China construirá LPD Type 071E para a Tailândia
China e Tailândia assinaram um acordo que permitirá que uma empresa chinesa de construção naval construa um navio de guerra do tipo LPD (landing platform dock) Type 071E para a Marinha Tailandesa, uma medida que mostra uma cooperação aprofundada no comércio de armas entre os dois países, disse um especialista militar chinês na quarta-feira.
China e Tailândia assinaram o acordo em Pequim na segunda-feira, com a participação do gerente geral da Corporação de Construção Naval do Estado da China (CSSC), Yang Jincheng, e do comandante em chefe da Marinha Real da Tailândia, Luechai Ruddit, divulgou a CSSC na terça-feira.
Isso também marca a primeira vez que a China exporta um LPD, disse o comunicado.
A declaração não forneceu mais detalhes, incluindo o valor do navio ou quando o navio será entregue.
O LPD Type 071 é um navio de guerra da classe de 20.000 toneladas que pode transportar pessoal e equipamentos de combate, incluindo embarcações de desembarque com colchão de ar (LCAC), veículos de assalto anfíbio, tanques e helicópteros.
Faz parte do principal equipamento de batalha usado pela Marinha do Exército de Libertação Popular da China.
A Tailândia poderá usar o navio de guerra para realizar missões de transporte naval, aumentando a capacidade de envio de tropas do país por alto mar, disse Wei Dongxu, analista militar de Pequim, ao Global Times na quarta-feira.
Também pode ser usado para fins civis, como missões de socorro e resgate humanitário, porque, como uma grande plataforma naval, pode transportar mercadorias de socorro e tirar vítimas das áreas de desastre, disse Wei.
A variante do Type 071 para a Tailândia é chamada de Type 071E, com o E possivelmente significando “exportação”. Poderá ser uma versão personalizada com base nas necessidades da Marinha Tailandesa, disse Wei, observando que provavelmente não terá mudanças significativas em comparação com as encomendadas internamente na China.
A Tailândia opera outras armas chinesas como os tanques VT4 fabricados pela China North Industries Corporation (NORINCO).
Wei disse que a cooperação no comércio de armas entre os dois países está se aprofundando, e a Tailândia pode comprar ainda mais armas chinesas como o LCAC, veículos de assalto anfíbios e helicópteros que se encaixam no Type 071E.
FONTE: Global Times