Alemanha inicia construção da sétima corveta K130
As obras do segundo navio do segundo lote de corvetas K130 da Marinha Alemã foram iniciadas com uma cerimônia de corte de aço no estaleiro de Luerssen em Bremen, em 28 de outubro.
Além de ser o segundo navio do novo lote, o futuro FGS Emden será a sétima corveta K130 (classe Braunschweig).
As cinco primeiras unidades foram comissionadas entre 2008 e 2013, enquanto um contrato para o segundo lote de cinco unidades foi concedido em setembro de 2017 a um consórcio composto pela ThyssenKrupp Marine Systems, a German Naval Yards Kiel e Lürssen Werft, que atua como contratada principal.
Outro consórcio, chamado FüWES K130, fornecerá sistemas de combate aprimorados, além de criar e entregar um centro de teste e treinamento em Wilhelmshaven.
Uma decisão sobre a aquisição de navios adicionais da classe foi tomada devido ao aumento do escopo e do andamento das operações da Marinha Alemã. Outro motivo foi o atraso no projeto de navio de guerra multimissão MKS 180.
Os navios K130 de 90 metros são projetados para operação em águas costeiras, aumentando as capacidades de barcos e fragatas de ataque rápido. Estão equipados com dois canhões totalmente automáticos Mauser MLG27 de 27 mm e um canhão principal de OTO Melara de 76 mm.
As corvetas também possuem um convés de voo de helicóptero e usam o míssil naval guiado Rolling Airframe Missile (RAM) para defesa próxima contra mísseis antinavio, aeronaves, helicópteros e ameaças de superfície.