Marinha da China terá sua versão do helicóptero Seahawk
A Marinha da China (PLA Navy) está testando um modelo baseado em navio do novo helicóptero Z-20 para seus destróieres avançados, informou a mídia do continente, enquanto procura aumentar a capacidade de combate de seus navios de guerra.
Um modelo modificado do helicóptero foi visto no convés de voo de um grande navio – o destróier de mísseis guiados Type 055 Nanchang – em fotos divulgadas pela Sina News.
O Z-20 é um helicóptero multifunções de médio porte desenvolvido pelo Harbin Aircraft Industry Group, uma subsidiária da Aviation Industry Corp da China. Seu primeiro voo foi em 2013, e o helicóptero já teria sido implantado na Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China (PLA).
As fotos parecem mostrar um modelo naval do helicóptero com pás e cauda do rotor dobráveis, o que significaria que poderia caber no espaço limitado de um hangar de navio. Enquanto isso, sua posição no convés sugere que suas rodas traseiras foram aprimoradas para aterrissar em um navio de guerra.
Song Zhongping, analista militar em Hong Kong, disse que o mais recente Z-20 poderia estar sendo testado antes de entrar em produção em larga escala para uso da PLA Navy em sua frota em expansão de grandes navios de superfície.
“A PLA Navy tem escassez de helicópteros embarcados por navios há muito tempo”, disse Song. “Quando estiver pronto, o Z-20 poderá preencher uma grande lacuna.”
O helicóptero tem um peso máximo de decolagem na faixa de 10 toneladas – é semelhante em tamanho e peso ao UH-60 Black Hawk do Exército dos EUA.
O destróier de mísseis guiados Type 055 da China é o maior e mais avançado da Ásia, projetado para proteger o primeiro porta-aviões doméstico do país e atender à demanda da PLA Navy por navios de guerra modernos. Mas suas capacidades antissubsubmarino são uma fraqueza, porque carecem de helicópteros avançados baseados em navios.
O helicóptero Z-8 de 13 toneladas é grande demais para ser carregado nos navios, enquanto o Z-9 de 4 toneladas é leve demais para transportar equipamentos, armas e combustível suficientes para essa missão. Em vez disso, a PLA Navy comprou o KA-28 russo para seus navios, mas é uma versão de exportação downgraded do helicóptero militar.
Mas o Z-20 tem um “tamanho perfeito” para os destróieres, e seu longo alcance, boa manobrabilidade e novos sistemas eletrônicos significavam que ele poderia ter muitos usos, disse Song.
Ele pode ser personalizado para atividades antissubmarino, antinavio e de alerta antecipado, bem como para esforços de busca e salvamento e transporte, disse ele.
O Nanchang, que é o primeiro e único Type 055 ativo, entrou em serviço em abril, enquanto mais três destróieres estão sendo construídos. Com dois hangares de helicóptero, a embarcação de 10.000 toneladas apresenta um sistema eletrônico e de radar avançado e um sistema vertical de lançamento de mísseis que é maior do que os usados pela maioria dos outros destróieres. Acredita-se que seja o segundo destróier mais poderoso do mundo depois da classe Zumwalt da Marinha dos EUA.
Song disse que o helicóptero Z-20 também seria usado em outros navios de guerra.
“O Z-20 será usado nos porta-aviões da China no futuro, com certeza”, disse ele.
FONTE: South China Morning Post