HMS Forth zarpa para substituir o HMS Clyde nas Ilhas Falkland
O HMS Forth, um navio de patrulha da classe River Batch 2, partiu na manhã de 1 de novembro para as Ilhas Falkland/Malvinas a fim de substituir o HMS Clyde, um navio de patrulha da classe River Batch 1.
A Marinha Real Britânica diz que levará vários anos até que a embarcação retorne, enquanto suas tripulações serão rotacionadas entre o Reino Unido e o Atlântico Sul.
Os navios Batch 2 são fundamentalmente diferentes em aparência e capacidades em relação ao Batch 1 anterior. As diferenças notáveis incluem o casco mais longo de 90,5 metros, uma velocidade máxima mais alta de 24 nós, um convoo com capacidade para um helicóptero Merlin, um deslocamento maior de cerca de 2.000 toneladas e capacidade muito expandida para acomodar pessoal.
Portanto, os navios Batch 2 representam, sem dúvida, uma classe distinta do Batch 1 anterior em tudo, menos no nome.
O HMS Forth foi comissionado para a Marinha Real em abril de 2018, após uma cerimônia em Portsmouth. No entanto, em junho de 2018, foi anunciado que o Forth entraria em doca seca para grandes obras de retificação que provavelmente levariam mais de três meses. A Marinha Real reativou o HMS Tyne para cobrir patrulhas planejadas para o Forth, com a BAE Systems cobrindo os custos adicionais.
O HMS Forth monitorou recentemente o navio de guerra russo ‘Vasily Bykov’ em passagem através do Canal da Mancha e do Estreito de Dover.
No ano passado foi noticiado que o Brasil poderia adquirir o HMS Clyde quando o navio de patrulha offshore deixar o serviço da Marinha Real.
Desde então, a mídia local informou que o contra-almirante Amaury Calheiros Boite confirmou que a Marinha do Brasil está em negociações com a Royal Navy e a BAE Systems para assumir o arrendamento do HMS Clyde quando este expirar no final de 2019.
O HMS Clyde faz parte do Esquadrão de Proteção à Pesca da Marinha Real. O navio-patrulha offshore foi projetado e construído pela BAE Systems e é alugado e operado pela Marinha Real, enquanto a empresa fornece manutenção e suporte logístico à embarcação.
FONTE: UK Defence Journal