Marinha reduz para 10 os navios investigados na busca pela origem do óleo
As suspeitas indicam que o derrame tenha origem de alguma embarcação que navegava pela costa do país
A Marinha reduziu para 10 o número de embarcações investigadas com potencial para ter originado o vazamento de óleo que atinge a costa Nordeste brasileira. Até a semana passada, 30 navios estavam sob suspeição de maior probabilidade em ter provocado o desastre ambiental. As suspeitas em relação a “dark ships”, os chamados navios fantasmas, não estão descartadas, reiterou o comandante da Força, Ilques Barbosa Junior, nesta quarta-feira (30/10), após reunião com o presidente em exercício, Hamilton Mourão.
As suspeitas indicam que o derrame tenha origem de alguma embarcação que navegava pela costa do país. Outra informação aventada também aponta para o vazamento de óleos de campos venezuelanos, confirmou Ilques. O comandante da Marinha, no entanto, evitou cravar a participação do governo venezuelano ou de alguma empresa do país. “Essa é uma informação que faz parte do inquérito. Nesse momento, vamos ficar com informação da origem da Venezuela. Seria uma ilação perigosa e antiética envolver o governo da Venezuela nesse tipo de atividade, mesmo que uma simples ilação. Não é correto falar isso”, justificou.
O comandante frisou, contudo, que nenhuma linha de investigação está abandonada. “A de momento, vamos abrir inquérito no âmbito da Marinha e da Polícia Federal, que interagem. Nâo posso dizer que essa linha, o ‘dark ship’, foi abandonada ou não foi. Estamos com amplo espectro, como um navio mercante que passou pela nossa costa”, destacou. A possibilidade de ser um navio que tenha desligado o sistema de identificação na costa brasileira, tornando-se um “navio fantasma”, está entre as avaliações.
A suspeita de uma mancha de óleo identificada na Bahia também está sob investigação. Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) identificaram uma mancha característica de óleo no sul do estado. Ilques explica que essa mancha foi investigada na terça (29) e nesta quarta. “Foi vista por satélite com apoio da nossa Força Aérea, que enviou, em coordenação com nosso distrito naval, uma aeronave lá. E enviou uma outra aeronave hoje. Posicionamos navios, deslocamos com apoio da Petrobras outro navio por conta dessa mancha específica, mas, até o momento, ela não foi confirmada. Não quer dizer que não exista. Estamos buscando com a maior atenção”, explicou.
FONTE: Correio Braziliense
O Vice presidente afirmou que a investigação evoluiu bastante e que informarão o Presidente sobre o andamento. Pode ser que já descobriram a fonte do vazamento.
Desculpe, onde se lê “fonte do vazamento”, leia-se “a fonte do petróleo”.
Agora eu quero ver os caras que deram dislikes:
https://noticias.r7.com/brasil/navio-grego-e-suspeito-de-derramar-oleo-em-praias-do-nordeste-01112019
Senhores,
Já tem matéria com as notas a respeito do navio de bandeira grega identificado como suspeito. Podem comentar lá.
https://www.naval.com.br/blog/2019/11/01/navio-tanque-de-bandeira-grega-e-suspeito-de-derramar-o-oleo-que-chegou-ao-nordeste/
Só para alertar quem vive no nordeste…evitem banho de mar e consumir os frutos do mar do litoral nordestino por um bom tempo, pois um pequeno detalhe que anda sendo omitido pelas mídias mas que é muito grave nisto tudo é que o óleo além tóxico é cancerígeno…apresenta metais pesados e outras substancias carcinogênicas…as declarações só chamam a atenção e alertam para a toxidade do óleo e as reações que causam…é o mesmo que ocorreu naquele incidente de Brumadinho…toda aquela lama que transbordou esta carregada de metais pesados…os metais pesados são elementos químicos difíceis de serem eliminados e que se… Read more »
Pois é, na época em que a economia crescia 7% ao ano não aproveitaram a oportunidade para investir em meios de vigilancia como satélites e patrulhas…
Pois amigo, aqui na Paraíba as praias estão lindas para banho… Onde o óleo chega, a gente vai para outra praia ao lado e resolvido o problema.
Bem, não é somente os metais pesados contidos no petróleo que fazem mal, boa parte dos hidrocarbonetos que compõe o petróleo podem ser danosos à saúde. Inclusive a maior parte dos combustíveis e solventes (derivados do petróleo) podem ocasionar casos de câncer, podem lesionar o sistema nervoso, podem intoxicar o organismo e, como o Oiseau disse, pode se acumular no organismo e afetar a cadeia alimentar. O que me deixou abismado é como os voluntários na limpeza das praias não usavam nenhum EPI e se contaminavam com a pele toda coberta de óleo, se fosse ocasionalmente, tudo bem, mas eles… Read more »
Não.
Antes de repetir o mantra do coleguinha…vá lá ver.
Olha…ficar copiando e colando mensagens prontas não é a melhor forma de mostrar a opinião. Acho.
Repetir sandices e ofensas…a todo instante, sobre qualquer assunto…também não é a melhor forma de mostrar inteligência. Acho.
Mas há quem aprecie. Acho.
Como os órgãos responsáveis não conseguem detectar onde é a origem do vazamento?…Todo dia aparece um provável culpado, e até hoje nada, seria só pra mostrar serviço?..Alguém consegue calcular em quantos bilhões uma mer@#$ dessa tem que ser indenizada???…
Vai acontecer igual ao acidente da GOL…Estrangeiros podem matar, poluir e não vai dar em nada!!!!!!…
Recomendo que estude o caso antes de denegrir e menosprezar aqueles que estão lutando arduamente e diariamente para cessar esse crime.
Não adianta. Ele copia lá, cola aqui, recorta…não importa o assunto. A cola é sempre a mesma.
Já fizeram simulações da área provável do derramamento de petróleo, delimitaram a área e os navios que passaram por ali naquele momento (10 navios estrangeiros). Agora o ponto é como responsabilizar os países envolvidos se os navios estavam em águas internacionais? Como prevenir futuros acidentes/crimes ambientais em uma área fora de nossa jurisdição? E como provar o acontecimento sem monitoramento por satélite? Não dá para fazer muita coisa e isso não é culpa do governo ou instituições do país. Seria necessário alguma cooperação com organizações internacionais e isso leva muito tempo, até lá, navios continuarão a fazer trocas de petróleo… Read more »
O mais irônico de tudo, o óleo dos “cumpanheiros” venezuelanos afetandos os estados brasileiros que elegeram outros “cumpanheiros” e mesmo assim esses ainda o defendem, agora inventando que o óleo não é venezuelano!!! É que a culpa é da Petrobrás e do governo malvado nazista de direita que tomou o país…
A origem do óleo só é relevante para selecionar as embarcações a serem investigadas. E só.
Tudo o mais sobre óleo e Venezuela é ação diversionista que alegra, ou enfurece, a tigrada que adora pão e circo.
Sera mesmo Eduardo? Wndo o que Maduro fez com seu povo voce afirma peremptoriamenre que não é terrorismo ambiental? A origem podera ou não ter relevância. Pode ser desde um acidente com navio de outro lugar ate um ato proposital do sanginario e corrupto governo Maduro que é expressamenre apoiado pelo pt
Colombelli, se parar de colocar ideologiazinha à frente dos fatos vai ver que agora a PF está investigando um navio GREGO, enquanto vocês fizeram um alvoroço enorme falando que foi o Maduro, o Forró de São Paulo ou o Greenpeace sem prova nenhuma, não estão preocupados com o meio ambiente ou o Brasil, apenas com ideologia acima de tudo
Roger, em nenhum momento os pesquisadores acusaram a Petrobras, a teoria está mais para uma falha geológica.
Marcelo, Acusação de fato à Petrobras ou outra empresa de exploração eu não vi. Mas a teoria divulgada em entrevista fala em poços de exploração sim, conforme esse trecho de entrevista dada por pesquisador da UFAL que levantou a teoria da mancha ser proveniente de área de exploração de petróleo: E como chegaram à conclusão de que poderia vir de um poço de petróleo? “Já tínhamos experiência com poços de perfuração, da altimetria, analisando teses de perfuração de poços. A Agência Nacional de Petróleo disponibiliza as informações da localização dos poços. Na região próxima de onde identificamos a mancha, na… Read more »
Porque a área é imensa, são centenas, talvez milhares de navios passando na região e, principalmente, demorou demais para a investigação começar
Espero que essa “short list” tenha se baseado em carácter técnicos e não políticos.
