte de informações: https://missiledefenseadvocacy.org/missile-defense-systems-2/missile-defense-systems/
Supondo entao que os USA saiam ilesos desta guerra nuclear que voce diz que eles estao se preparando para travar e vencer. E supondo tambem que o inimigo seja a China. Que voce acha que acontecera’? Todos os paises que abrigam arnmas nucleares americanas como Japao e Coreia do Sul se tornarao alvos do inimigo que precisa tentar destruir estas armas americanas que serao usadas contra eles. Japao, Coreia do Sul, China sao pesos pesados na economia mundial que entrara’ em colapso. Todos os paises serao afetados mesmo que nao recebam uma bomba sequer. Os 13 milhoes de desempregados no… Read more »
Harriman, A parte do “ileso” é por sua conta. Eu não disse isso e nem acho que os EUA saiam “ilesos” de um hipotético conflito nuclear futuro de alta escala. Eu disse que “venceria”. Muitos países vencem guerras e saem muito machucados, mas sobrevivem. Quanto ao que possa ocorrer em um mundo depois de uma guerra nuclear generalizada, não dá pra imaginar. Depois que a caixa de Pandora for aberta é impossível prever o mundo pós conflito nuclear. Só um adendo, Japão e CS não abrigam armas nucleares americanas. Os únicos países que o fazem são da OTAN, que contam… Read more »
Obrigado pelo esclarecimento. Bom saber que a setima frota baseada no Japao nao tem nenhuma arma nuclear. Nem nenhuma das outras 20 e tantas bases no Japao inclusive da forca aerea capazes the operar bombadeiros estrategicos. Ou as 15 bases na Korea do Sul com igual capacidade. Eu disse armas nucleares nao silo de misseis. Ja’ possuiram, se possui hoje ou nao e’ igual discutir se Israel tem armas nucleares ou nao. > nem acho que os EUA saiam “ilesos” de um hipotético conflito nuclear futuro de alta escala. > Eu disse que “venceria”. Eu nao sei o que voce… Read more »
Uma pergunta, se o missil que quebrou o tratado e’ uma “mensagem para a China”, onde os USA pretendem instala-los? Me parece que tem que ser mais ou menos proximo do pais alvo. Que acontecera’, se a guerra estourar, com os paises que permitirem a instalacao destes misseis em seus territorios?
http://br.rfi.fr/mundo/20190820-teste-com-missil-americano-e-enderecado-china-avalia-general-frances
Harriman, Quem deve responder isso é o general francês. De minha parte eu acho que os EUA não precisam de mísseis em terra na região para vencer uma guerra convencional contra a China e nem de nucleares para destruir a China. O medo dos Tomahawks (ou de futuros sucessores deste) por parte dos chineses e dos russos diz respeito a que um ataque nuclear maciço coordenado de mísseis de cruzeiro pode pega-los de surpresa. Diferente de um ataque de ICBMs ou SLBMs que é “facilmente” detectado , o ataque a partir de mísseis cruise lançados de terra, mar e ar… Read more »
> Quem deve responder isso é o general francês.
Ou entao o US Defense Secretary Mark Esper.
https://www.militarytimes.com/news/pentagon-congress/2019/08/04/esper-us-to-soon-put-intermediate-range-missile-in-asia/
Harriman, Pode ser que vc esteja certo e os EUA tenham armas nucleares espalhadas pelo mundo todo à revelia das populações locais, mas eu nunca li nada a respeito, por isso não posso fazer conjecturas sobre o tema. E eu entendi perfeitamente quando disse “armas nucleares” e eu respondi de acordo com sua pergunta. As armas nucleares estratégicas a que me referi são os ICBMs Minuteman lançados de silos nos EUA continental, os SLBMs Tridents lançados pelos submarinos Ohio e baseados em bases nos EUA, os ALCM AGM-86B e as bombas B-61/7 laçados pelos B-52 e B-2 respectivamente, ambos, sediados… Read more »
> eu duvido muito que um país que tenha acabado de ser atacado nuclearmente, > com provavelmente milhões de baixas Pois para muitos a perda de milhoes de baixas ja’ e’ considerada uma derrota. Aniquilar um pais inteiro dificilmente pode ser considerado uma vitoria. Ate’ Trump entende isto quando recentemente disse que os USA podem tirar o Iran do mapa, mas que ele nao quer entrar para historia como aquele que matou 80 milhoes de pessoas. Para mim conceitos como “guerra nuclear limitada” sao puro absurdo. Guerra nuclear e’ como fogo em palha que se alastra rapidamente e consome tudo.… Read more »
Bosco, já combinaram o ataque a China com os Russos?
Acha mesmo que Moscou vai ficar olhando os mísseis subindo sem mandar uns Nukes nos Americanos??
Acho melhor não chegarmos a esse ponto.
Edison,
E a China? Já combinou com a Rússia que vai destruir os EUA em questão de horas?
Britânicos e franceses tem um SSBN cada, sempre em patrulha no Atlântico Norte, então, já que se está especulando sobre quem vai mandar “nukes” em quem,
é possível que eles também não fiquem só olhando e todas as maiores cidades russas estão dentro do alcance deles.
A China não tem nenhuma sistema antimíssil capaz de (em tese) deter ICBMs/SLBMs.
Cara , se os americanos chegarem nesse ponto com certeza já sabem que estão condenados , isso e impensável, são mestres na diplomacia só acho que perderam muito disso apos a queda da URSS.
Você se esquece que na época o Japao não dispunha de armas nucleares. Então eles nunca se preocuparam com uma retaliação. No caso da China o cenário é diferente. Mesmo que os satélites tenham a posição dos silos, a China ainda dispõe de SLBMs suficientes pra transformar todo o território americano em deserto. E vice-versa. O uso de armas nucleares de um dos lados resultaria em perdas que não interessa nem um nem outro. Não acredito num confronto direto entre as duas potências mas ambas precisam dessa disparidade (principalmente os americanos) pra manter essa gigante indústria bélica caminhando.
R22, A China não dispõe de tanto poder nuclear como você imagina não. Você deveria dar uma conferida na capacidade nuclear e na capacidade de entrega de armas nucleares da China e vai ver que ela , do ponto de vista nuclear, é um rato que ruge. Gostemos ou não os EUA é o único país do mundo que está se preparando para travar e vencer uma guerra nuclear no futuro. Isso porque há mais de 30 anos vem sedimentando sua capacidade defensiva, construindo um “escudo” que mostra sinais de que será eficiente num futuro próximo. A despeito de toda… Read more »
A capacidade nuclear chinesa destrinchada: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/00963402.2018.1486620
Saudações caro Bosco. Acredito sim que os EUA tenham uma capacidade nuclear tanto ofensiva quanto defensiva (como você disse, inexistente do lado chinês) bem maior que a China, mas o lado chinês tem o suficiente pra que essas “feridas” sejam no mínimo profundas o suficiente pra fazer os americanos pensarem muito antes de um ataque nuclear. E claro, a China sabe que se optarem por esse lado também seria assinar sua aniquilação do mapa. Abs.
Bosco, desde 2007 é conhecida a capacidade chinesa em destruir um satélite em órbita, ponha uns 30.000 km/h aí.
A capacidade nuclear dos EUA é fundamentada em mísseis balísticos, por enquanto. Eu não vejo muita distância para eles conseguirem levantar esse escudo ao qual se refere.
Acho, inclusive, que os EUA estão correndo atrás de seus hipersônicos por perceberem que é a forma dissuasória mais efetiva para os próximos anos/décadas.
WVJ, Todo país com com tecnologia para colocar satélites em órbita detém capacidade de ter mísseis balísticos intercontinentais e em tese dispõem de tecnologia para interceptar satélites. Em tese, em tendo capacidade de colocar cargas em órbita, ter ICBMs e interceptar satélites, também dispõe de tecnologia para interceptar veículos de reentrada lançados por mísseis balísticos intercontinentais. O problema não é a capacidade tecnológica “em tese” e sim construir um complexo sistema antibalístico minimamente efetivo de fato, capaz de detectar lançamentos em tempo hábil , o que exige uma rede de satélites de alerta Infravermelho, e capaz de seguir a trajetória… Read more »
A sociedade norte-americana é totalmente individualista, fragmentada em classes sociais que se odeiam e contida com muito esforço pelas autoridades.
Um dos grandes problemas, em caso de um ataque contra o território dos USA, seria as autoridades norte-americanas conterem a própria população.
Em todo o território iria pipocar crimes, saques, roubos. Seria um festival de salve-se quem puder incontrolável. Eles sabem disso.
Ah sim, claro.. exageram.. Isso vindo de uma nação que lançou apenas nos ultimos 6 meses 16 navios ao mar. Sendo: seis corvetas Type 056A, quatro destróieres Type 052D e um navio de desembarque Type 071.
Seria a mobilização de milhões e milhões de militares (escravos) desnutridos, mal treinados e mal equipados … todo o resto é lixo-propaganda comunistas sem valor … Mas, dito isso, acho que os EUA deveriam retirar completamente suas forças da Europa, da Africa, do Oriente Médio e reforçar a Asia para botar a china imperialista e belicista no seu lugar de inutilidade , fraqueza e inferioridade … Lembrando que a Europa nao precisa de forças americanas porque a Russia é Amiga da UE agora e pode Auxilia-los plenamente, E no oriente médio é bom e normal deixar todos se matarem porque… Read more »
Aonde os USA vão arranjar tanta cocaina para controlar os seus militares em caso de uma grande guerra?
Esse tipo de situação considera o seguinte cenário: Um ataque surpresa da china usando misseis Balísticos de Curto e Médio alcance. nesse cenário, mesmo que o ataque seja detectado não se teria muito tempo para retirar os meios das bases e preservar o efetivo. a não ser que a esquadra já estivesse no mar. Isso ai não é um relatório afirmando que em uma guerra aberta e convencional as forças chinesas vão esmagar os EUA de uma vez e sem chances de resposta. (acho que ninguém com metade de um cérebro funcional acredita nisso) Acontece que se a china abrir… Read more »
Seria péssimo para todos pois como sempre falo, entre Russia, China e EUA guerra será em larga escala e nuclear. Ai cada um vai pesar se vale a pena ou não. A china quer taiwan, e os EUA fem que pesar se vale a pena perder nova york por isso.
Só um cego não enxerga o fanatismo nos seus “supostos argumentos”…
o Japão com seu AEGIS Terrestre, AEGIS da marinha, Patriot, poderiam abater centenas de mísseis em poucas horas, os danos talvz não sejam tão grande quanto o rela´torio diz, não sei se eles levaram consideração as defesas antiaérea do Japão e da Coréia, a Coreia tem Patriot e THAAD, seria muito danificada em Seul pela artilharia Norte Coreana, mas o resto do País é bem protegido. Acredito que a NSA e CIA conseguiria avisar com tempo necessário para o Japão e a Coreia ativarem seus escudos anti-mísseis. sabemos que o Patriot e o THAAD funcionam bem assim como o AEGIS,… Read more »
Em que planeta vc vive a maior potencia e a do Tio SAM não adianta bla bla bla. A resposta seria no minimo esmagadora ou se acha que os americanos iam ficar vendo apenas os seus navios irem a pique,
Um ataque desses seria retaliado de forma assimétrica pelos Americanos.
Traduzindo: O pau iria quebrar feio com todo o tipo de arma que poderíamos imaginar, de estilingue e bombas nucleares.
Nunca os Chineses iriam fazer isso, Eles são muito mais inteligentes do que podemos imaginar em nossos devaneios de estrategistas. Simplesmente não vale a pena economicamente. Não podemos esquecer que vivemos um conflito comercial que os Chineses ainda podem ganhar, dá para imaginar Eles a perder tudo numa Guerra???
O Pior será para os países aliados, que serão dizimados.
Acredito que não será fácil como a notícia afirma, mas pode ser que a China consiga várias vitórias antes que o EUA consigam equilibrar as forças no pacífico.
Concordo, mas também lembramos que a China e imensa porém contra com diversos territórios com minorias subjugados que preferiam ser “estimulados” a se rebelar criando diferentes frentes para administrar.
Esse relatório é para captar mais verbas…
Terrorismo sobre o óbvio para ganhar mais um cascalho, aquelas ilhas chinesas tbm seriam pulverizadas é muito mais, segue o baile!
Ok, nunca saberemos ( assim espero ) se esse relatório é mesmo verdade, ou se é só alarmista pros militares pedirem mais verba pro governo.
Em todo caso, a matéria só fala na destruição das bases ( o que é “relativamente facil”, já que são alvos estáticos e seriam o primeiro alvo ),mas o relatório não fala sobre os Strikers Groups e a força de submarinos japoneses que já estariam na água, o que os tornaria difícil de serem detectados.
Ps: o relatório parece esquecer que só os EUA tem uns 10 Strike Groups com NaE’s e subs nucleares, e a Austrália, Japão e Coréia do Sul tambem tem marinhas de respeito.
O relatório e sobre as forças estacionadas naquela área filhote… aprenda a ler…
Se bem que ,
“Simplificando, como o ambiente acima da superfície se torna mais mortal por causa das implantações chinesas de mísseis de cruzeiro, tecnologias hipersônicas e defesas antiaéreas, a vantagem duradoura dos EUA na guerra submarina se tornará cada vez mais importante no equilíbrio regional de poder”, diz o relatório.
O “relatório” fala como se ambos os países só pudessem guerrear com o que tem na região, e que uma vez que os meios que estão no Pacífico forem destruídos, a guerra acaba. Como se os EUA não tivessem meios e tropas em outras partes do mundo, e que eles não fossem deslocar esses meios pro Pacífico em caso de necessidade.
Aprende a interpretar, filhote.
Já na época da guerra fria, os russos sabiam onde estavam todos os porta-aviões americanos 24h por dia e esses seriam alvos primários para um conflito convencional. Imagina agora a China com seus inúmeros satélites.. eles devem saber até o que vai ser servido na hora do almoço nos Strike Groups.
Os chineses já atingiram a superioridade militar regional e a tendência é ela aumentar a cada ano.
Se EUA e China não falirem antes… do jeito que o mercado ta na corda bamba…
já andou lendo sobre como os Chineses estão injetando dinheiro na sua economia, há duas semanas quase um banco vai pro ralo, o Baosheng….. isso é o que sabemos, se os EUA entrarem em crise leva a China junto, uma impressora imprime Yuan, que não tão aceito (ainda) a outra imprime dólar, (que ainda) é bem aceito, em qual vc aposta?
Aposto no ouro
É o que a China e a Rússia estão fazendo.
Às toneladas.
Literalmente
Estocando muito ouro para a previsível atribulações do dólar que estão e aproximando.
A Rússia já saqueou o ouro todo da Venezuela.
Russia não foi a Inglaterra e o outro da Síria foi roubado pelos norte-americanos.
melhor aposta possível, Ouro continua sendo o refúgio absoluto.
Eu vou é comprar um .308 Win. Isso sim.
Essa guerra comercial é apenas teatral!
Por atrás de tanto mimimi americano é o mercado global de 5G q vale mais de USD15 trilhões q os EUA estão perdendo para China na exportação e implantação da rede na Europa e Ásia.
Outra coisa, a China já está planejando a próxima geração, 6G…
Tirando o fato de que o “front interno” da china não ta tão estável assim.
Quando eu vejo esse tipo de coisa acontecendo, uma corrida armamentista naval entre potencias em lembro do Washington Naval Treaty e London Naval Treaty. que foram assinados e moldados para evitar tal corrida naval já que eles sabiam que entrar nessa iria destruir a economia deles.
Nem China nem EUA pode manter esse ritmo acelerado de construção naval sem pesar na economia.
(fora o desenvolvimento nas forças terrestres e aéreas)
A China aposta que os EUA quebrem primeiro, como aconteceu em 2008.
Se ele quebrar ela quebra junto e vice e versa. pouco importa qual a ordem em que eles vão quebrar. se um cair, ele puxa o outro.
Quem foi mais afetado pela quebra de 2008, EUA ou China?
Alexandre. isso foi a 11 anos.
Onze anos. não da pra mensurar o quanto as coisas mudaram nesse meio tempo.
Os mercados chineses e americanos estão mais interligados do que nunca. a queda de um representa a queda do outro e consequentemente um efeito domino levando outras nações.
Não vai ter um espaço de tempo significativo entre a falência dessas nações. Hoje em dia, como mostrado pelas sanções na turquia, previas de eleições na argentina e etc… o mercado responde na Hora.
A China está construindo a Belt and Road que está chegando na Europa. Ela terá muito mais capacidade de domínio e sobrevivência econômica que os EUA, isso é fato. A China irá aos poucos ocupando o espaço dos EUA que passará à segunda posição, como ocorreu com o Império Britânico.
Esmagou ele agora fera… rsrsrsrs. Engraçado é que ele é notadamente pro EUA e ataca qualquer um que defenda o “inimigo”, menos vc… pq será?? kkkkkk
China ainda tem nos EUA quase 30% por cento das exportações, seu ritmo de crescimento só tem diminuído, e os EUA não estão estagnado, acredito que se a China passar os EUA vai ser só depois de 2050. afinal temos o fator índia e demais países asiáticos que podem vir a ser competidores da China.
Lembre que os EUA caíram para quarto lugar no quesito ‘relações comerciais’ com a China, vindo atrás de U.E. ASEAN e Belt & Road.
E a China caiu para terceiro lugar em importância para os EUA, atrás de México e Canadá.
O movimento chinês foi brilhante, cozinhando o galo e transferindo parte das exportações para outros mercados.
Levando em consideração o crescimento militar-econômico a tendência é essa mesmo.
Mas gostaria de ver uma economia global distribuída de forma mais sustentável, de preferência envolvendo 3 ou 4 grande players de igual força e influência, diminuindo a importância e impacto da rivalidade.
