Fragata FDI

A cerimônia de corte de aço da primeira fragata de defesa e intervenção (FDI) ocorreu no estaleiro do Naval Group de Lorient. A cerimônia foi conduzida na presença da Ministra das Forças Armadas, Florence Parly, do Chefe da Direção de Armamento da França (DGA), do Délégué général pour l’Armement, Joël Barre, do Chefe do Estado-Maior da Marinha Francesa Christophe Prazuck, do Chefe da marinha helênica Nikolaos Tsounis, muitas autoridades francesas e delegações estrangeiras, além do CEO do Grupo Naval, Hervé Guillou. O primeiro da classe será entregue em 2023 e faz parte de uma série de cinco navios.

Sylvain Perrier, diretor do Naval Group do programa FDI, declarou durante o evento: “Hoje, após a conclusão bem-sucedida das fases iniciais de estudos e desenvolvimento, estamos orgulhosos de alcançar esse primeiro marco industrial. Esta cerimônia é a primeira deste grande programa para o qual a DGA ficará encarregada da administração de contratos principais em benefício da Marinha Francesa. Graças a esse programa, o Naval Group também continuará desenvolvendo sua exposição internacional. Esse programa aumentará para quinze o número de fragatas de primeiro escalão da Marinha Francesa, conforme planejado no plano de gastos militares da França (LPM). Conseguimos manter nosso compromisso graças ao modelo de trabalho colaborativo que adotamos com nosso cliente e à mobilização de atores estatais e industriais.”

Uma fragata digital multimissão de 4.500 toneladas

A FDI é um navio de alto mar com um deslocamento da classe de 4.500 toneladas,  multimissão e resistente, capaz de operar, sozinha ou dentro de uma força naval, em todos os tipos de guerra: anti-superfície, antiaérea, antissubmarina e permite a projeção de forças especiais.

Fortemente armada (mísseis anti-superfície Exocet MM40 B3C, mísseis antiaéreos Aster 15/30, torpedos antissubmarinos MU90, artilharia), A FDI pode embarcar simultaneamente um helicóptero e um veículo aéreo não tripulado (UAV). Ela também pode receber um destacamento das Forças Especiais com seus dois barcos de comando.

A FDI será a primeira fragata francesa protegida nativamente contra ameaças cibernéticas, com um Data Center que acomodará grande parte dos aplicativos do navio. A FDI introduz o conceito de um sistema dedicado à guerra de ameaças assimétricas, distinto da sala de operações. Localizado atrás do passadiço, liderará uma guerra assimétrica contra ameaças aéreas e de superfície, como mini-UAVs ou barcos armados. A FDI que reúne o melhor da tecnologia francesa em uma plataforma compacta. Ela é uma fragata poderosa e inovadora, projetada para enfrentar ameaças em evolução.

O design e a produção da FDI se baseiam na experiência do programa FREMM: o Naval Group se beneficia do feedback operacional dado pela Marinha Francesa.

Números chave:

Deslocamento: classe de 4.500 toneladas
Comprimento: 122 metros
Boca: 18 metros
Máx. velocidade: 27 nós
Autonomia: 45 dias
Acomodação: 125 tripulantes + 28

Uma colaboração industrial em larga escala que mobiliza particularmente o estaleiro do Naval Group de Lorient

Cinco fragatas de defesa e intervenção (FDI) foram encomendadas em abril de 2017 pela Direção Geral de Armamento (DGA) em benefício da Marinha Francesa.

A construção do primeiro da classe representa cerca de um milhão de horas de trabalho para as equipes do estaleiro de Lorient do Naval Group. Além disso, contribui para o desenvolvimento econômico de seus fornecedores e subcontratados, para o emprego local em Lorient, mas também para os outras instalações do Naval Group que trouxeram seu conhecimento específico ao programa. Os estudos de concepção e desenvolvimento também representam cerca de um milhão de horas de trabalho para toda a série.

Índices industriais:

  • Uma concepção 100% digital – zero planos em papel
  • 1 milhão de horas de trabalho de produção para cada unidade da série no estaleiro de Lorient do Naval Group
  • 1 milhão de horas de concepção e desenvolvimento para o programa
  • 400 subcontratados
  • 20 km de tubos e 300 km de cabos para cada FDI

Muitas oportunidades de exportação

A futura fragata tem como alvo o segmento de navios de tonelagem intermediária, para o qual existe uma demanda internacional. Graças à sua modularidade, o navio pode ser configurado para cumprir diversas missões, dependendo das necessidades expressas. Assim, por um lado, a corveta Gowind de 2.500 toneladas, por outro, a FREMM de 6.000 toneladas e agora a FDI, o Naval Group propõe uma oferta completa para navios militares fortemente armados.

Uma carta de intenções foi assinada em 10 de outubro de 2019 pelo ministro da Defesa grego, Nicolaos Panagiotopoulos e pela ministra das Forças Armadas da França, Florence Parly. Este anúncio está alinhado com a cooperação estratégica entre os dois países e permitirá um diálogo próximo, a fim de trazer a melhor resposta às necessidades da Marinha Helênica.

Sobre o Naval Group

O Naval Group é o líder europeu em defesa naval. Como uma empresa internacional de alta tecnologia, o Naval Group utiliza seu extraordinário know-how, recursos industriais exclusivos e capacidade de organizar parcerias estratégicas inovadoras para atender às exigências de seus clientes. O grupo projeta, constrói e suporta submarinos e navios de superfície. Também fornece serviços para estaleiros e bases navais. Além disso, o grupo oferece uma ampla gama de soluções de energia renovável marinha. Atento à responsabilidade social corporativa, o Naval Group é membro do Pacto Global das Nações Unidas. O grupo registra receita de € 3,6 bilhões e possui uma força de trabalho de 14.860 pessoas (dados de 2018).

www.naval-group.com

DIVULGAÇÃO: Naval Group

Subscribe
Notify of
guest

35 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments