Submarino Pskov, classe Sierra II

Submarino Pskov, classe Sierra II

Pelo menos oito submarinos movidos a energia nuclear partiram de seus portos na Península de Kola no final de outubro, informou a inteligência militar norueguesa ao site NRK

O objetivo da operação massiva é chegar o mais longe possível no Atlântico Norte sem ser descoberta pela OTAN, informa o serviço de inteligência à NRK. Tais manobras não são vistas na Frota do Norte desde os dias da Guerra Fria.

A operação começou na penúltima semana de outubro, antes que o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, e o comandante da Frota do Norte, o vice-almirante Aleksandr Moiseyev, visitassem Kirkenes no norte da Noruega.

Lavrov teve conversações bilaterais com seu colega norueguês Ine Eriksen Søreide e os dois disseram na coletiva de imprensa que a situação de segurança no norte da Europa era um ponto de discussão.

O Barents Observer informou que dois submarinos da classe Sierra da Frota do Norte navegaram em direção ao Mar da Noruega para testes de mergulho em alto mar e testes de armas. Os dois submarinos são o “Pskov” e o “Nizhny Novgorod”, ambos construídos com casco de titânio.

Oito dos dez submarinos atualmente no mar são movidos a energia nuclear, afirma o serviço de inteligência à NRK.

Submarino Karelia, classe Delta IV

O serviço de inteligência afirma ter “um controle decente” sobre onde os submarinos estavam no mar.

  • Dois submarinos nucleares estavam a oeste da Ilha Bear, entre Svalbard e Finnmark, a parte norte da Noruega continental.
  • Dois submarinos ao sul e leste da Ilha Bear, guardando a entrada para a parte leste do Mar de Barents.
  • Dois submarinos nucleares da classe Sierra estavam treinando na parte norte do mar da Noruega.

Normalmente, os submarinos de mísseis balísticos ficam patrulhando o leste do Mar de Barents ou sob a calota de gelo no Ártico.

Sabe-se que o submarino da classe Delta IV Karelia, no dia 17 de outubro, lançou um míssil balístico do Mar de Barents como parte do exercício anual de mísseis estratégicos em larga escala, conforme relatado pelo Barents Observer.

O NRK informa que a operação deve durar 60 dias. Nesse caso, os submarinos estarão de volta ao porto antes das comemorações do Ano Novo e do Natal Ortodoxo Russo.

O serviço de inteligência norueguês informa ao NRK que a operação da Rússia tem como objetivo mostrar aos Estados Unidos que o país é capaz de ameaçar a costa leste, protegendo o bastião de forma que os submarinos de mísseis balísticos possam lançar armas nucleares direcionadas aos EUA.

A Rússia quer testar a capacidade da OTAN de descobrir e lidar com essa operação, informou o serviço de inteligência à NRK.

FONTE: The Barents Observer

Subscribe
Notify of
guest

51 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments