O Ministério da Defesa do Japão anunciou formalmente sua decisão de selecionar o caça furtivo F-35B dos EUA como a aeronave de decolagem curta e pouso vertical (STOVL) do país. A decisão foi praticamente garantida, uma vez que os Estados Unidos e a Lockheed Martin, fabricante da aeronave, foram os únicos licitantes do contrato japonês.

A Força Marítima de Autodefesa do Japão (JMSDF) contratará 42 caças F-35B a um custo unitário declarado de US$ 130 milhões cada. O F-35B foi construído de acordo com as especificações do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA e foi projetado para operar sob diferentes condições do F-35A de pouso e decolagem convencionais.

As duas aeronaves diferem de várias maneiras. O F-35B, devido à sua capacidade STOVL, tem um alcance menor e possui um contorno de fuselagem diferente. Também difere nos tipos de armamentos que pode transportar. O fabricante da aeronave descreve o F-35B como tendo sido “projetado para operar a partir de bases austeras de pista curto e de uma variedade de navios com capacidade aérea operando perto de zonas de combate na linha de frente”.

A decisão oficial japonesa foi tomada no dia 16 de agosto e representa a progressão dos planos de reequipamento dos destróieres polivalentes da classe “Izumo” da JMSDF para operar como porta-aviões leves de fato com o F-35B a bordo.

Como o The Diplomat informou em dezembro passado, o gabinete japonês concordou com os planos de converter os navios da classe “Izumo”, JS Izumo e JS Kaga, em porta-aviões com capacidade STOVL. A decisão seguiu um estudo do Ministério da Defesa do Japão.

As Diretrizes do Programa de Defesa Nacional do Japão (NDPG) exigem o desdobramento de porta-aviões com capacidade STOVL nos próximos cinco anos. A conversão do JS Izumo e JS Kaga, os dois maiores navios da frota da JMSDF, ocorrerá em meados da década de 2020.

Destróier porta-helicópteros Izumo DDH-183
JS Kaga
JS Kaga

A classe Izumo não será formalmente designada como porta-aviões, mas sim com a recente redesignação da classe como destróieres de escolta multiuso, no lugar de destróieres porta-helicópteros. A classe foi originalmente concebida com operações de guerra antissubmarino em mente.

As autoridades japonesas justificaram a decisão de tornar a classe Izumo capaz de operar aeronaves STOVL como um aumento na versatilidade em vez de uma capacidade ofensiva aberta, que o Japão está constitucionalmente impedido de possuir.

“A modificação planejada para os porta-aviões da classe “Izumo” é aumentar suas aplicações”, disse o ministro da Defesa do Japão, Takeshi Iwaya, em dezembro de 2018.

Durante uma visita ao Japão em maio de 2019, o presidente dos EUA, Donald J. Trump, embarcou no JS Kaga, tornando-se o primeiro presidente dos EUA a embarcar em um navio de guerra japonês.

Trump elogiou os planos do Japão de comprar o F-35B, tratando a decisão como finalizada.

“Em breve, este mesmo navio será atualizado para transportar esta aeronave de ponta”, disse Trump na época. “Com este novo equipamento extraordinário, o Kaga ajudará nossos países a se defenderem de uma série de ameaças complexas na região e muito além.”

O governo Trump incentivou o Japão a comprar equipamentos militares dos EUA.

FONTE: The Diplomat

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