Aos poucos vão aparecendo mais fotos nas redes sociais do submarino Riachuelo (S-BR1) em preparação para o início das provas de mar.

Nenhuma foto do Riachuelo no mar foi publicada ainda oficialmente pela Marinha do Brasil ou pela Itaguaí Construções Navais (ICN).

Este é o primeiro de quatro submarinos convencionais brasileiros do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), que deverão estar construídos e prontos até o final de 2022.

Na foto acima o submarino está no cais do Complexo Naval de Itaguaí no Rio de Janeiro, com tripulantes e técnicos no convés.

Entre o cais e o submarino aparecem duas “defesas”, futuantes de borracha que protegem o casco do submarino durante as manobras de atracação e desatracação.

Na proa estão dois rebocadores usados para auxiliar nas manobras do submarino.

Segundo o calendário divulgado pela ICN, as primeiras provas são as de cais e mergulho estático. Só depois destas, o submarino estará pronto para navegação.

Os testes no mar estão programados para durar até o primeiro semestre de 2020, enquanto o comissionamento do submarino está programado para outubro de 2020.

Um torpedo pesado F21 de 533 mm do Naval Group e um mock-up de um míssil antinavio MBDA Exocet SM39 Bloco 2 Mod 2 deverão ser lançados durante os testes de mar do Riachuelo, informou a Marinha.

Abaixo, a sequência de fotogramas mostra o lançamento de um míssil antinavio Exocet SM39 a partir de um submarino.

SM39 Exocet sendo lançado de um submarino (clique na imagem para ampliar)
Subscribe
Notify of
guest

59 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments