Simulador de avarias em navios de guerra – Goa Shipyard Limited
Um dos aspectos mais importantes em um navio de guerra é o controle de avarias.
As tripulações precisam ser treinadas para poderem salvar o navio em situações extremas, como foi o caso das fragatas americanas USS Stark e USS Samuel B. Roberts atingidas por mísseis Exocet e por mina naval, respectivamente.
O estaleiro indiano Goa Shipyard Limited tem um simulador de controle de avarias que torna esse treinamento de forma bem realista.
Formidável ! podemos desenvolver uma cooperação em muitas áreas com a Índia
Esse tipo de coisa é tão interessante, que me pergunto se a MB ou outras Marinhas tem um equipamento desse. É fascinante.
A MB não tem nada nesse nível.
Se não me engano a proposta do estaleiro Goa (em parceria com Inace) na disputa da classe Tamandaré oferecia um simulador desses dentro do pacote de compensação.
Deve ter matéria aqui. Se vacilar matéria que eu mesmo escrevi…
Bem… me lembro muito bem do ano de 1986 quando fiz o curso básico de Controle de Avarias…. havia o palco de alagamento e era muito parecido com este do filme…. salvo a tecnologia de gravação e filmagem dos procedimentos o “CAMALEÃO” tinha os palcos de treinamentos bem próximos do real…..
BONS TEMPOS QUE NÃO VOLTAM MAIS
A MB poderia aproveitar navios que deram baixa e criar um destes.
Formidável!!!
Olha, essa é uma ideia a se pensar.
Um destino interessante para alguma fragata ou corveta a ser desativada nos próximos anos.
Como assim? Cortar um pedaço para usar no simulador?
Ou usar o próprio navio no mar?
Acho que para um simulador, um navio é muito grande, não?
Não é mais fácil fazer essa estrutura interna do zero?
Faz do tamanho apropriado, com todos os itens de simulação…
Eu criaria também algo virtual, um joguinho…
Para ir treinando psicologicamente.
Mas o que é que se faz nesses casos?
Bombear a água?
Como impedir a entrada de água?
Se o casco se rompeu, o que fazer?
Imagina se a Frota da MB fosse toda padronizada, desde o projeto base. Tudo visando ficar dentro de uma grande cadeia logística de fornecedores comuns e privilegiando que estiver no Brasil. E isso desde o básico dos projetos, como chaparia, fiação, motores, atuadores, painéis, tintas, etc e etc… até chegar na parte cara, na de sistemas e armamentos, na parte do Sistema de Combate, Sistemas de Controle de Avarias e muitos outros mais… . Percebam que hoje, a MB tem uma sopa de Sistemas. Qual o tamanho da montanha de dinheiro é jogado todos os anos no ralo, por conta… Read more »
Não somos um país pobre, muito pelo contrário. É certo que poderíamos ter forças armadas no topo das listas em equipamentos e adestramento, contudo é fato também que possuímos um dos orçamentos mais engessados do mundo, um presidencialismo em que o presidente nada pode e um congresso onde se pode governar sem maioria, onde a minoria pode obstruir tudo e só há votação se todos os líderes concordarem, um verdadeiro absurdo. A sopa começa quando o presidente tem apenas 19 bi livres para investir de um orçamento de 3 trilhões, quando resolve investir o congresso pode não aprovar, e o… Read more »
Uma pergunta a vocês que entendem do assunto, e lógico que estar preparado pra conter uma avaria e bom e não discuto isso, mas o vídeo da a impressão de um torpedo e depois de ser atingido ficou por isso mesmo, na vida real o sub vai continuar lançando outro torpedo envia o primeiro e some da área pra não ser encontrado?
Era o que eu estava pensando.
Uma coisa é simular algo muito simples.
Outra é ser alvo de diversos torpedos, mísseis e bombas.
Se bem que com navios de guerra levando apenas 4 ou 8 mísseis antinavio, talvez seja possível relaxar…
Como disse um amigo aí falta a MB padronização por exemplo usa-se essa transferência de tecnologia das próximas fragatas e começa a fazer mudanças no nossos navios patrulha e por aí vai assim quando começarmos com as fragatas teremos muito mais expertise e navios patrulha melhores também desculpe a minha ignorância no assunto mais como opinião de uma pessoa que quer melhora nas nossas forças
The various naval stimulators in service with Indian Navy . Electro pneumatics is the industrial partner of Goa shipyard.
Vajra- ship damage control stimulator
Bhishma – ship NBC stimulator
Arjun – ship fire fighting stimulator
Shakti – submarine damage control stimulator
Dronacharya – ship habitability stimulator
Vishwakarma – ship engine room stimulator
sTimulator?
Typo
Na cidade de Goa India , ainda se fala português !
Languages spoken in Goa
Konkani 57%
Marathi 23%
Hindi 5.7%
Kannada 5.5%
Urdu 4.0%
Others 4.8%
Before 1961 the local population was forced by the Portuguese colonizers to speak Portuguese . Christian missionaries enforced spread of Portuguese . Everyone had to learn it. But both Konkani and Marathi survived, as parents would secretly teach their children at home. The usage of Portuguese began to fall drastically as soon as the colonists were kicked out of Goa in 1961.
However due to economic reasons especially for migration to Portuguese speaking countries , Portuguese is being taught in some private schools.
In other news VC11184 OSS / MRIS ( ocean surveillance ship / missile range instrumentation ship ) is close to be commissioned into Indian Navy.
One of its primary function is to be part of India’s floating sea based test range for testing DRDO ABM interceptors capable of intercepting ICBM >5000km class ballistic missile targets.
It will also be used to test and validate MIRV clusters with > 3 and <= 10 numbers including MaRV and hypersonic glide vehicles as they become available for testing.
This is primary radar is believed to be a uprated version of the ISRO MOTR ( multi object tracking radar ) which can track a large number of space objects. The active phased array antenna contains 4,608 radiating elements, and the entire radar weighs 35 tonnes, is 12-metre-long and 8 metres-tall.
ISRO MOTR ( multi object tracking radar )
VC11184 is alleged to be under the operational control of National Technical Research Organisation (NTRO) which is a dedicated technical intelligence gathering agency.
Latest pic of VC11184 OSS from around a year back
Parei de ver aos dezoito segundos só pelo uso profano do hino sagrado de SW. Não duvido que o simulador simule bem o que ele foi programado pra simular (como Bolsonaro simulando não ser uma simulação sistêmica). Na era da virtude virtual, nada mais natural. Mas ainda acho que o melhor, mesmo, é a prática real. Jogo é jogo, treino é treino, ainda mais quando o time não tem sede, campo, bola e até os uniformes estão meia boca… É preciso sempre lembrar que novidades são fascinantes e deixam gente ‘inocente’ fascinada e que o melhor sistema embarcado de combate… Read more »