A US Navy testou seu mais recente míssil antinavio em um exercício em Guam, anunciou o serviço na terça-feira.

O Littoral Combat Ship (LCS) USS Gabrielle Giffords (LCS-10) disparou um Naval Strike Missile (NSM) no ex-USS Ford (FFG-54) como parte de um exercício SINKEX conjunto com a Marinha da República de Singapura a cerca de 170 milhas náuticas do território dos EUA na segunda-feira.

O Exercício Pacific Griffin foi o primeiro tiro em SINKEX para a Marinha dos EUA após um contrato de US$ 14,8 milhões em 2018 com as empresas Raytheon-Kongsberg para o primeiro lote de mísseis para as duas classes de LCS.

A adição de um míssil anti-superfície além do horizonte para o LCS é um grande impulso de letalidade para ambas as versões dos navios que foram otimizadas para ameaças de superfície menores – como pequenas embarcações de ataque rápido, disseram autoridades ao USNI News.

“Isso muda o jogo para o LCS: eles ainda têm sua missão, sua missão focada e todas as coisas que farão no mundo das guerras de superfície e na guerra antissubmarino e contramedidas contra minas”, disse contra-almirante Casey Moton, oficial do programa para combatentes não tripulados e pequenos, ao USNI News no início deste ano.
“Agora, todos os LCS existentes não podem ser ignorados.”

O comandante das forças navais de superfície vice-almirante Richard Brown disse ao USNI News que o míssil a bordo do LCS complicaria a maneira como os adversários terão de lidar com a Marinha dos EUA.

“Eles realmente tinham que descobrir onde estava o porta-aviões, agora em conjunto com tudo o que estamos fazendo, não apenas no LCS, mas os cruzadores e destróieres, qualquer adversário em potencial precisa se preocupar com a localização de todos os navios por causa do problema do alcance dos sistemas de armas que estamos colocando neles”, disse.

O NSM está em serviço com a Marinha Real Norueguesa desde 2012. O míssil subsônico tem um alcance de cerca de 100 milhas náuticas e custa um pouco menos que um míssil de cruzeiro Raytheon Tomahawk Block IV (cerca de US$ 868.000 em 2018).

O Giffords é o primeiro LCS a ser desdobrado com a arma; no entanto, o serviço testou o NSM do LCS antes do desdobramento deste ano.

O míssil do Giffords não foi a única arma disparada contra a antiga fragata USS Ford da classe “Oliver Hazard Perry”.

“Juntamente com o USS Gabrielle Giffords, várias outras unidades participaram do SINKEX, incluindo mísseis lançados de aeronaves de patrulha marítima dos esquadrões de patrulha VP-1, VP-5 e VP-47; bombas lançadas por bombardeiros B-52 do 69º Esquadrão Expedicionário da Força Aérea dos EUA; e mísseis Harpoon superfície-superfície lançados das fragatas furtivas multifuncionais da República de Singapura RSS Formidable (FFS 68) e RSS Intrepid (FFS 69)”, diz um comunicado da Marinha.

O casco da ex-USS Ford antes de ser atingido por armas no SINKEX

FONTE: USNI News

Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments