Drone-tanque MQ-25 da Marinha dos EUA conclui primeiro voo de teste
20 de setembro – A aeronave não tripulada de reabastecimento aéreo MQ-25 da Marinha dos EUA concluiu com sucesso seu primeiro voo de teste, anunciou a fabricante Boeing Co. nesta semana.
O drone-tanque completou seu voo de duas horas em sua base de programa de testes no aeroporto MidAmerica St. Louis, em Mascoutah, Illinois, na quinta-feira, informou a empresa em comunicado à imprensa.
A aeronave completou um táxi e decolagem autônomos e, em seguida, voou por uma rota pré-determinada para demonstrar suas funções e operações básicas de voo e comunicações com a estação de controle de solo. A aeronave baseada em porta-aviões foi projetada para abastecer aviões de combate em pleno voo sem a ajuda de um piloto, estendendo o alcance de combate dos aviões F/A-18, EA-18G e F-35C desdobrados.
“Ver o MQ-25 no céu é uma prova de que nossa equipe da Boeing e da Marinha trabalhando com tecnologia, sistemas e processos ajudam a levar o MQ-25 ao porta-aviões”, disse Dave Bujold, diretor do programa da Boeing.
“Esta aeronave e seu programa de testes de voo garantem que entregaremos o MQ-25 à frota de porta-aviões com a segurança, confiabilidade e capacidade que a Marinha dos EUA precisa para conduzir sua missão vital”, disse Bujold.
A Marinha iniciou seus esforços para desenvolver um veículo aéreo não tripulado baseado em porta-aviões em 2006. Seu objetivo é desdobrar um total de 72 drones-tanque MQ-25 a um custo de cerca de US$ 13 bilhões. Os oficiais esperam que a frota esteja parcialmente operacional até 2024.
FONTE: UPI