Escoltas da Marinha do Brasil em manobras táticas

Escoltas da Marinha do Brasil em manobras táticas

Escoltas da Marinha do Brasil em manobras táticas
Navios da Esquadra em manobras táticas

Em 10 de novembro de 1822, ano da Independência do Brasil, o pavilhão nacional foi içado pela primeira vez em um navio de guerra brasileiro, a Nau Martim de Freitas, posteriormente rebatizada de Nau D. Pedro I, o primeiro navio Capitânia.

Nascia, assim, a Esquadra Brasileira, criada para combater as forças navais portuguesas que se opunham à independência do país.

Atuando de forma decisiva na consolidação da soberania, participou, também, das campanhas do Império, com destaque na Guerra do Paraguai e nas duas grandes Guerras Mundiais, sempre em prol da manutenção da integridade do território nacional.

A Esquadra do presente busca a excelência na tecnologia de seus meios navais e de seus recursos de combate e, paralelamente, investe na preparação de seu pessoal.

A Esquadra, de hoje e sempre, espinha dorsal de nosso Poder Naval, cumpre a nobre missão de conduzir Operações Navais e Aeronavais, empregando os meios subordinados para a proteção de tão importante patrimônio da Nação Brasileira, a imensa “Amazônia Azul”.

A Esquadra nos anos 1990
A Esquadra nos anos 1990
A Esquadra no início dos anos 2000
A Esquadra em 2019
Subscribe
Notify of
guest

118 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
DOUGLAS TARGINO

A próxima só daqui uns 30 anos!

Vovozao

10/11/2019 – domingo, btarde, infelizmente não temos nada a comemorar, o que chamamos de esquadra, 2 ou 3 meios em condições, restante navios beirando os 40 anos, fragatas tecnologicamente desfasadas, cacas-minas no final da vida útil, navio reabastecedor/navio(s) transportes de carros de combates (com exceção Bahia/Atlantico) que a muito tempo deveriam ter sidos descomissionando, submarinos que não sabemos se estão operacionais; não temos condições de chamar de esquadra. Nossos comandantes, não deveriam comemorar o dia de hoje, e, sim chamar quem decide, para poderem ver o que temos???? É vergonhoso um país continental, com uma Amazônia Azul, com uma das… Read more »

Thulio manhaes

O pior discurso d tds é aquele q diz q para o contexto latino americano ainda estamos bem, isso é péssimo pq a america latina não serve de comparação para absolutamente nada!…concordo plenamente com suas palavras

Willber Rodrigues

Parabens a MB pelo aniversário e pelo passado de glórias. Mas no atual momento….comemorar o que? Me desculpe se estou sendo pessimista, e se estou fugindo do tema da amtéria, mas….com uma Marinha que, com exceção de poucos meios ( praticamente só o Bahia e Atlântico ), está totalmente defasada tecnologicamente, defasada em números, defasada em todos os meios, e não tem condição NENHUMA de proteger a “Amazônia Azul”. E desculpe, mas não vejo mudança a curto e médio prazo. Então, a única coisa que podemos fazer é celebrar um passado de glórias, porque não há muito o que comemorar… Read more »

Willber Rodrigues

Ok, sendo um pouco menos pessimista, e em favor da Marinha, ainda temos alguns “respiros”, como o bom andamento do PROSUB (a melhor coisa que a MB fez ultimamente ), o MANSUP, e espero que o contrato das Tamandarés seja assinado em breve. Então, pelo menos isso nós podemos comemorar hoje.

Rafael

R.I.P. Esquadra Brasileira (1822-2019).

Mgtow

Imagem linda essa capturada dos anos 90.

Thulio manhaes

Me arrisco a dizer q em 90 tinhamos 1 esquadra mais capaz q a atual!

thiago rezende alves silva

tecnologia é um negocio tão incrível que imagino que o punhado dos dias de hoje faz mais estrago que o maior numero dos anos 90;
Questão que números são importantes também, não é possível estar ao mesmo tempo em dois lugares.

Sem grandes pretensões, acho que a MB tinha que ter no minimo 8-10 fragatas e 10 corvetas para formar duas flotilhas, uma no norte/nordeste outra no sudeste/sul. Uma pena ver a outrora 5 maior Frota naval do mundo (sec 19), agora relegada a menos de 10 escoltas.

Mário Ribeiro

Exatamente, 10 fragatas, 4 CTS, 4 corvetas, só falando em escoltas.

Mgtow

Precisa dar uma boa enfase a construção dos submarinos. Transformar as profundezas do atlantico sul no lugar mais assombrado da terra.
Tenho o direito de sonhar ou não?

Zorann

Essa é a unica solução para mantermos um minimo de capacidade de nos defender…. mas preferem vender submarinos e manter este efetivo obsceno.

João Moro

Que o Brasil fique com os submarinos mais atualizados, mais modernos. Entre ter 4 novos e modernos e 5 medianos ou 8 novos e modernos, o melhor é ter 8 novos e modernos, principalmente se pensarmos em ter capacidade de dissuasão contra potências militares.

Ozawa

“(…) Atuando de forma decisiva na consolidação da soberania, participou, também, das campanhas do Império, com destaque na Guerra do Paraguai e nas duas grandes Guerras Mundiais, sempre em prol da manutenção da integridade do território naciocional. (…)” Em regra, profissionalismo combina com o ufanismo na gramática, e também fora dela essa reunião concorre com o cinismo. Abstraia-se a compreensível linguagem ufanista e entusiástica, própria das mídias oficiais, como aqui parece, e o que resta é bem menos que isso, ou nem bem isso. Não assim, parece que estamos diante da Marinha dos Estados Unidos ressurgindo das cinzas e fumaças… Read more »

Oiseau de Proie

O cinismo é o lugar onde se busca repouso quando não há saída, quando não há opção…

Flanker

Na foto (apesar de alguns navios dali já terem dado baixa), temos praticamente todos os meios disponíveis para a MB até a incorporação da primeira Tamandaré (Se, e quando, isso ocorrer): 3 Niterói- esse é o número que será mantido em operação, após passarem por uma revitalização (também se, e quando, isso ocorrer); 2 Greenhalgh 1 (única) Barroso Na foto, só não aparece a única classe Inhaúma que será mantida (Julio de Noronha) Somem-se à esses navio, o Atlântico, o Bahia e o Almirante Sabóia Pronto, teremos uma esquadra de 5 fragatas, 2 corvetas, 1 NDCC, 1 navio tanque, 1… Read more »

Cristiano de Aquino Campos

Esquece o NDCC, vamos ter só o Porta-helicopteros, o navio doca e um de apoio. 3 navios que serão escoltados por 7 navios, ate a chegada das Tamandarés. Infelizmente e ate um número razoavel de escoltas, 2 por navio capital. O problema são as capacidades dos meios.

Plinio Carvalho

Da gloriosa e respeitada marinha Imperial para a atual situação.
A republica destruiu tudo o que o Brasil tinha de bom.

Luís Fernando Curvo

Apenas corrigindo, a República destruiu ? Não! O PT é comparsas destruíram!!!

Space Jockey

Nenhum governo, civil ou militar, de esquerda centro ou direita, investiu com seriedade nas Forças Armadas do Brasil. A população não se interessa, a imprensa não se interessa,logo o governo tambem não se interessa, e as FAs FALHARAM em convencer o poder político sobre os riscos desse desinteresse. O brasileiro só se mexe depois que a porta foi arrombada, como ainda,ninguém veio tentar tomar essas terras abençoadas logo não nos interessamos em garantir a tranca. É uma piada assistir os generais nas comissôes do Congresso explicando os planos estratégicos para uma platéia de desinteressados, não é daquela maneira que se… Read more »

Saldanha da Gama

onde assino

Oiseau de Proie

Calma minha gente, em 2022 segundo turno será Luciano Huck X Edir Macedo…Tudo irá melhorar… 😀

Space Jockey

Vc que tem político de estimação nem sei o que faz aqui, pois defesa nacional é matéria de ESTADO e não de governo, esse é um dos motivos do nosso fracasso.

Oiseau de Proie

A corrupção não é intrínseca a um partido político…existem outras questões envolvidas…como a ignorância brazileira no assunto…a bandalheira no poder judiciário…não existe partido mais corrupto que o outro…a esquerda e a direita deste pais são faces de uma mesma moeda…não a futuro para o braziu enquanto essa classe política existir…eu nunca vi tanta falta de caráter no braziu como agora de ambos os lados…

Contribuinte inconformado.