Atualmente, a briga entre os dois países tem deixado o mercado agitado e instável.
Galante:
Permita que eu me intrometa novamente.Sua visão é muito interessante.Mas,mesmo sem ser conhecedor de economia,acho que os EUA com um presidente que una o país,e não esse destrambelhado atual,acarretará uma reação gigantesca em todas as áreas.Sobre a Inglaterra:é verdade,mas a ilha tem lá suas diferenças de grandeza com os EUA.
Mas também não sei se digo isso por convicção ou por esperança,pelo temor de um mundo á semelhança da China…
Concordo com a visão de que existe uma corrida armamentista em andamento similar ao que houve na Guerra Fria. Agora, um ponto que eu quero acreditar torna essa corrida diferente da Guerra Fria são os efeitos da globalização. Parece-me que as economias chinesas e americanas estão tão imbricadas que qualquer conflito militar entre os dois países – seja em qual escala for – resultaria em perdas economicas imprevisíveis para ambos os lados. Vide os efeitos da atual “guerra” fiscal. Não acredito (e aqui estou falando sem embasamento) que o mesmo nível de interdependência economica entre EUA e URSS existiu durante… Read more »
O Império Britânico precisou de duas guerras mundiais para ruir. Eu não queria ver isso acontecer
Galante, você afirmar, cabalmente, que um país com mais de um bilhão de bocas para alimentar, semtonomia alimentícia, com várias rusgas internas, com fronteiras quentíssimas, irá passar a consolidada economia americana, não é um pouco emocional demais? “Ocupando espaços”…onde? Uma coisa é ter a supremacia regional. Outra coisa é substituir o papel americano onde interessa…onde tem alimento para alimentar os bilhões de chineses. Você vai ter a ousadia de dizer que a influência chinesa na América do sul e central sequer chega perto da americana? Na Oceania? Nem na África isso está perto de acontecer. Vocês fazem previsões pra China… Read more »
Salário médio da China já supera a média do Brasil.
Sem contar, o poder de consumo de um trabalhador chinês é muito maior do que de um brasileiro!
As revistas de economia já estão comentando a imensa dificuldade que os EUA terão para começar a rolar a sua dívida.
Mencionaram apenas o deficit anual de US$ 1 trilhão.
Nem mencionaram a dívida total de US$ 22 trilhões.
Segue o link e observe que a situação dos EUA é bem pior, mas muito pior que a da China.
https://www.marketwatch.com/story/the-us-treasury-is-about-to-flood-the-market-with-debt-to-fund-a-1-trillion-deficit-heres-why-that-is-a-worry-2019-08-15?mod=mw_theo_homepage
A China já se desfez de quase todos os títulos da dívida norte-americana. Portanto, o Brasil, que detêm muito desses títulos é quem quebra caso os USA afundem.
Ao meu ver, a relação de dependência no mercado está a jogar contra a China, o maior mercado consumidor dela é os EUA.
“As exportações aumentaram 6,7% ano a ano para 9,48 trilhões de yuans durante o período, enquanto as importações cresceram 1,3%, para 7,93 trilhões de yuans. A China viu seu superávit comercial aumentar em 47,4% ano a ano, para 1,55 trilhão de yuans durante o mesmo período. Só em julho, as exportações cresceram 10,3% em relação ao ano anterior, para 1,53 trilhão de yuans, enquanto as importações subiram 0,4%, para 1,21 trilhão de yuans, levando a um superávit de 310,26 bilhões de yuans, aumentando 79%. . O comércio geral cresceu 5,7% em relação ao ano anterior e respondeu por 59,8% do… Read more »
Perfeito Nuptzx!
Caro economista Alexandre Galante, a China depende totalmente do comércio exterior. Se EUA e aliados pararem de comprar da China, ela quebra.
Não estou falando dos aliados Europeus, incluo a India, e vários países em outros continentes.
A China quebla. Aqui no Brasil não paramos de passar vergonha, importando produtos da China, que já temos expertise para fazer aqui.
Importar liquidificador, e ventilador da China?
marcus, É e por que não o fazem e salvam o mundo da tirania do regime comuno-imperialista chinês? Não é tão fácil assim produzir os produtos que hoje são feitos na China a preços baixos, levaria muitos anos, mais de uma década talvez, pois seriam necessários volumosos investimentos em infraestrutura, capacitação, produção de energia, etc, nos novos lugares de produção. O preço destes produtos ficariam elevados por muitos anos até os investimentos serem amortizados, tu acha que o povo do ocidente democrático e livre iriam aceitar a carestia calados por causa de politicagem? Esse boicote econômico contra a China só… Read more »
Defensor,
Devolvendo a pergunta feita ao Marcus: se a China pode derrotar militarmente os EUA em poucas horas, tá esperando o quê?
Responda a esta pergunta que estará respondida a que você fez ao Marcus.
A China não fará isso por que perderia muito em termos econômicos, afinal não se faz abracadabra alakazam e surgem tanques, aviões fuzis, etc. Da mesma forma os EUA e a UE não boicotam os produtos feitos na China por que tem muito à perder também. Estão um para o outro como unha está para a carne.
Agora eu fiquei na dúvida. Estão atrelados ou não? O Galante fala em crise de 2008. Como se algo ocorresse agora, não fosse afetar a China. Esse é o ponto. Vocês tentam estimar o futuro, partindo do momento atual da China num movimento constante e estabilizado de crescimento. Não é assim. Hoje não é mais 2008. A interligação entre os países, por meio do mercado global, é imensamente maior e crescente. O pau que dará em Chico, também dará em Francisco. Não tem isso de prever crises e crises para o mercado ocidental e achar que o mercado oriental estará… Read more »
Tá vendo!?? Eu sabia que você sabia!
Por favor, leia primeiro antes de comentar q a China depende totalmente dos EUA!
https://oec.world/pt/profile/country/chn/
Em 2017, a China exportou 2,41 tri, sendo 476 bi para o EUA, ou seja, são apenas 19,75% da exportação chinesa.
Rússia e China denunciam escalada militar após teste de míssil americano
EUA realizaram primeiro teste com míssil de médio alcance desde a Guerra Fria, após rompimento de acordo de desarmamento com Moscou.
https://veja.abril.com.br/mundo/russia-e-china-denunciam-escalada-militar-apos-teste-de-missil-americano/
Na minha opinião, os problemas internos como insurgências serão os maiores obstáculos no futuro da China, a longo prazo. Fora isso, muito provável, ainda na década que vem que a China ultrapasse os EUA, economicamente, militarmente e culturalmente.
Acho qie você anda muito mal informado sobre a real situação da China…
Galante
Como leigo,creio que uma realocação de meios navais dos EUA para a Ásia,mesmo enfraquecendo a presença deles em outras regiões,iria mudar essa equação.
Tô viajando?
Dudu, Não tem como haver guerra da China contra os EUA. O que pode haver é uma guerra da China contra EUA, Japão, CS, Taiwan, Austrália… Ninguém em sã consciência pode subestimar essa força combinada e os chineses não têm como fazê-lo nem agora e nem num futuro previsível. E não será com mísseis exóticos que conseguirão. Claro, não seria um baile. Haveriam perdas severas para ambos os lados, mas no final a China sairia derrota, quebrada, humilhada e sem capacidade de reagir salvo se fosse para selar seu destino trágico com um ataque nuclear. Os meios navais americanos são… Read more »
Complicado vai ser tentar unir Japoneses e Coreanos para lutar contra a China…
E ainda, a China tem quase o triplo da população desses países todos somados.
E daqui a uns dez anos terá a economia maior que a soma deles também.
Ok, mas esse triplo vira força de ataque como? Vai nadando até a Australia ou Japão? O numero populacional é um dado muito importante como força de defesa ou de produção, mas não como força de ataque direta.
a China tinha mais populção e perderam para os Britânicos! agora fala a grande estratégia que vai destruir Japão, CS e Austrália e EUA juntos.
A China perdeu na Disnatia Tsin, era uma China atrasada, sem armamento moderno, corrupta, desunida e corrupta.
Atualmente, o cenário é bem diferente.
Cheng,
Menos a corrupção. Essa continua igual. Não há como existir governo comunista sem haver corrupção. Principalmente num sistema econômico apelidado de “capitalismo de Estado”.
Os Wesleys Batistas, Marcelo Odebrechts e Eikes Batistas de lá nadam de braçada e devem ficar muito gratos aos líderes do partidão.
Antes disso, leia e pesquise quantos políticos corruptos foram condenados a mortes e a relação de bens dele e da famílias dos corruptos foram confiscados desde 2010 a 2018!
Sinceramente, nem vou perder meu fôlego para explicar os detalhes do programa de combate à corrupção lá na China.
Pq certa pessoa tem deficiência de inteligência de compreender, pois o mesmo, já existe um certo preconceito mesmo a qualquer coisa relacionada da China!