Esse negócio de colocar em xeque tudo que o governo e suas instituições divulgam é doentio.
Colocar em xeque “tudo” que o governo fala, não.
Mas talvez a gente não ficasse com os um pé atrás, se o governo pensasse antes de falar e fazer acusações, como daquela vez em que, antes das investigações, governo acusou como responsável o Greenpeace, mesmo não apresentando nenhuma prova disso.
Certo mesmo é o Mourão: esperou a investigação e ter dados concretos, pra se pronunciar como está o andamento do caso.
Sim…eu sei….”mas e o PT?” ,”vai pra Cuba”, etc, etc…
O Mourão só se pronunciou porque era o presidente interino no momento, caso contrário não falaria nada. Acho que temos que analisar de uma outra forma….temos um governo eleito democraticamente e que está trazendo grandes resultados (os números não mentem) e todos os dias, a cada minuto ele é atacado por todos os lados, principalmente daqueles que perderam a mamata. O fardo é pra lá de pesado…
Aí ai !
“Willber Rodrigues Colocar em xeque “tudo” que o governo fala, não. Mas talvez a gente não ficasse com os um pé atrás, se o governo pensasse antes de falar e fazer acusações, como daquela vez em que, antes das investigações, governo acusou como responsável o Greenpeace, mesmo não apresentando nenhuma prova disso.Sim…eu sei….”mas e o PT?” ,”vai pra Cuba”, etc, etc…” Bolsonaro vem de um meio que precisa de um inimigo, mesmo que tenha que criá-lo…Essa é a tônica de seu governo…Inimigos são os comunistas, a esquerda, a Venezuela, a Igreja Católica e todos aqueles que venham a ser de… Read more »
Sem desmerecer os outros depoimentos mas o seu é o melhor caro Oiseau, sem tirar nem por.
Onde assino ?
Ele não tem a estatura para um Mufasa, ele está mais para o Scar.
Oiseau, como assim não tem respostas? Foram décadas de um desgoverno e você acha que em um piscar de olhos sairemos do fundo do poço? Em 300 dias a criação de novas vagas de emprego é a maior desde 2013. O déficit público também é uma herança e para isso ocorreu a reforma da previdência, a primeira de muitas reformas. Queda na taxa de juros, queda nos índices de violência, apreensão recorde de armas e drogas, combate a fraudes, exoneração de cargos comissionados. Quais são os direitos que o povo perdeu? O fundo partidário foi o congresso que decidiu quais… Read more »
Wilber ninguem acusou o greenpece de ser o responsavel. O mi istro qyestionou a atitude de inercia deles marcando a hipocrisia sa instituição. Não propale inverdades. Te informe e veja da noca dele o que ele disse e não.nas manchetes da folha e da globo
“Tem umas coincidências na vida né… Parece que o navio do #greenpixe estava justamente navegando em águas internacionais, em frente ao litoral brasileiro bem na época do derramamento de óleo venezuelano…”
Ricardo Salles
Ainda ganha likes um comentário desses, a que nível chega o fanatismo no Brasil, depois ainda se dizem “isentos de ideologias” kkkkkk
Senhores,
Essa briga ideológica não vai levar a nenhum lugar.
Melhor debaterem os fatos mais recentes divulgados, ao invés de debaterem as teorias de cada lado que disputa os discursos políticos.
Nota oficial de hoje de manhã:
https://www.naval.com.br/blog/2019/11/01/navio-tanque-de-bandeira-grega-e-suspeito-de-derramar-o-oleo-que-chegou-ao-nordeste/
Perfeito caro Wilber, nem precisarei responder ao nosso amigo partidário cego Space.
A última versão é que o óleo pode ter vindo de um navio de bandeira Grega.
Durma-se com um barulho desses!
E ainda tem gente que tem “fé cega” nas atuais instituições!
Triste.
Interessante, quando se criticava as bobagens da Dilma como vento estocado, mandiocas ou aquele desastre chamado nova matriz economica éramos todos pessoas com senso crítico, mas agora é “torcer contra”.
Isso não é política, é dança das cadeiras.
Também acho. É nojenta essa tática.
