Helicópteros UH-13 Esquilo da MB realizam última operação na Antártica
No dia 25 de outubro, o Destacamento Aéreo Embarcado e as duas aeronaves UH-13 Esquilo que farão a 38ª Operação Antártica se despediram da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, em cerimônia com a presença do Comandante da Força Aeronaval e de familiares e amigos dos militares envolvidos na missão.
Operando a partir do Navio de Apoio Oceanográfico “Ary Rongel”, os helicópteros prestarão apoio logístico ao Grupo Base da Estação Antártica Comandante Ferraz e às atividades científicas desenvolvidas naquela região, no âmbito do Programa Antártico Brasileiro.
Após 32 anos ininterruptos participando da OPERANTAR, esta será a última realizada pelas aeronaves UH-13 Esquilo. Os helicópteros de emprego geral serão substituídos pelo modelo H-135 T3, designados “UH-17” na Marinha do Brasil.
FONTE: Marinha do Brasil
Espero sinceramente que aguente o rigor antárctico como esquilo suportava…
O H-135 “nasceu” pra operar no gelo! ele é amplamente utilizado em resgates nos alpes e outros ambientes de frio e neve! Inclusive esses 3 a MB comprou da empresa TAF Helicopters que o usava como resgate aeromédico nos Alpes.
A exemplo da FAB e do EB, este último mudou recentemente, a Marinha deveria deixar apenas as cores verde e amarela na faixa da deriva (estabilizador vertical) de suas aeronaves. essas duas cores representam a nacionalidade brasileira.
Caro Juscelino,
Esse esquema de Alta Visibilidade é padrão para operações na Antártida.
Faz uma diferença grande em caso de acidentes e etc, aqui no PN você pode encontrar posts de alguns foristas que pertencem a MB que explicam tecnicamente o motivo.
Mas, concordo com vc, seria uma padronização interessante das anv de asas rotativas das três forças.
O Juscelino está falando do ESTABILIZADOR VERTICAL, que tem as cores azul, amarelo e verde, e ele acha que deveria ser SÓ verde e amarelo.
Acredito q ele esteja falando, apenas, das cores da deriva (azul, amarelo e verde)
Serão vendidos?