Já vimos britanicos e soviéticos se unirem para combater o inimigo comum, então não seria surpresa esse tipo de aliança. Para quem está se afogando, jacaré é tronco…
Verdade mesmo. A Russia diz que não invadiu o espaco aereo da Korea do Sul, não esta’ mentindo porque o Japão diz que o espaco aereo invadido e’ o dele. O Japão entao re-preende a Korea do Sul por ter ido proteger seu espaco aereo, um pedaco de pedra no mar igual a São Pedro e São Paulo no Brasil.
https://www.bbc.com/news/world-asia-49091523
Superioridade Regional…. sim é o quintal deles, torna óbvio que numericamente a Marinha Chinesa tenha mais meios no momento, mas em caso de aumento de tensões o EUA envia meia dúzia de Strike Groups e resolve o problema… Até pq os NAe. Chineses tem perna curta…
Os Strike Groups serão pulverizados pelos mísseis chineses.
Sinceramente eu não iria esperar que uma pessoa como você iria resumir isso a um verdadeiro super trunfo…
Não é super trunfo, existem estudos e simulações que mostram isso.
A iniciativa belt and road já está sendo barrada, na Europa e nos paises aliados dos EUA, investimentos chineses já estão sendo barrados, ela pode ter resultado em países não tão alinhados ao ocidente (Ex: Paquistão) e temos que considerar que países como a India podem ficar mas alinhados com os EUA. Quanto a economia chinesa eles estão criando seu próprio caixão estão crescendo a custas de títulos públicos com juros superiores a 4%, sem controle nenhum, estão com um sistema financeiro totalmente frágil, quando a economia chinesa esfriar e ela vai a bolha vai estourar, o mesmo aconteceu com… Read more »
Sem contar a imensas áreas no pacífico que podem ser usadas como aéreas de dispersão.
Ainda há a possibilidade dos EUA construirem ilhas artificiais como bases dispersantes, coisa que vai acontecer.
Não esquecer o desgosto que os EUA têm causado nos europeus. Isso que voce considera barrar as iniciativas chinesas é um mero “esperem só um pouco, ver no que isto dá”
Barrada na Europa?
Fala sério.
A Revista Fortune está com uma reportagem sobre o Porto de Pireus comprado pelos chineses e que está sendo a porta de entrada para a Europa.
Se não me engano, 1/3 dos portos de conteineres da Europa já são controlados pelos chineses.
Sem contar as milhares de viagens de trens que estão sendo feitas e incrementadas entre China e Europa.
Corrigindo: ‘1/3 já é controlado’.
Já postei aqui matéria da Foreign Policy sobre o insucesso da Belt and Road na europa, até mesmo no leste europeu. Os políticos de lá já percebem que há um lado ameaçador na influência chinesa.
Simulações não passam de simulações, se Strike Groups são tão vulneráveis, então qual é o motivo da China investir tanto neles ? Sabendo até que a ilha de Taiwan possui grandes aparatos de mísseis anti-navio
“existem estudos e simulações”
Risos
Na pratica a teoria é outra.
Me cite qual a grande guerra que a China já levou adiante nos seculos XX ou XXI?
Quem salvou a China na Segunda guerra foi os EUA.
Quais estudos e simulações?
Não esquece de mandar as simulações para os americanos, que não devem saber que estão usando a estratégia errada.
Sério, Galante?! E por que elesá não pulverizam os porta-aviões dos EUA agora mesmo? Se eles tem essa capacidade, façam isso de uma vez e era bem com esse mimimi….e eles usariam o que? Os super ultra mega poderosos mísseis destruidores de porta-aviões? Hehehe….Galante, você, muitas vezes, parece tanto com o kings que alguns pensam que ele é teu alter ego….. Seria bom os EUA dissolverem suas Forças Armadas, afinal a China é superior em tudo…..tem zilhões de soldados…..e irá usá-los para invadir e tomar todo o território dos EUA…… para os norte-americanos, resta se esconder e deitar, em posição… Read more »
Sim, existe vários estudos, feitos por agências chinesas né?
Sim, e as ilhas chinesas que proveriam apoio logístico para sua marinha seriam pulverizadas pelos mísseis de cruzeiro disparados pelos Ohio, pelos B-2/B-52 e pelos Ticonderoga. Muito provavelmente bem antes da chegada dos Strike Group.
Vc teria esses estudos para compartilhar ? Abs.
Estudos e simulações que contam com o uso dos mísseis DF-21 e DF-26 pra”pulverizar” os grupos navais americanos. Mas daí cairíamos no mesmo assunto já discutido aqui. O uso de armas nucleares, já que pra acabar com uma esquadra americana esses mísseis contam com uma ogiva nuclear de 200 Kt.
nem eu esperava isso.
Não questionaria a posição do Alexandre pois ela é baseada nos estudos de diversas entidades civis e militares como esta do post do naval, é serio e não estão brincando, há diversas projeções algumas mais comedidas e outras mais alarmantes, porém todas no sentido que a China já possui capacidade de se opor aos EUA por meios convencionais no cenário Asia-Pacifico. O próprio EUA já admitiram isso emitindo um relatório em 2018 e tem gente que quer questionar o Alexandre? Porque acham que os EUA mudaram sua estratégia diante da China? Certamente não é por conta de suposições… O ritmo… Read more »
“O ritmo atual de construção de meios militares da China é equivalente ao dos EUA no período da 2ª GM,…” . Está muito distante do que os EUA conseguiram fazer e isso jamais poderá ser igualado,foi uma época única na História e mesmo navios sendo mais baratos e menos complexos do que são hoje, ainda assim os EUA conseguiram comissionar pelo menos 15 grandes NAes em pouco mais de dois anos e mais alguns foram terminados logo depois do fim da guerra, fora todos os demais tipos de navios. . A construção naval chinesa impressiona e é até natural que… Read more »
Sei disto caro Dalton, por isso utilizei a palavra “equivalente”, só nos primeiros 6 meses deste ano a China comissionou 16 navios de guerra(incluindo seis corvetas Type 056A, quatro destróieres Type 052D, um navio de desembarque Type 071), em somente 6 meses, é um ritmo alucinante, por isso a comparação, logicamente são tempos diferentes, complexidades diferentes também, além disso, os EUA possuem muita tradição, mais tonelagem, mas é questão de pouco tempo serão ultrapassados, é fato.
Entendi que você escreveu “equivalente” aos EUA no período da II Guerra e não há nada de equivalente a isso ocorrendo e mesmo a China comissionando mais navios que os EUA hoje não significa que eles irão construir sem parar e a medida que os navios se tornem mas complexos, caros e existirem em maiores quantidades a China terá que sustenta-los e não será fácil, como também tem sido comentado por analistas. . Comparações são complicadas porque existem necessidades diferentes, por exemplo, os EUA estão modernizando um de seus NAes, um processo que leva 4 anos e custa bilhões de… Read more »
Ufa! Lucidez!
.
ΛΑΜΨΕ ΤΟ ΦΩΣ ΥΜΩΝ!
.
Sds
Eduardo, Não entendi. Quem está torcendo pra ter guerra? Salvo o Toinho e mais uns 3 ou 4 que têm ódio dos EUA , de Israel e do Ocidente de modo geral (acho que eles querem que o Ocidente pague uma dívida histórica com o resto do mundo) e que acham que a China iria dar um “couro” nos EUA com uma das mãos amarradas nas costas, ninguém aqui está torcendo pra nada. O “Naval” sugeriu um tema (A CHINA PODE VENCER OS EUA EM QUESTÃO DE HORAS) e nós estamos discutindo sobre esse tema, vendo as diversas variáveis. Alguns,… Read more »
Cara, que falta de paciência de ler esse seu texto. É lógico que os chineses possuem meios para se opor aos americanos na Ásia pacífico. Você acha que a gente é cego? Você acha que a gente acredita que os vários e vários meios que a China tem lançado em terra, céu e mar, não servem para nada? Que os chineses com todo o investimento em educação, tecnologia e inovação não estão aprendendo e conseguindo, de fato, construir bons meios? Isso é lógico. É o quintal da China. O território americano está a milhares de quilômetros de lá. Mas o… Read more »
teropode:
Pensei o mesmo.
E a china seria pulverizada da face da terra né
Alexandre,” Dinah”, Galante. Me passe os seis números da MegaSena.
Quero jogar ainda hoje.
Super Trunfo.
Os países aliados dos EUA formam um cordão de isolamento ao redor da China. Desse aspecto estão pior que o Japão em 1942. Isolando a frota chinesa do Pacífico e impedindo o escoamento da produção imobilizaria o país.
Exato, os EUA tem um cinturão de aço ao redor da China, e ainda tem ostros paises vizinhos da China que não se dão com ela como Vietnan.
Aqueles DF-21 podem ser confundidos com um ataque nuclear…
Space, Os chineses não têm mísseis balísticos antinavios. É mentira! Os DF-21D e DF-26 jamais serão usados com ogivas convencionais para atacar navios. O laçamento de tais mísseis seria detectado e a resposta seria imediata e inusitada. A China jamais iria correr esse risco. Ou a China se vira com seus mísseis de cruzeiro ou semibalísticos e torpedos ou … quá. Ela não terá como usar mísseis MRBM para atacar um BSG americano. Por mais doidos que os comunas chineses sejam eles jamais iram querer despertar a resposta nuclear americana que é possuidor de arsenal nuclear no mínimo 6 x… Read more »
Amém
Galante
Se isso acontecer a China vira um deserto.Some do mapa.
E mesmo se China reajir impondo um desastre parecido aos EUA,a meca do sobrevivencialismo irá sobreviver bem mais eficientemente.
Galante, como você acha que isso poderia acontecer? Quais tipos de misseis e em quais circunstancias? Grato.
Posso te avisar uma coisa? O EUA tb tem os seus mísseis! fica a dica… e tem muito mais…
O renomado United States Study Center da Universidade de Sydney, na Austrália, alertou que a estratégia de defesa dos EUA na região do Indo-Pacífico “está no meio de uma crise sem precedentes” e poderia ter dificuldade para defender seus aliados contra a China, sendo aniquilado em questões de horas….ah, pelo o amor de Deus, uma rápida passada na página desse instituto percebe-se que ele é anti-Trump. Dizer que os Strikes Groups norte-americanos serão pulverizados pelos chineses é no mínimo uma forçação de barra ou uma piada de mau gosto. É simples assim, ataca sem medo de uma retaliação? E todo… Read more »
Me fez dar gargalhadas , jogou um balde de água fria no comentário do colega , po estão esperando batalhas entre porta aviões tipo WW2
É galante. Você se perdeu. Uma pena. O site perde muito de legitimidade quando o principal editor mostra sua carteirinha de fã clube.
Carteirinha do fã clube + uma foice e martelo tatuado no braço. Kkkkkkk
EUA não podem deslocar suas forças para ali cara… os inimigos que fozeram em todas as partes do mundo irão atacar essas areas desguarnecidas….
Exato. O Irã invade o México e a Coréia do Norte invade o Canadá, deixando os americanos cercados! Plano perfeito!
quando avaliado só por país sim, quando avaliado em estado de conflito, aí essa superioridade desaparece.
A Alemanha perdeu a 2GM porque abriu duas frentes, os EUA não podem cometer esse erro, ou se pacifica com a Russia , ou se pacifica com a China, ter os dois como inimigos não é benéfico… e a Russia ficou mais agressiva assim que a China se tornou a segunda economia mundial, a Russia anexou a Crimeia, a Russia fez guerra na Siria, a Russia se prepara para intervir na Venezuela, alguns dizem que foi a Ulcrania que motivou a virada de atitude da Russia, mas eu acho que foi a China, competir militarmente com os EUA é quase… Read more »
Só pra te corrigir -Primeiro ouve um referendo na Crimeia pra se unir com a Rússia cujo resultado passou dos noventa porcento de aprovação, é historicamente a Crimeia era russa, foi doada à ukrania por fazer parte da urss. -segundo a Rússia interviu na Síria a pedido do governo local pra ajudar a combater o estado islâmico que era financiado é treinado pela cia, bem diferente dos americanos que invadiram pra ajudar os terroristas. -terceiro, se a Venezuela pedir ajuda a Rússia pra impedir os americanos de roubarem o petróleo eles o farão,só pra lembrar a Venezuela nao vende petróleo… Read more »
Achei interessante as ponderações mas incluo mais uma: A Rússia não é um pais amigo que ajuda os outros a defender-se do “malvado EUA”! Os seus interessantes também são tão ou mais escusos que o dos EUA.
Claudio, – primeiro, o referendo foi com uma Crimeia ocupada e sem fiscalização internacional. Sabemos o resultado disso. – segundo, o ditador sírio sofreu o que todos os ditadores sofrem, mais cedo ou mais tarde, que é uma tentativa de retirá-lo do poder. Os rebeldes sírios são apoiados pelos EUA. Quanto ao EI, vc é que está dizendo que eles são treinados pela CIA e financiados pelos EUA. Infelizmente (ou felizmente) o que você diz não é levado em conta no mundo real. – se a Venezuela pedir ou se o Maduro pedir? Uma coisa não tem nada a ver… Read more »
vc é ingênuo, os Russos no começo da Guerra embargados foram solidários aos Sírios, chega eu quase choro por ver tamanha bondade, aquilo dali é importante demais para os Russos, e na minha opinião o EI é mais cria da Arábia Saudita, AS mata jornalista, financia terrorismo, destrói prédio em Manhattan e fica de boa, sou contra os Europeus na Síria e os Americanos também, na Síria temos um conflito que é mais Rússia x Europa e Grupos de poder ocidentais……. o Wahabismo da AS é perigoso, tendo até mesmo a Rússia no passado ameaçado a AS sobre isso, hj… Read more »
Amigo, a Rússia não fez guerra na Síria, eles foram chamados por damasco após jogadores externos fabricarem o conflito e começarem a financiar e suprir a “oposição moderada” com treinamento e armamentos, fora mercenários de outros países…
a Guerra da Síria na minha opinião é mais Europeia do que Americana, tudo para parar a Rússia, todo mundo sabe que a Rússia poderiam ‘acabar’ com a Europa em um inverno, sem dar um tiro.
Ahahaha. Nem por isso, passava se mais frio. Mas não morriamos, se fizessem bloqueio do gás que passa na Argélia, aí já eram outros quinhentos e outra história, no dia que os russos cortarem os gasodutos o mais probavel é os europeus reforçarem as ligações com os que vêm de África.
Não é a toa que os europeus mantêm pequenos contingentes por lá pelas zonas de África, tal como russos e chineses.
Quem leu o livro “Sobre a China” de Henry Kissinger sabia que isso iria acontecer.
Pois e’, como a era de ouro dos USA ja’ era.
Naquela epoca haviam pensadores brilhantes
como Kissinger, Zbigniew Brzezinski, John Kenneth Galbraith,
Herman Kahn, e muitos outros com visao do futuro.
Hoje ………………
Caro Harriman, não interprete meu comentário com anti-americano, mas nenhum desses indivíduos que você citou era americano de nascimento
Kissinger, assessor de Nixon, de origem alemã [fã de futebol], Brzezinski, assessor de Carter, de origem polonesa. Mas Hahn nasceu em New Jersey! Acabei pesquisando este último… e que trabalho na RAND Corp.
Verdade André, Herman Khan é o único americano da lista, embora de ascendência judaica. Galbraith nasceu no Canadá
Você não pode se fiar apenas em um livro, mesmo que seja do Kissinger… outro fator que você está ignorando, os EUA (e sua economia) mudaram radicalmente nos últimos 3 anos (alguns analistas já dizem 15 anos em 3…) e a China está se revelando muito menos sólida do que parecia antes da era Trump. Acho que H. Kissinger não contava com uma guinada tão abrupta na política americana, talvez seu livro esteja desatualizado… as variáveis mudaram…
José,
O único fato imutável no mundo é o fato dele ser altamente mutável. rsrsss
O tal fator “caos” está permeado em tudo no Universo.
Teoria do caos: “Pequenas alterações nas condições iniciais produzem resultados amplamente divergentes para tais sistemas dinâmicos, tornando a previsão a longo prazo impossível.”
N. N. Taleb na veia hein, Bosco?
O Trump, é grande presidente??? Em quê?? A economia mudou para melhor??? Em quê????
Não se ganha guerras com mísseis, mas com bombas e com capacidade de reconhecimento, vigilância e controle, de modo a se antecipar ao inimigo e poder direcionar suas armas. Enquanto os chineses não acabarem de desenvolver seus mísseis (que estão sempre no modo futuro) e explicarem (nem precisam provar, basta explicarem de forma que seja compreensível e aceitável) como irão usar mísseis balísticos para atingir porta-aviões a 4000 km de distância, é só retórica. Quem escreveu esse relatório não tem conhecimento disso. Deve ter feito o o cálculo de X mísseis com X capacidade contra X mísseis com X capacidades… Read more »
Correção: menos o Japão, que não tem mísseis de ataque estratégico.
Vale salientar que até os japoneses estão pensando em implantar mísseis Tomahawks em seu território.
Bosco acredito que vão colocar os Tomahawk em terra de novo, para igualar os mísseis chineses na região sem ter que mandar mais navios.
A estimativa que os EUA tenham cerca de 6.000 mísseis Tomahawks
O problema é que so podem ser disparados de navios.
Já pensou 6000 misseis Tomahawks com ogivas nucleares de baixa potencia, 20 kilotons, pipocando na cabeça da Chinesada.
Acreditou certo:
https://www.thedrive.com/the-war-zone/29477/lets-talk-about-the-post-inf-treaty-u-s-test-of-a-ground-launched-tomahawk-missile
–
Isso é só o começo da dança.
Tava demorando vc com suas perolas… Deixe acertar o alvo e fica provado pra vc blz? só acho que os EUA não pensam como vc que não funciona… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Alison,
Volta a se masturbar em site pornográfico que você ganha mais.
Alison,
Vc provavelmente não vai entender e eu nem deveria estar perdendo meu tempo com mais essa “pérola”, mas a esperança é a última que morre. https://nationalinterest.org/blog/buzz/report-china-tests-df-26-carrier-killer-missile-should-navy-be-worried-42827
20/08/19 – terça-feira, btarde, todas as informações são simples suposições, num confronto vários fatores estariam sendo visto: prática de enfrentamento, fibra dos combatentes, países que no momento estejam fazendo parte do confronto, qual as possibilidades dos confrontantes a curto, a médio, e a longo prazo, uma guerra envolve vários confrontos e nestes confrontos é quando surgem os grandes estrategistas. Que nunca vejamos um confronto deste porte.
Um dado interessante e dentro do contexto.
Reservas cambiais:
EUA – US$129 BILHÕES
RÚSSIA – US$520 BILHÕES
CHINA – US$ 3 TRILHÕES
Mas tudo em dolar, quem é dono do dolar ? EUA, o Tio SAM.
Apesar das reservas da Rússia ser cotadas em dólares, ela não está em dólares, foi convertida para outras moedas já á algum tempo…
E agora, Rússia e China tomaram gosto pelo ouro.
Muito ouro!
Qdo outros pais é dono é dono de 20% de seus papeis de dividas internas, vale pouco ser dono do dólar.
A principal moeda cambial nos dias de hoje é o Dollar então, nada mais comum do que estipular o valor bens e reservas nesta moeda. Hoje talves a reservas em dólares da Rússia, seja menor até do que a do Brasil. Por que acham que o valor do Ouro está aumentando mês a mês? Troca de dinheiro por ouro.
A china tb está comprando ouro de forma acelerada.
A do Brasil é maior que a dos EUA, e dívida pública é menor, graças aos governos que “quebraram o pais”.
Não se sabe se o atual desgoverno vai usar tudo e acabarmos em 4 anos reféns do FMI novamente, como a Argentina de Macri.
Não tem como. Teria que vender os títulos em posse do Banco Central. Isso derrubaria o Real pois é um indicativo de insolvência do governo.
E isso significa o que para os EUA?só para saber oque vc pensa?
Reservas internacionais são nada mais do que títulos de dívida publica. No caso, maioria são títulos emitidos pelo governo federal americano.
Pois é, para comprar um Euro a Russia precisa de 69 rublos. Para comprar 1 Real a Russia precisa de 17 Rublos.Paridade Rublo x Dolar, 60 Putins para comprar 1 dólar.
China, 1 dólar compra 7 Yuans, 1 Euro com 8 Yauns.
As moedas Russas e Chinesas são fracas.
O EUA ainda dominam e influenciam economicamente uma enorme quantidade de países.
O poder do dólar esta no petróleo Saudita, A America têm que controlar o Oriente Médio com a ajuda de Israel e o Pacifico com a ajuda da Australia, essas são as zonas mais badaladas do globo, o Oriente Medio têm 60% das reservas de Petróleo (Arabia Saudita + Quatar + Iraque + Iran + Omã + Koweit) , os Sauditas têm muitas reservas de dinheiro na América, a principal comidite do mundo ainda é o Petroleo ou o oil, basta controlar o oil, você controla a cotação do dolar… O Reino Unido com a Libra equilibra a balança, não… Read more »
Engraçado o pentágono tem mais de 6 mil tomahawk, cerca de 2.500 JASSMs mas só os 2.000 mísseis chineses é que contam, como se não houvesse defesa antiaérea/anti-mísseis e estratégia de dispersão.
Toda a força chinesa encontra-se dentro do próprio país, fora a distância dos EUA para China. Queira ou até os EUA movimentar toda a sua força em direção à China, os asiáticos já saem em vantagem. Agora o que ocorrerá depois, só Deus sabe.
Os EUA tem o comando estratégico, ou você acha que a USAF vai ficar de bracos parados tendo 120 bombardeiros a sua disposição.
Mas esses 6000 tomahawks são para conter a Russia, agora conter a China, precisas de aumentar esse número.
E como se os EUA não tivessem ensaiado esse cenário dezena de vezes…
Sim, os chineses podem vencer os americanos…basta não soltar pecinhas durante os combates.
Comentário do cidadão de um pais de Terceiro Mundo q tem para sua defesa uma marinha quase da época das caravelas, tres duzias de “F-5s” para defesa aérea e um exercito q vai trabalhar em meio expediente pq não tem comida. Vcs não tem senso de ridiculo rs
Muito boa essa?‼️ Eu acho graça quando vejo alguns zombando dos navios, aeronaves e blindados de outros países, enquanto nós mal temos capacidade de construir um navio de patrulha oceânica ou de nem ao menos ter um sistema de defesa antiaérea decente, mas ficamos a malhar dos outros…
Acabou. Os EUA já tem orquestrada a sua derrota.
Sim, vai ser amanhã.
superioridade aerea é tudo…todas as guerras foram vencidas assim.
Prezados: A tecnologia naval embarcada em todas essas frotas beira às raias do absurdo em sofisticação. Mesmo assim eu acho pouco o número de mísseis por navio ou tonelagem. Perguntar não ofende: imagino frotas de navios cargueiros (à paisana ) com centenas de silos verticais ( isto mesmo – centenas) contra alvos navais – aéreos e sub ? Com trajetórias variadas etc. A próxima blitzkrieg que se aproxima no horizonte não vai dar tempo para abastecer navios, carregar torpedos em subs etc. Exemplos ? Israel possui uma das maiores frotas de caças etc. Quem ganhar o primeira – ganhou todas.… Read more »
Teórico, O que você está teorizando rsrss (não resisti) já foi teorizado no passado. Quer dizer… mais ou menos. Era o conceito “arsenal ship”, em que um navio levaria centenas de mísseis LACM (míssil de cruzeiro de ataque terrestre) e ASCM (míssil de cruzeiro antinavio). Esse conceito está ultrapassado na USN que prefere o conceito de “letalidade distribuída” , onde alguns “poucos” mísseis são distribuídos em uma grande quantidade de meios de superfície e submarinos, inclusive meios não combatentes diretos , como por exemplo, os navios de assalto anfíbio. Eles tanto podem disparar contra alvos em terra utilizando veículos de… Read more »
Tinham a mesma impressão que, em 1979, o Vietnã não duraria 6 horas se a China o atacasse. Os fatos mostraram o inverso. A China ainda precisa mostrar a que veio, pois a ultima aventura militar sua foi um desastre (Vietnã) e, mesmo que houvessem e de fato ocorreram grandes avanços no hardware nos ultimos anos, ainda falta comprovar se isso foi na direção certa e acima de tudo, se os recursos humanos Chineses terão algum valor.
**Vendo esse mapa, lembra os planos SHO-GO do Japão na IIGM.
Da um desconto , foi contra quem também né.
Olha ao meu ver a situação é essa mesmo, e nos próximos capítulos verenos ta invasão de e Taiwan acho que antes da metade da próxima década. a questão não são somente os misseis e as ilhas, mas sim tbm os submarinos, hoje a arma de interdição naval mais eficaz na minha opinião, colocamos na balança misseis instalados nas ilhas com centenas de km de alcance, mais a frota, mas submarinos da quase pra fechar o mar do sul da china e eles sabem disso. Na questão de Taiwan se os Eua quiserem se envolver (vão gritar, chorar espernear mais… Read more »
Engraçado que que faz essas análises, nunca leva em conta os submarinos que US Navy e aliados consegue colocar em operação…
A China na tem submarinos sobrando para barrar os submarinos americanos no Pacífico.
A questão é achar os Subs da US Navy. Submarino nunca foi uma arma focada em atacar outros submarinos.
Verdade o padrão, capacidade e qualidade dos submarinos se equivalem. Sem falar no treinamento da tripulação.
Mesma coisa para os Chineses vários Tomahawks atingiriam bases chineses, assim como mísseis Japoneses, Coreanos e etc, eu acredito que o Japão e Australia estão bem para os próximos anos, Japão colocando modernos subs, a Austrália também, o Japão acaba de colocar no Mar está em testes de Mar o Segundo Maya Class, que é capaz de atuar mais colaborativo com a USNAVY, armado com SM6 e SM3,,,, eu acredito que a seria como RAND falou seria catastrófico para os dois países, ia ser um empate, em que os dois sairiam perdendo, e quem ficasse de fora sairia ganhando, as… Read more »
” Mentira. Esses australianos sempre foram uns comunas enrustidos.” – Bolsominion no FB.
Para quem não sabe os EUA possuem um super computador quântico mais poderoso do planeta terra….
Basta fazer um ataque racker na China que apaga todo qualquer tipo de aparelho eletrônico.
Então, relax…a guerra tá ganha…kkk
100,
Diferente de você que tem lado e torce para o outro ser varrido da face da Terra (sabe-se lá o porquê ), o Relax não disse para qual lado ele torce. Ele só citou o que considera um fato.
Exercícios são bons para manter a doutrina e a moral da tropa, mas diante dos mísseis instalados chineses que podem ser disparados de seu próprio território e atingir alvos norte-americanos e dos aliados sinto dizer que é inútil. Os EUA deveriam estar conversando com seus aliados do pacífico para convence-los a comprar mais baterias de misseis para sua defesa. Também é notório que os EUA estão se preocupando com seu território do que com suas bases. Sabe que se a China atacar essas vai ser uma caminho sem volta para um contra-ataque nuclear de ambos os lados e todo mundo… Read more »
Luiz, Você acha que os chineses irão usar mísseis balísticos de médio alcance com ogivas convencionais para atacar porta-aviões americanos e bases americanas e de países aliados e no processo fazer as sirenes lá no NORAD apitarem como loucas? E você acha que os EUA vão esperar pra ver se seus porta-aviões serão atingidos? Ou para ver se as ogivas são convencionais? E você acha que os chineses não temem as 1500 ogivas americanos em estado de prontidão (e mais 6000 na reserva)? Será que os chineses são mesmo homens de ferro e terão coragem de por a mão no… Read more »
Bosco, você está esquecendo um fator importante dessa equação: a Rússia. Mesmo que ela não se envolvesse, o que acho quase impossível, e ficasse só assistindo, existiria depois um mundo onde EUA e China estariam arrasados e ela intacta.
Infelizmente isso não iria acontecer. Se os EUA ou a China virem que o caldo entornou iria fatalmente sobrar para a Rússia. A vantagem da Rússia é que os EUA podem achar que conseguem sobreviver a um ataque nuclear chinês , que seria de baixa intensidade e não atacá-la. Se for daqui a 10 anos já complica muito pra China sequer atingir os EUA com armas nucleares em eles permanecendo só com menos de 300 armas (ogivas e bombas) e não há nada que aponte que eles estão construindo mais. Em menos de 10 anos a capacidade ABM dos EUA… Read more »
Então, a China está protegida pela sombra da Rússia. Se você acha que os EUA poderão, num futuro próximo, atingir a primazia nuclear, boa sorte. Não conseguiram nos anos 90 e 2000, quando o mundo era unipolar, conseguirão agora? A Rússia desde a década de 70 assumiu a liderança no poder nuclear (claro, essa liderança é irrelevante – porque morrer com 5 tiros ou com 1 tiro só não faz diferença, bem como não faz diferença morrer com tiro de canhão ou de revólver). Segundo a mídia russa, eles se sentem relativamente seguros. Implantaram novas armas (que para você são… Read more »
100, Rússia com primazia nuclear? Agora e no passado? Não passa vergonha não. A URSS (Rússia do passado) faliu por conta da corrida nuclear onde os americanos estavam instalando mísseis MX (12 MIRVS de 500 Kt) , estavam desenvolvendo o mini Migteman móvel (1 SRV de 500 Kt) , instalando mais de 400 Gryphons (Tomahawks lançados de terra com ogiva nuclear) e uns 200 Pershing II na Europa. Estavam instalando bomba de neutrôns em seus mísseis Lance. Estavam lançado os SSBNs Ohio com 24 SLBMs Tridents (com até 14 MIRVS cada). Estavam operando o B-1B que seria armado com AGM-86B… Read more »
Bosco, Não é uma questão se vão ou não usar… Eu penso que nem você que de maneira nenhuma eles irão usar. Mas o fato é que os chineses estão colocando os misseis ao alcance das bases dos EUA e seus aliados e o que resta fazer é também os mesmos (EUA e aliados) começarem a colocar Patriot de torto a direita para interceptação. Agora não fique pensando que não irão fazer porque se estão instalando é porque a intenção há de fazê-lo. Depende de uma conjuntura de fatos e acontecimentos para o aperto do botão. Ninguém quer uma guerra… Read more »
Luiz, Pram mim, se os chinas usarem , serão mísseis balísticos nucleares, e aí, eles estarão irremediavelmente perdidos porque se no mano a mano convencional eles perdem, no nuclear eles tomam de lavada. O que não vejo como possível é eles quererem usar mísseis balísticos convencionais contra as bases americanas na região, tipo Guam. Os mísseis convencionais de médio alcance capazes de atingir Guam partem das mesmas bases que os mísseis nucleares e seria um ato suicida. Seria o mesmo que um sequestrador sequestrar um ônibus com uma arma de brinquedo e achar que o sniper não vai atirar quando… Read more »
Pessoal, os EUA já perderam essa,. Os banners, camisetas e chapéus de campanha “Trump 2020” estão sendo feitos na ………….. China.
É sintomático nos detalhes.
https://www.marketwatch.com/story/trump-2020-campaign-banners-are-being-proudly-produced-in-china-2018-07-25?fbclid=IwAR1Asx4GPMQL5nLEzIF2qxxzmV_mQ9MFiR5EbYdgCrThXdlBNbkI9Q7ysh0
Pra mim a China é uma superpotência e uma superpotência sempre será uma ameaça para qualquer outro país, simples assim, os EUA trabalharam muito bem essa imagem de bom mocinho ao ocidente mas a verdade é que o poder econômico dele e militar também é uma ameaça ao resto do mundo, inclusive aos próprios países Europeus que foram rebaixados a lambedores de bota dos americanos, e nada podem fazer a não ser dizerem amém a Casa Branca. China é a segunda maior economia do mundo (e em expansão), tem a maior população do mundo, tem um território gigantesco, e seu… Read more »
hong kong>macau>taiwan>japão, a china tem bem claro seus objetivos, nunca vão esquecer o que os japoneses fizeram com eles….
Ghutoz, Toda a história humana é permeada por crueldade. Todos os povos em algum momento ou foram oprimidos ou oprimiram. Os chineses querem estabelecer uma hegemonia no mundo por uma simples razão: poder. Não estão nem aí para as atrocidades que os japoneses fizeram há 80 anos. E fossem importar e guardar mágoa, eles já teriam tirado o partido comunista do poder porque este matou mais e de forma mais cruel que 100 vezes os japoneses. E também o histórico dos soberanos chineses em relação às atrocidades cometidas sobre o povo não fica a dever nada aos japoneses. Outro motivo… Read more »
se um dia eles chegarem no japão vamos tirar essa dúvida….
Relatórios apontavam vitória fácil de napoleão sobre os portugueses, relatórios apontavam vitória da URSS sobre o Afeganistão, relatórios apontavam vitória da Alemanha sobre toda a Europa e por fim relatórios apontavam vitória fácil da Arábia Saudita sobre o Iêmen. O papel aceita tudo, toda e qualquer coisa.
Rússia e China denunciam escalada militar após teste de míssil americano
EUA realizaram primeiro teste com míssil de médio alcance desde a Guerra Fria, após rompimento de acordo de desarmamento com Moscou.
https://veja.abril.com.br/mundo/russia-e-china-denunciam-escalada-militar-apos-teste-de-missil-americano/
Pois e’ Washington saiu do INF no dia 2 de agosto,
e ja’ no dia 18 de agosto, o Pentágono ja’ estava testando míssil
que viola o tratado.
Nunca me diverti tanto lendo os comentário… rs…
acabou a pipoca, vou fazer mais….. Continuem por favor!!!!
Está bem legal a guerra aqui… acho engraçado a torcida uniformizada kkkkk
A China quer dividir o Mundo em dois tudo que esta ao seu lado do globo siga sua influência e o que estão do lado dos EUA iram seguir a influnência dos EUA, entao os EUA tem a questão da Venezuela e Bolivia e Cuba para resolver e a China têm Taiwan, Japão, Corea do Sul e Australia.
O governo Obama foi o culpado maior.
Rapaz eu não gosto do Obama, mas culpar o cara por tudo que está acontecendo agora é no mínimo desonestidade. Obama governou para tirar os EUA de uma de suas maiores crises econômicas de sua história, culpa do vaqueiro playboy metido a senhor da guerra, ou era salvar o país da crise, ou brincar de geopolítica e se afundar ainda mais. Embora não tenha tomado as melhores decisões, Obama foi menos pior que certos testosteronas high da direita, como Reagan (transformou os EUA de credor em devedor) e Bush filho (queria brincar de Deus da guerra e jogou o país… Read more »
Defensor,
Eu não entendo a matemática de vocês. Afinal, os EUA invadir países pra roubar petróleo e lubrificar o complexo industrial militar dá lucro ou não?
De acordo com você ele sai dessas “conquistas” pior do que entrou.
Explica aí!!!
Essa matemática que você citou não é minha, não me ponha onde eu não estou. O lucro depende da perspectiva de quem olha, se pelo lado da indústria de armas, foi um baita negócio, já pelo lado de quem pagou a conta e esse dinheiro nunca irá voltar para o seu bolso, é o fundo do poço.
na vdd desde sempre os EUA são assim, vem um conserta o erro do antecessor, faz sua bomba e assim por diante, o Obama fez o QE agora o Trump vai segurar a bomba, vai ajeitar as coisas e criar uma nova para alguém.
