Marinha das Filipinas desativa navio de guerra mais antigo
MANILA, Filipinas – A Marinha das Filipinas anunciou que seu navio de guerra mais antigo foi retirado do serviço naval.
A Marinha das Filipinas realizou uma cerimônia de descomissionamento na terça-feira, 1 de outubro para o BRP Cebu (PS28) no Captain Salvo Pier, Base Naval de Cavite em Sangley Point, Cavite City.
O comandante da frota das Filipinas, contra-almirante Giovanni Carlo Bacordo, liderou a cerimônia em que expressou tristeza pelo descomissionamento do navio.
“Mas ao mesmo tempo estamos felizes por causa de seu descomissionamento, pois poderemos acomodar plataformas mais novas na Marinha das Filipinas.”
Ele também destacou a importância de desativar navios mais antigos no inventário para dar lugar a novas plataformas, à medida que a força naval continua buscando a modernização.
A Marinha das Filipinas disse que o BRP Cebu prestou 71 anos de serviço ao país.
Sua realização notável foi a condução de operações de busca e salvamento do MV Princess of the Stars da Sulpicio Lines, que emborcou na costa de San Fernando, Romblon, no auge do tufão Frank em junho de 2008.
O BRP Cebu era um navio-patrulha originalmente construído como USS PCE-881, um navio de patrulha para os Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial.
Foi renomeado como RPS Cebu, em homenagem a uma província nas Filipinas quando foi transferido para a Marinha Filipina em julho de 1948.