Doentio é crer na moralidade do Estado.
Eu já colocava em xeque quando o governo era do PT, por que não posso continuar, tudo tem politica e interesses. Cabe a nós analisarmos e filtramos isso. Dizer amem, só pra DEUS.
O ministro do meio ambiente desmontou a estrutura técnica, quando veio a crise as pessoas em postos chave não sabia o que fazer, como o plano de contingência que levou semanas para ser acionado. Se essa investigação tivesse começado assim que as manchas fossem detectadas o culpado já seria conhecido há tempos.
O atual ministro é tão bom que o partido dele, aqueles “comunistas” do Novo, suspenderam o cara.
Bem, caso seja apurado e devidamente comprovado que o vazamento veio de um “dark-ship”, muito pouco poderá ser feito a nível de reparações ou indenizações. O motivo: tais embarcações navegam sem registros oficiais ou autorizações legais, completamente fora de procedimentos e normas internacionais, incluindo obrigações legais de rastreio, localização, sinalização, manifesto de carga e composição da tripulação, o que nos permite uma comparação bem rasa sobre sua atuação: são verdadeiros paus-de-arara do mar, ou seja, transporte pirata de cargas e pessoas. Daí concluímos que tais embarcações não são “garantidas” por ninguém, inclusive no aspecto de cobertura securitária do casco ou… Read more »
Pelos indicativos do Mourão, não parece que foi um dark ship não….pois ele acredita em seguradora para o caso…..então parece que foi uma linha comercial mesmo….eu não apostava nisto…achava que foi uma sacanagem propositada mesmo, mas parece que foi alguem que tem inclusive seguro e vai pagar caro….
Também tá estranha a história dos barris da Shell, deu a entender que esses barris foram um simulacro, tem coisa aí…
Acrescento ainda o estudo da UFAL que tá tentando vender a idéia de vazamento do pré-sal e que ja foi desmentido pela MB e pelo Ibama.
Eu vi uma reportagem com esse estudo da UFAL.
Muito estranho. O petróleo do pré-sal é do tipo pesado? leve?
O óleo já foi confirmado que é de 3 campos da Venezuela, isso é fácil de descobrir, o que ainda não se sabe é como veio parar aqui.
o óleo do pré-sal é leve e o pré-sal está sendo explorado hoje nas bacias de Campos e Santos. Ou seja, entre os litorais de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Um vazamento de óleo do pré-sal dessa magnitude seria reportado pela empresa que o causou, pois ali opera gente séria com as coordenadas. E mesmo que não fosse, o padrão de aparecimento das manchas seria do sul para o norte, tendo manchas nas praias do ES e RJ no mínimo, coisa que não ocorreu. Esse óleo é venezuelano, já foi comprovado. Agora resta saber como ele chegou… Read more »
Que eu saiba o petróleo do pós-sal é predominantemente do tipo pesado, menos valioso. A do pré-sal é do tipo médio-leve, mais valioso. Logo o argumento dos pesquisadores é infundada ou no mínimo enviesada, para não dizer outra coisa, já que o petróleo encontrado é a do tipo pesado. Só leia um comentário acima que foi feito por mim sobre o tema.
Governo suspeita que navio de bandeira turca derramou óleo O Antagonista apurou que as investigações do governo sobre o óleo que chegou às praias brasileiras apontam para o navio Ottoman Courtesy, de bandeira turca. Em operação há dois anos, esse modelo Suezmax teria sido usado pela CNPC chinesa para operações de transporte de petróleo venezuelano sob embargo. Em abril, o Ottoman Courtesy foi carregado na Bahia de Amuay com 1 milhão de barris. As autoridades brasileiras trabalham com a hipótese de que parte do óleo vazou ao ser transferido para outro navio – procedimento que a PDVSA tem adotado desde… Read more »
A considerar o volume derramado deve ser um navio imenso. Maior do que o USN Geral Ford. a julgar por outros “oil spill” a origem mais provável é um poço com defeito na cimentação dos tubos de extração. Isso acontece nos maais diversos campos de óleo marinho.
Mestre, três institutos diferentes analisaram as amostras com a mesma confirmação da origem de petróleo venezuelano….