Pois é, mas sobre essa questão da China os neocons deveriam descascar o couro do vaqueiro playboy, que foi brincar de age of empires no Iraque e no Afeganistão, e se esqueceu da bagunça dentro da própria casa. É igual a esquerda culpar Bolsonaro pelos problemas que se arrastam há décadas no Brasil.
O Obama pode ser considerado culpado pela omissão diante do expansionismo chinês, seus aliados olhavam os EUA com desconfiança e seus inimigos com desprezo. Queira ou não, o intervencionismo exagerado de Bush tornou os EUA não só temível, mas também ameaçador, e se isso reflete nas alianças que têm perspectivas de que estão no lado certo – no caso geopolítico, o lado mais forte. Longe de mim defender Bush, mas na questão geopolítica, o direcionamento da politica externa do Obama acaba se tornando pior do que a doutrina Bush. Iria comentar sobre Reagan e a economia dos EUA pós-crise de… Read more »
A meu ver, esses misseis chineses são elementos altamente dissuasivo, sem dúvidas. Uma arma limita praticamente para manter a presença indesejável e ameaçadora de um Carrier Strike Group afastado…Caso a China os utilizasse teria que aceitar uma retaliação violenta! Está disposta? E praticamente extinguir sua cultura, seu povo, seus valores milenares. Resumo, abrir mão de todas as conquistas que obteve nesses milênios além de arrastar todos seus vizinhos para confusão. Pois é sabido que os Estados Unidos possuem 18 submarinos nucleares apenas da Classe Ohio, 14 são armados com (SLBM) recheados com ogivas nucleares de 300 ou 475 kilotons. Fica… Read more »
Imagina tudo que você construiu ao longo de décadas, cadeias de suprimentos montadas, bases e estruturas armadas, navios e aviões que levaram anos para ser construídos, testados e aprimorados, serem levados em grande parte com o simples apertar de um botão que fará chover mísseis e mais mísseis em cima de você. Se os EUA quiserem manter sua posição no Pacífico, não vai ser vendendo mais F-35 para os seus aliados. Eles terão que reforçar sua presença, instalar mais sistemas antimissil e cooperar ainda mais com seus aliados. Do contrário, a águia vai levar uma mordida bem dolorosa do dragão.
Os americanos torram o orçamento militar gigantesco jogando misseis de milhoes de dolares em terroristas de camelo no oriente medio. Chegou a hora de focar na verdadeira ameaça.
Sobre os misseis, os americanos perceberam que o tratado de misseis intermediarios era uma cilada, o Putin não respeitava e a China não participava. Agora que os americanos voltaram a produzir misseis balisticos taticos, seria interessante estacionarem algumas centenas no Japão.
Coitado do Japão cara . olha só , gato escaldado tem medo de água fria
Japão tem maior Marinha com AEGIS depois da USNAVY, tem AEGIS até em terra, tem participação no SM3. além de que tem tecnologia e dinheiro para rapidamente fazer sua bomba nuclear.
Os EUA sozinhos não ganham a guerra, mas juntando todo mundo que tem problemas com a China… Após duras batalhas, ar e mar vão ser dominados pela aliança indo-pacífica. A supremacia chinesa se dá por meio terrestre. Uma mistura de URSS e 3º Reich, uma blitzkrieg em direção ao oeste, nenhum passo para trás. Ninguém será capaz de parar a China em terra, não em uma guerra convencional.
EUA podem vencer qq Força q a China possa por na América em questão de horas…. diga-se de passagem…
“Sarcasmo on” – Como assim? Me explique melhor esse cenário. – “Sarcasmo off”
A China lançou recentemente uma série de satélites para apoiar os seus esforços ASBM: -Yaogan -VII electro-ópticos por satélite – 09 de dezembro de 2009 -Yaogan-VIII radar de abertura sintética por satélite – 14 de dezembro de 2009 -Yaogan-IX Naval Oceano Sistema de Vigilância da constelação (NOSS) (3 satélites em formação) – 05 de março de 2010. -Yaogan-XVI Naval Sistema de Vigilância Oceano constelação (NOSS) – 25 de novembro de 2012 segundo informações a China esta trabalhando em um radar Over-the-horizon para localizar os alvos para seus sistemas ASBM…testes com misseis foram feitos recentemente em 2013 contra um alvo no… Read more »
Esse é um cenário que deve ter umas 5 mil pessoas trabalhando Full Time ao redor do mundo. Pessoas altamente gabaritadas de alto escalão das forças armadas/inteligência dos EUA, China, Rússia, UK, etc etc etc. Inúmeros computadores trabalhando Full Time para prever estratégias e algoritmos pesados rodando em supermáquinas. Bom, isso já deu um banho de água fria em muitos “especialistas de fórum” aqui. Eu, inclusive. Kkkk. Na minha humilde opinião, numa hipótese de conflito, deve-se descartar o uso de mísseis balísticos, uma vez esse cenário (ao meu ver) seria catastrófico para todos os países envolvidos. Primeiramente, acredito que em… Read more »
como assim os EUA não teriam como Ajudar o Japão? eles jogar sua marinha mercante no fundo do oceano? seus portaviões e cargueiros da USAF também?
Não jogariam no mar, mas não teria muito o que fazer. O que eles iriam fazer quando começar a cair 120 mísseis convencionais chineses na sua cabeça. Ok, jogariam alguns de volta. Mas as forças americanas estariam muito fragmentadas e espalhadas. Simplesmente não dá para eles atacarem e saírem vitoriosos nesse cenário. O mesmo aconteceria se, por exemplo, a China ou Rússia tivesse algumas bases espalhadas, digamos, na Venezuela, Cuba, Panamá, Republica Dominicana, etc. Simplesmente não teriam como fazer frente ao poderio Americano na região. Nesse cenário, não é simplesmente medir força, mas a disponibilidade e o volume de fogo… Read more »
Não entendi muito bem o 2 item. A China não tem capacidade de produzir seu próprio alimento? A China faz fronteira terrestre com 15 países. No caso de necessidade, esses países não poderiam transportar por via terrestre? Ou por via área?
Nada como uma dose de sensacionalismo pra impressionar os politicos e assegurar o orcamento. Aprenderam bem
Alexandre Galante
Com essa vontade de derrubar os Estados Unidos e o mundo ocidental é melhor aprender a comer o arroz com pauzinhos!
Claro que o imperador Xi não ia permitir um blog a discutir os assuntos sagrados do estado e das forças armadas chinesas! Lá ia o nosso blog ficar com os olhos em bico… é fácil em democracia dizer o que quer que seja, é apenas uma opinião. Ter opiniões e falar em liberdade em Hong Kong é muito mais perigoso!
Um abraço
Ahhhh… ter opiniões na China pode dar pena de morte… Alguém conhece o estudante que se colocou em frente de um tank na A Praça da Paz Celestial também conhecida por Praça Tiananmen!? Quantos estudantes chineses foram para a paz celestial em 1989? Que Deus os proteja…
Só relatórios alarmantes com fins já pensados.
Quem pensa que os U.S.A estão dormindo, se engana.
O dragão vermelho quer engolir o mundo, e transforma-lo numa planetária venezuela. Só que não.
A pressa e ambição da china será sua derrocada.
No passado recente, outros quizeram dominar toda a europa, outro vermelho, que o muro caiu dominar o mudo, outro derrotar os U.S.A e dominar todo o pacífico, deu no que deu. Será assim com o dragão comunista.
Vence uma batalha, mas perde a guerra, e o pais seria destruído economicamente, China e totalmente dependente de exportação. sem os mercados dos EUA e EUROPA já era …
Remenber second War World! Venceria no inicio os USA na Asia e… depois aguente a resposta arrasadora que viria.
Fato: A China veio para substituir a URSS como sendo a outra superpotencia a contrabalançar o poder dos EUA no mundo. Com uma diferenca gritante: a URSS sempre foi uma superpotencia militar mas nunca foi forte economicamente; a China esta fazendo o caminho oposto a isso, hoje ela tem uma economia forte e tbm esta se fortalecendo militarmente. A China atual ainda nao se compara a URSS em poder militar mas esta trilhando o caminho para chegar nesse patamar e mais, os chineses nao pretendem levar o “comunismo” para o resto do mundo igual a URSS pretendia, mas eles estao… Read more »
Não é a toa que Japão, Coréia do Sul, Tawian e Austrália estão se rearmando, e precisam mesmo pois a China esta investindo pesado!
Quem vai alimentar esses milhões de soldados chineses? EUA, Canadá? Austrália? Brasil ou uma argentina que entrará em convulsão como a Venezuela?
O problema é que uma guerra entre china e EUA vai arrastar o mundo inteiro, não vai ser apenas um fronte, coreia do norte/sul, irã/israel, paquistão/india/china, russia/ucrania, turquia/curdos etc… EUA vai ter de ralar pra por ordem nessa bagunça, visto que a europa em pouco ajuda/ajudaria, capaz até a argentina e venezuela se empolgar rsrsrsrs
Nesta Sopa estão esquecendo da ÍNDIA, que alem de NÃO ter uma boa relação com a china, tem uma força militar de respeito.
China um dragão de papel.