Submarinos: Peru e Brasil propõem aprofundar cooperação entre suas marinhas
Conforme nota divulgada pelo Ministério da Defesa do Peru, ambos os países se propõem a aprofundar a cooperação binacional na área de submarinos
Os Ministérios da Defesa do Peru e do Brasil assinaram Declaração de Intenções. O documento foi assinado pelo ministro da Defesa peruano, Walter Martos Ruíz, em Lima, durante a visita do vice-presidente do Brasil ao Peru.
Na declaração os dois países expressam suas intenções de aprofundar a cooperação binacional entre as Marinhas de ambos países, especialmente na área de submarinos.
O documento, previamente assinado pelo ministro de Defesa brasileiro Fernando Azevedo e Silva, foi assinado na tarde desta quinta-feira pelo ministro da Defensa, Walter Martos Ruíz, na sede da Chancelaria, na presença do vice-presidente donBrasil, Hamilton Mouräo, de visita ao Peru, e do ministro de Relações Exteriores, Gustavo Meza-Cuadra. O ato também contou com a presença do comandante geral da Marinha de Guerra, Almirante Fernando Cerdán.
Esta declaração foi assinada em consideração ao Acordo Marco de Cooperação em Matéria de Defesa firmado por ambos países em 6 de novembro de 2006 e da declaração conjunta firmada pelos Ministérios da Defesa do Peru e do Brasil em 22 de dezembro de 2011.
Por este documento, as partes também expressam a intenção de promover ações conjuntas de cooperação entre a MarinHa de Guerra do Peru e da Marinha do Brasil.
Também buscam o incentivo a programas bilaterais no âmbito da indústria de defesa, instrução e treinamento entre as Armadas de ambos países e de manutenção da confiança mútua.
Fonte / Foto: Ministério da Defesa do Peru (original em espanhol)