Este foibjustamente o passo um para saber se era extração brasileira ou estrangeira
Apontar “culpados” a equipe bozo é perita…já apontar soluções nunca!..
Prole não julgue os outros por voces. Por culpa nos outros é o que mais teus idolis fazem principalmente o.preso de Curitiba e a “coxa” ou também conhecida por “amante” na planilha da corrupção da odebrecht e que hoje chefia a orcrim
Que post infeliz…
Um petroleiro tem capacidade de levar mais de 500 mil toneladas de óleo
Acabo de ler no jorbal que a federal esta fazebdo operação em uma empresa Grega. Ela e a principal suspeita.
Complementando que aparentemente o oléo, era de uso da própria embarcação como combustivel e a mesma já avia sido botificada nos EUA por problemas de vazamento.
Olha só essa matéria https://www.msn.com/pt-br/noticias/meio-ambiente/%c3%b3leo-que-contamina-nordeste-pode-vir-de-po%c3%a7o-em-alto-mar-aponta-an%c3%a1lise/ar-AAJCYcZ?ocid=sf Ainda pela manhã levantei essa possibilidade argumentando que já deveriam ter contratado laboratórios independentes para as análises desse petróleo, ninguém chegou a aventar essa possibilidade de vazamento em algum poço como aconteceu no golfo do México com o acidente da plataforma Deepwater Horizon. Para mim é uma possibilidade real ainda. A investigação nesse sentido deve ser ampliada e consolidada sim. Tomara que eu esteja enganado porque aí o desastre tende a aumentar até a solução total. E tem mais, não concordo de jeito algum que nós contribuintes sejamos obrigados a pagar o defeso para todo… Read more »
Leia o meu comentário acima no post do Oiseau, não faz sentido algum essa acusação que o petróleo é a do pré-sal
DW Brasil… claro que uma besteira dessa só pode ser de outra mídia europeia querendo incentivar revoltas. Se fosse do pré sal de lá a análise teria indicado na mesma hora já que o petróleo do pré sal é bem diferente do da Venezuela.
Um dark ship é uma embarcação que desliga seu transponder para não ser identificada caso esteja atuando ilicitamente em águas jurisdicionais ou não. Por isso eu coloco como prioridade da MB, até mais que a construção das Tamandaré, a instalação de mais radares OTH 0100 ao longo da costa, que pode localizar essas embarcações e ter um alerta antecipado desse e de outros tipos de ocorrências.
“As suspeitas indicam que o derrame tenha origem de alguma embarcação que navegava pela costa do país”
Putz, acho improvavel, acho que era uma embarcacao na costa da China…
Pode ser, existe uma teoria que se uma borboleta bate asas na China provoca um furacão no Caribe…KKKKK!
Mourão é um chefe de Estado legítimo. Ele afirmou com o devido cuidado, sem criar factoide, sem inventar, sem achismo, sem apontar dedos e falácias, sem palavras chulas e sem filho burro e ainda assim manteve o devido sigilo das investigações, mas ao mesmo tempo mostrando que estão trabalhando na solução do caso. Em minha opinião, não acho que tenha sido a Venezuela, não deliberadamente. O óleo veio de lá, é fato, mas ninguém foi lá e disse “Vamos derramar esse óleo para sacanear o Brasil!” Isso não faria sentido porque não desestabilizaria o governo nem a economia do país.… Read more »
Análise de petróleo do mar é, na prática, impossível. O petróleo na superfície, e sob a ação do calor do sol e das enzimas sofre rápida alteração na composição química. Estas reações reduzem o petróleo a uma pasta pesada, como um asfalto. Partículas de alto teor de carbono se desprendem, ocasionado o fenômeno que osa mergulhadores de petrolíferas chamam de NEVE NEGRA. Esta vai para o leito do mar constituindo a mais grave forma de poluição, já que de difícil remoção e muito próxima da cadeia biológica do leito marítimo. Quem já trabalhou no recebimento de petróleo sabe que os… Read more »
Roosevelt
Levantei essa teoria alguns 10 dias atras, aqui e continuo com essa suspeição. Veja o acima. Parece que mexe com bicho grande. Abraço.
Pois bem Luiz, continuo achando que não podem descartar essa possibilidade também. Fato é, se fosse apenas um vazamento ou manobra desastrada não há teria cessado? Vamos aguardar para ver a evolução, só que tá demorando né?
Irretocável Luiz Floriano Alves…vc desbaratou e desmantelou todo o assunto com este comentário…agora que os robôs “deles” vão dar tilt por aqui…rs…
O maior robô é você mesmo cara, repete sempre a mesma ladainha…
DNA de petróleo ? é isso que li ??
Vários pesquisadores estão dizendo que o óleo vazou da área baiana do pré-sal….já são quase 3 meses de vazamentos e ninguém sabe de onde é esse óleo todo…em uma outra nação todos, estariam, envolvidos pra saber quem são estes criminosos…todavia, estão fazendo ou querendo que o povo olhe os reflexos e não o crime, sem precedente…esse governo vai levar a destruição do país até pior que o PT…
Da forma como anda o mundo, de fato pode acontecer muita coisa ainda, mas Petrobras, Ibama, UNiversdade Federal da Bahia e a Federal de Sergipe, confirmaram que a análise confere com Petróleo Venezuelano, parece que França e Noruega também vão analisar
Para que tá ficando feio robozinho…
Os apoiadores da ditadura Maduro querem de quelquer jeito por a culpa no pré- sal com e”estudos” tendenciosos e isolados. O petroleo é venezuelano e voces não vào.mudar isso com factóides e repetição de mentiras toscas. A venezuela ou Maduro podem não ter nada a ver com o derrame e pode ter sido.um ataque de eco-terrorismo (pouco provavel). Nada está descartado e o governo está agindo de forma responsavel e diligente. Falacias pueris tentando atacá- lo com manipulações colam no uol e brasil 247. Aqui não. Causa asco ver tentativas primarias de usar o fato pra atacar nosso governo. Julgam… Read more »
Onde assino?
Acabou de sair que um navio grego, transportando petróleo venezuelano, é suspeito de ter derramado o petróleo. Fizeram uma varredura com fotos de satélites conforme as manchas foram se espalhando e então fizeram o sentido inverso, chegando assim na data e área do vazamento, confrontaram com as rotas dos navios e o identificaram. O no histórico do navio consta que havia ficado detido no EUA por inconformidades no sistema de separação óleo/água do mar.
Esse tipo de gente não se importa com fatos, nem adianta perder tempo… Com certeza ele rolou a página até achar a palavra Venezuela e tirou todas as conclusões daí
Andre se tu te referes a mim voce vestiu a carapuca que te serviu bem. Voce e exatamente um dos apoiadores histericos de Maduro e de seus crimes. Aprenda a ler com o cerebro (se tua condicão ideologica ainda te permite usa-lo). e não com o figado. Voce é parte da maior “perda de tempo” que ja se viu e que nos custou 16 anos e ainda custa pro pobre povo venezuelano. Continue cumprindo ordens da narizinho e defendendo reu ditador de estimação.
Não preciso defender ninguém cara, os fatos falam por si, veja a noticia mais recente daqui do site e “leia com o cérebro”
Johan como eu disse chance de ser proposital é pequena. Porem localizar quem foi e ter bandeira do pais x ou y ainda não afasta nenhuma hipotese. É cediço que grande quantidade de embarcações tem bandeiras fajutas de paises com os quais não tem nenhuma relação como e.g Libéria ou Panamá . Por outro lado o suposto problema poderia ser criado antes justamente pra encobrir intenção caso fosse descoberto o responsavel. Quando se trata de gente da lauado Maduro e seus apoiadores, inclusive os daqui, se espera tudo de pior. Celso daniel que o diga. Em sintese otimo que há… Read more »
Meu Deus, você usa chapéu de papel alumínio?
Já assistiu ao filme “Trovão Tropical?”
Já está se falando em um suspeito principal, isto é ótimo espero que se consiga provas o suficiente para incriminar os autores de tamanho desastre e que estes possam ressarcir os prejuízos causados ao litoral brasileiro.
O Poder Naval acabou de publicar notas da Marinha com mais informações, o que inclui a identificação de navio de bandeira grega como principal suspeito de ter vazado o óleo. Link abaixo:
https://www.naval.com.br/blog/2019/11/01/navio-tanque-de-bandeira-grega-e-suspeito-de-derramar-o-oleo-que-chegou-ao-nordeste/