Marinha dos EUA tem seis porta-aviões fora de operação na Costa Leste
O site americano Breaking Defense noticiou que a Marinha dos EUA está com seis porta-aviões fora de operação na Costa Leste, em manutenção ou em testes.
Quando o porta-aviões USS Harry S. Truman perdeu uma uma comissão interrompida no mês passado depois de sofrer grandes problemas elétricos, o único porta-aviões baseado no Atlântico atualmente capaz de navegar foi forçado a voltar para o porto.
Normalmente, seis porta-aviões são baseadas em Norfolk. Quatro são baseados na Costa Oeste, sendo dois em San Diego e dois em Bremerton, Washington. Um outro porta-aviões, o USS Ronald Reagan, é o único navio do tipo sediado fora dos Estados Unidos, em Yokosuka, Japão.
Não está claro quanto tempo o Truman ficará fora de serviço, mas as primeiras estimativas de que estaria pronto até o final de novembro podem ser otimistas demais, de acordo com uma pessoa familiarizada com o problema.
Esse é o status status dos porta-aviões da Costa Leste:
- USS Dwight D. Eisenhower (CVN-69) – concluiu a Basic Phase of the Optimized Fleet Response Plan (OFRP) e está progredindo normalmente através de treinamento para ser desdobrado.
- USS George Washington (CVN 73) – na fase de manutenção, passando por um reabastecimento e uma revisão complexa (RCOH) na Newport News Shipbuilding.
- USS John C. Stennis (CVN 74) – no final da OFRP, apoiando operações na costa leste; programado para RCOH.
- USS Harry S. Truman (CVN 75) – na fase de manutenção; estão em andamento esforços de reparo para um problema elétrico, a fim de restaurar a capacidade total do navio, para desdobrar o navio e sua ala aérea embarcada o mais rápido possível.
- USS George HW Bush (CVN 77) – Fase de Manutenção.
- USS Gerald R. Ford (CVN 78) – Nova construção, em fase de testes de mar.
O USS Gerald R. Ford (CVN 78), considerado o navio de guerra mais caro da história, custando cerca de US$ 13 bilhões, voltou aos testes de mar, mas ainda continua com problemas: somente 4 dos 11 elevadores eletromagnéticos de armas estão funcionando. As catapultas e o sistema de cabos de parada, também eletromagnéticos, ainda precisam de ajustes.
Quando a Ford terminar os testes no mar, espera-se que o porta-aviões retorne à Estação Naval de Norfolk, onde entrará em um período de testes e testes pós-entrega. Isso incluirá a certificação de sistemas de combustível e de comando, além de testes de compatibilidade de aeronaves e sistemas de combate.
A última previsão dada para entrada em operação do Ford é 2024, mas o Secretário da Marinha dos EUA disse que está trabalhando para entregar o navio antes disso.