Futuro porta-aviões USS John Kennedy recebe selo oficial
NEWPORT NEWS, Virgínia (NNS) – O capitão Todd Marzano, comandante da Unidade de Pré-Comissionamento (PCU) John F. Kennedy (CVN 79), e a tripulação em 6 de novembro revelaram o selo do segundo porta-aviões da classe Ford, em construção na Newport News Shipbuilding-Huntington Ingalls Industries.
Os elementos do selo homenageiam o Presidente John F. Kennedy, seu serviço à Marinha e sua visão para a exploração espacial.
As 35 estrelas ao redor do anel externo representam Kennedy como o 35º presidente dos EUA. A 35ª estrela está atrás de sua inicial do meio, e as duas estrelas douradas entre CVN e 79 simbolizam que este é o segundo porta-aviões com seu nome e legado.
O número romano “CIX” ou 109, é uma homenagem ao heroico serviço naval de Kennedy como comandante do Barco-Patrulha 109 no Pacífico Sul. O cenário da lua representa o papel instrumental de Kennedy no programa espacial da nação.
“Nenhuma nação que espera ser líder de outras nações pode esperar ficar para trás na corrida pelo espaço”, disse Kennedy em um discurso de 12 de setembro de 1962 na Universidade Rice, em Houston, Texas. “Pois os olhos do mundo agora olham para o espaço, para a lua e os planetas além, e prometemos que não o veremos governado por uma bandeira hostil de conquista, mas por uma bandeira de liberdade e espaço.”
Ancorar esses e outros elementos no selo é o lema do navio: servir com coragem.
“Nosso lema exemplifica a vida do presidente Kennedy”, disse Marzano. “Desde o primeiro dia de sua presidência, ele desafiou todos os americanos durante seu discurso de posse a: ‘Não pergunte o que seu país pode fazer por você; pergunte o que você pode fazer pelo seu país’. Ele considerou servir a nação como honra e teve o maior respeito por aqueles que o fizeram com coragem, especialmente quando confrontados com as adversidades.”
“John F. Kennedy demonstrou uma coragem extraordinária, tanto em combate como oficial da Marinha quanto como presidente dos Estados Unidos”, disse Marzano. “O design do selo e o lema do navio são uma maneira muito poderosa e adequada para homenagear seu legado.”
A quilha do navio foi batida em 22 de agosto de 2015 e a superestrutura da ilha de 588 toneladas foi colocada em 29 de maio de 2019. Em 29 de outubro, a doca seca foi inundada, lançando oficialmente o porta-aviões cerca de três meses antes do previsto. O PCU John F. Kennedy será batizado na Newport News Shipbuilding-Huntington Ingalls Industries em Newport News em 7 de dezembro.
FONTE: US Navy