Por favor não, não comente isso nem de brincadeira

Oiseau de Proie

Se o Edir Macedo se candidatar eu vou votar nele Contribuinte…Todo castigo pra brazileiro é pouco…!!…

Saldanha da Gama

E no primeiro? festival de horrores, bolsonaro, poste, alckmin ou serra, manoela (qual a diferença para dilma??? esta dá pra pegar) Boulos….Porque o lulinha está no ficha limpa… abraços

João Moro

Pra disputar o 5º lugar?

Plinio Carvalho

O senhor esta equivocado amigo, os primeiros governos republicanos foram os primeiros a fazer estragos na marinha como punição pelas revoltas que a marinha proporcionou em prol do retorno da monarquia. No Imperio, a marinha tinha um papél muito importante na visão geopolítica brasileira, por isso, estava sempre sendo modernizada, com a republica essa visão geopolítica se perdeu, o resultado foi o completo abandono da marinha, com a marinha tendo sobre folego em alguns governos apenas.

Saldanha da Gama

Onde assino e meu bisa sofreu as consequências quando da revolta da armada e o cerco ao Rio de Janeiro. Abraços

Defensor da liberdade

Se a monarquia era tão boa, por que caiu? Nos EUA uns 3 milhões se enfrentaram por causa de um imposto, no Brasil a gloriosa monarquia que estava transformando o país numa potência, ninguém pegou em armas para defende-la dos golpistas… Acho que isso já diz tudo…

Plinio Carvalho

Ninguem pegou em armar? hahaha… que piada, alguns dias depois a queda da monarquia houve revolta entre as tropas que fizeram o golpe, o irmão de Deodoro se negou aceitar a republica até descobrir que o golpista era seu irmão. Durante o governo de Floriano Peixoto, o carniceiro, milhares de monarquistas foram executados, jornais eram fechados, sua ditadura reprimiu com força os direitos civis, todas as manifestações contrarias ao governos eram reprimidas, é por isso que ele é chamado de consolidador da Republica, é consenso que se não fosse por ele e dua ditadura sanguinária a republica tinha caído, não… Read more »

Defensor da liberdade

Nossa senhora 30 mil… EUA mais de 1 milhão… E eu que estou passando vergonha…

Defensor da liberdade

Meu caro Plínio, golpe se debela quando ele está ocorrendo, depois que os golpistas se apoderam da máquina estatal fica complicado…

Plinio Carvalho

Os Historiadores Paulo Rezzutti e Laurentino gomes afirmam o seguinte, o sangue que não foi derramado no golpe seria derramado nos primeiros anos de republica, com a população se opondo fortemente a ditadura que se instalou e lutando pela volta da monarquia, infelizmente foram derrotados. Infelizmente, o brasileiro daquela epoca não é muito diferente do de hoje, o mundo desabando e o brasileiro quer fazer o que? uma manifestação pacifica no domingo.

Defensor da liberdade

Você queria o quê? Brasileiro não tem armas, seriam massacrados se fizessem uma revolta, poucos tem armas nessa joça, e a maioria que tem armas estão ligados aos parasitas estatais.

Plinio Carvalho

Esse mesmo argumento pode ser usado para o brasileiro que presenciou o golpe Republica.

Defensor da liberdade

Não senhor, não havia restrições de armas naquela época. Pelo menos eu não conheço nenhuma, me corrijam se eu estiver errado.

Plinio Carvalho

O golpe foi feito por militares, a elite estava contra a monarquia desde o fim da escravidão, quem lideraria uma rebelião contra a tirânica republica? nem a família imperial tinha interesse por não querer ver sangue brasileiro derramado só pare eles voltarem ao poder, com a elite contra, exercito contra, quem financiaria? Por se tratar de Brasil e brasileiros ja é um fato notório ter havido algumas rebeliões contra a republica. Infelizmente, não houve no período alguém que conseguisse concentrar e liderar os mais diversos e espalhados rebeliões contra a republica. Floriano Peixoto se mostrou hábil em destruir todas as… Read more »

Plinio Carvalho

Washington Luís, um Presidente da Republica Velha e tb historiador disse;

“O ano de 1888 punha terma a uma época de relativa tranquilidade econômica do Império, após longa e duradoura paz, enquanto o período atual desenvolveu-se dentro de perturbações profundas, para o estabelecimento e consolidação da república, e se fecha com cinco anos de revoltas que abalaram profundamente a cultura moral, o crédito e a riqueza da nação!”. Ele disse isso em 1927.

O senhor mesmo pode pesquisar sobre isso, essa historia de que a republica se instalou de forma pacifica é balela.

Defensor da liberdade

E em que momento eu disse que foi pacífica? Eu disse que pelos poucos que pegaram em armas me parece que a monarquia e seu imperador não eram tão amados assim. Chega na Inglaterra e assassine Elizabeth II para ver se o país inteiro não irá atrás de você.

Oiseau de Proie

“Defensor da liberdade Se a monarquia era tão boa, por que caiu?Nos EUA uns 3 milhões se enfrentaram por causa de um imposto, no Brasil a gloriosa monarquia que estava transformando o país numa potência, ninguém pegou em armas para defende-la dos golpistas” Por causa da Abolição da Escravatura…o golpe da republica engendrou-se 1 ano após sancionada a Lei Áurea, em 1888…Pois toda a economia do país na época era baseada na exploração de mão de obra escrava…As causas que provocaram a queda da Monarquia do Brasil foram as mesmas que desencadearam a Guerra de Secessão dos eua… Mas lá,… Read more »

Oiseau de Proie

No Brasil Império o imperador pegava empréstimos no Banco do Brasil para pagar suas viagens…Sua tolerância com a imprensa era grande…Hoje qualquer deputado ou juiz tem mais regalias com recursos públicos do que a família imperial na época… (1880) O Brasil era a 4ª Economia do Mundo e o 9º Maior Império da História. (1860-1889) A Média do Crescimento Econômico era de 8,81% ao Ano. (1880) Eram 14 Impostos, atualmente são 92. (1850-1889) A Média da Inflação era de 1,08% ao Ano. (1880) A Moeda Brasileira tinha o mesmo valor do Dólar e da Libra Esterlina. (1880) O Brasil tinha… Read more »

Plinio Carvalho

Oiseau de Proie
Otimo comentario, o Brasil esta como esta hoje justamente pela sua desconexão com seu passado. Não sabem onde erraram não tem como corrigir o erro, ai fica nesse loop de fracassos que é a republica. Isso se reflete quando o assunto é a monarquia, a pessoa nunca leu nada a respeito, não sabe como era sua estrutura, seus governos, sua constituição e quer da palpite, tragico!

Saldanha da Gama

Cara, vc simplesmente deu um show!!!!!!!!!! Éramos pródigos em ciência, tecnologia etc… PARABÉNS e se me permite, onde assino?

Leonel Testa

Parabens velho vc deu um show . E na mimha opniao por azar se nao tivesse morrido os dois filhos de D Pedro 2 estariamos pelo menos no patamar de uma Alemanha ou Japao com certeza

Leonardo

Isso não é verdade. O senhor está desinformado e várias revoltas seguiram a proclamação ilegítima e violenta da rè-pública. Por que o senhor acha que o período de governo dos dois primeiros “presidentOs” republicanos é conhecido como a “república da espada”? Escravos e negros recoltaram-se no Maranhão diante da ilegítima proclamação da rè-pública. Batalhões militares em Desterro (atual Florianópolis, que nome de cidade, hein…) voltaram-se contra militares republicanos. Mais de 20.000 pessoas foram assassinadas nos anos seguintes a violenta instalação da rè-pública. Além disso a capoeira foi proibida (sim, pois os capoeiras eram admiradores da Princesa Isabel). Sem falar no… Read more »

Defensor da liberdade

Sim, várias revoltas desorganizadas que contavam com pouco apoio popular, nos EUA foram milhões! O cara vir me dizer que 30 mil se revoltaram na Baêa, 30 mil em Sampa, 10 no arroyo Chuí num país deste tamanho, era por que a monarquia era querida, só pode estar de sacanagem com a minha cara!

E ainda vem me dizer que por que a elite estava ao lado dos golpistas, não tinha verba para o contra-golpe, é mais outra sacanagem que o cara me fala, como se ação de sabotagem, pilhagem, não já existisse naquela época.

Plinio Carvalho

A Defensor da liberdade, fala serio pow, o Brasil em 1889 tinha 14 milhões de pessoas e vc queria que saísse milhões nas ruas para lutar? hoje o Brasil tem 210 milhões de pessoas e as manifestações não chegam a 1 milhão de pessoas, vc quer q naquela época chegasse? vc esta fazendo uma analise totalmente injusta e equivocada. Nos estados unidos, não foi um governo contra uma uma galera sem liderança, como aqui no Brasil, na sua guerra de independência foi governo (EUA) contra governo (Inglaterra) e ainda teve financiamento francês, na guerra civil americana tb foi governo (União)… Read more »

Plinio Carvalho

Alem disso tudo vc não leva, em sua analise, nem o fato cultural, os americanos culturalmente sempre foram mais engajados politicamente que o brasileiro, esse engajamento aqui sempre foi minimo.

Rgf

Os navios estão acabando.

Defensor da liberdade

Esquadra brasileira ou esquadra do Rio do Janeiro? ?

Matheus Santiago

Na certidão de nascimento da Marinha costuma aparecer a data de 1822, quando o Brasil se tornou um país independente. A primeira esquadra oficialmente brasileira seguiu, em novembro daquele ano, na direção de Montevidéu, para expulsar os portugueses que se recusavam a aceitar que a então província da Cisplatina se submetesse ao rei Dom Pedro I. Porém, há quem afirme que a força surgiu, de fato, em 1736, com a criação da Secretaria D’Estado dos Negócios da Marinha, que, na prática, ampliava e organizava as forças navais portuguesas ao longo da costa do Brasil. O EB considera que sua data… Read more »

Oiseau de Proie

Tudo está como é…

Corcel

Preocupante…

Paulotd

Que esquadra?

Oiseau de Proie

É mais que o suficiente para a nossa situação…dado que nunca fomos uma nação soberana ou independente de fato…portanto não temos o que defender…e a situação dos nossos vizinhos é ainda pior que a nossa…

Saldanha da Gama

Temos muito o que defender, mas nossa sorte é realmente a situação de nossos vizinhos. abraços

Camargoer

Caro Saldanha. Se o Brasil estivesse em uma situação similar á India, Paquistão, Coreia do Norte, Irâ… o orçamento militar seria maior. Um orçamento militar restrito à 1,3% do PIB é consequência do ambiente geopolítico. Há uma relação de causa-efeito racional (nada de sorte ou coincidência).

Camargoer

Olá O.P. Acho que a pergunta é outra. A independência do Brasil foi proclamada pelo Príncipe Regente, portanto ela ocorreu para preservar a sociedade colonial e escravocrata. A proclamação da Republica foi um golpe de estado militar apoiado pela aristocracia agrária (a mesma que apoiou a proclamação da independência). Talvez a ideia fundamental seja que a elite (dona da riqueza) tem sido soberana em defender seus interesses, inclusive quando são contrários á população.

Paulotd

Somos a 9 economia do mundo e não temos dinheiro pra fábricar 4 corvetas e 24 patrulhas de 500 Ton. Alguma coisa erramos. Tá na hora de uma reestruturação das forçar armadas como um todo

Camargoer

Caro Paulo. Claro que há algo errado. Acho que existem outros números que sugerem que há algo errado. Por exemplo, um bom IDH e um péssimo GINI sugere uma enorme distorção quanto à desigualdade social (a ideia de uma Belíndia). A lucratividade dos bancos com baixa carteira de crédito é outra coisa estranha. Uma queda de 25% do PIB sem perspectiva de recuperação após 5 anos é característico de depressão ao invés de recessão. 30% de capacidade ociosa do setor industrial em um mercado consumidos de 200 milhões de pessoas é incompreensível.

Esteves

Não somos 200 milhões de consumidores. Essa visão destruiu negócios. Quantos veículos novos estamos vendendo por ano? Em torno de 2,1 ou 2,2 milhões. Bastante abaixo dos anos 2010 quando superamos 3 milhões. Desse total, retirando as vendas de PJ (locadoras e governo), quantos veículos são vendidos no varejo? Quantos são vendidos a consumidores? Algumas linhas como pick-ups e a modinha dos SUVs…pouco passam de 20% a clientes pessoas físicas. Esse país engana. A quebradeira das telefônicas móveis (que não estariam vivas sem a internet) deu-se por receitas negativas. Crescimento negativo. Não adianta dizer que tem 120 milhões de clientes… Read more »

Oiseau de Proie

Uma nação hoje sem história, sem heróis, sem amor a pátria e sem identidade…Fácil de se manipular e dominar…brazileiro na sua maioria não tem raiz ou amor próprio…estas coisas aqui foram destruídas a muito tempo…O braziu a cada dia que passa vai indo ainda mais pro inferno…os brasileiros cada vez mais estão perdendo o país…estamos presenciando a destruição completa da nação e assistindo de camarote...Somos apenas peças de xadrez num tabuleiro de interesses…

Saldanha da Gama

Destruição esta iniciada algumas décadas, principalmente no governo do camaleão fhc. Heróis e história temos e em quantidade, o que nos falta é amor a pátria, respeito, idolatria, mas infelizmente canalizamos para ideologias. partidos, políticos e até para outras nações…. abraços

Camargoer

Caro Saldanha. Idolatria é pecado.

Esteves

FHC…

Não se engane e não se iluda com o que falam e dizem sobre FHC. O país mergulhou no calote, no confisco, no congelamento, na corrupção e no abandono…antes dele.

Sem o apoio dos militares FHC não teria sequer tomado posse. Ainda vivíamos os traumas da Guerra Fria naqueles anos.

Veja quem frequenta o Instituto FHC ainda hoje. Tome nota dos palestrantes e dos temas debatidos lá.

Se não conhecem a história recente do país…

Camargoer

quem te conhece não esquece, meu Brasil é com S.

Esteves

O deles é com Z e U.

Mas deve ser outro. O nosso é Brasil.

Camargoer

Olá E. Talvez seja “bug” no corretor ortográfico.

Karl bonfim

Parabéns a nossa Marinha, um futuro melhor que o presente de presente!
E por falar em presente. a final de contas, o Makassar, peruano vem ou não vem?
É para o lugar do ndcc Garcia D’Víla ou do ne Brasil?
Vai submarino classe Tupi na troca ou não?

Marujo

Foi um tremendo equívoco a desativação do Garcia D’Ávila. Ao que consta o navio está em bom estado, o problema está no motor. Não valeria a pena a MB pleitear recursos para trocá-lo, já que tão breve não teremos nada para colocar em seu lugar?

Foxtrot

E há motivos para comemorar hoje?
Eis a questão!

Camargoer

Sem há.

Camargoer

Digo, SEMPRE há.

Space Jockey

Haha involuntariamente escreveu a verdade “sem” nenhum motivo.

Camargoer

Olá Colega. Ato Falho é um perigo. O ex-presidente que o diga .. riso

Esteves

Quando o Esteves era da ativa…

Lembro do sino. O pessoal do Corporativo (pequenas contas) chegava da rua e tocava o sino. Tinham que comemorar.

Eu achava aquilo muito estranho.

sub urbano

Outrora a terceira maior marinha do mundo na época do Império, hoje uma diminuta flotilha de águas marrons. Um único submarino venezuelano a manteria acuada nos portos em caso de Guerra. O Brasil acabou.

Junior

A venezuela tem submarinos operacionais?

Saldanha da Gama

Salve a histórica e gloriosa MARINHA BRASILEIRA!!!Compramos da inglaterra em 1883, o Riachuelo um dos mais poderosos navios de guerra do mundo e com certeza da américa latina o mais poderoso… “”Se enviarmos toda a Marinha norte-americana contra o Riachuelo, nenhum navio americano voltará para casa” – declaração da Secretária de Estado dos Estados Unidos à época da Guerra do Paraguai.”- Baseado em texto do site americano “usnhistory.navylive”

Dalton

Ter um ou dois navios mais poderosos do que os que a US Navy tinha na verdade não significou muita coisa, pois a US Navy nesse curto espaço de tempo havia sido muito reduzida por conta de não haver ameaças externas e
não se pensar em projeção de poder.
.
Nunca encontrei nada relevante em livros que mesmo com o “Riachuelo” a marinha brasileira tivesse se tornado a terceira maior do mundo e certamente
os historiadores não teriam ignorado tal feito.

Plinio Carvalho

Dalton eu acredito que ha uma confusão aqui que acaba por ser repassada, o livro anuario brasseys de 1886, livro que lista todos os navios do mundo coloca a marinha brasileira atras de marinhas como a inglesa, francesa e americana, a marinha brasileira ficava ali no patamar de marinhas tipo a italiana. Ja aqui na America a marinha brasileira so ficava atras da marinha americana, então eu acredito que o erro venha dai, a Marinha brasileira era a 2 maior da America e estava entre as top 10 do mundo.

Plinio Carvalho

Independente da posição da marinha no mundo, uma coisa é clara, a armada imperial representa o Apogeu da marinha brasileira, isso é confirmado no Livro “A marinha de guerra do Brasil na colonia e no Imperio”.

Dalton

Pode ser Plínio, há muitas fontes, depende da qual se quer acreditar e também há a questão do período de tempo e se esse período foi longo o bastante para causar alguma impressão nos historiadores e há muitas outras marinhas no contexto, como a russa por exemplo, pessoalmente nunca vi a marinha brasileira estar entre as 10 maiores por conta do navio “Riachuelo” que a propósito tornou-se rapidamente obsoleto. . O fato é que no período logo após o fim da Guerra de Secessão, as forças armadas dos EUA decaíram de tal forma que por exemplo nos regimentos de infantaria… Read more »

Camargoer

Caro SubUrbano. O problema da MB seriam os submarinos de outras nações. É improvável que um país da América do Sul tenha qualquer interesse em fechar portos brasileiros.

Esteves

O problema somos nós mesmos. É que gostamos de jogar a nossa culpa no colo dos outros.

Camargoer

Olá Esteves. Nesse caso, os Tupis seriam um problema para fechar os portos por duas razões. 1) motim e 2) naufrágio dentro do canal do porto.

Cristiano de Aquino Campos

O nosso futuro será, o Atlantico, o Bahia, um navio lógistico e no máximo 8 tamandares. E quer saber, para uma marinha que só vai fazer, missões de GLO, missões da ONU, e apoio em catastroves da natureza. Estaremos ate bem.
Só temos que ampliar a força submarina e de patrulhas.

Willber Rodrigues

Se realmente chegarmos a 8 tamandarés, é motivo pra dar tiro pro alto pra comemorar.

Cristiano de Aquino Campos

Pois é.

tom

Infelizmente só a guerra fará o país investir em defesa. Mas temo que, diante de toda nossa histórica defasagem em número e tecnologia dos nossos meios, qualquer esforço emergencial nesse sentido será tarde demais. Seria preciso mudar nossa cultura daqui para frente tendo em mente que a cada dia que passa as populações aumentam e aumentam também a ambição das nações, mas o planeta… esse continua sempre do mesmo tamanho. Uma hora vai “dar ruim”.

Camargoer

Caro Tom. Felizmente, só a guerra provocará um aumento dos custos de defesa. Em tempos de paz, felizmente é possível aumentar os investimentos em saúde, educação, infraestrutura, bem-estar…

Esteves

Não se engane com a guerra. No pré guerra há emprego, atividades econômicas e desafios. No pós guerra…fome, destruição e pestes.

Os americanos financiaram a reconstrução da Europa. Receberam indenizações, bônus, royalties e vinhos. Até recentemente. Mas foram fazer guerra bem longe.

Ela virá. Mas, nós não temos nada com isso.

Esteves

Vocês são meninos. Anos 1970/80. O país precisava crescer para fazer crescer o bolo e dividi-lo. Uma fragata full custava 45 milhões de dólares. Anos 1990/2000. A sociedade cansou de esperar e ela mesma dividiu o bolo colocado para assar na constituição de 1988. O governo é do povo. O Brasil é do povo. O povo sem a manipulação da mídia elegeu seus iguais. Gente do povo. Presidentes americanos assim como pilotos de corrida são criados desde os 5 anos de idade para serem. E continuam praticando e estudando. Escrevem livros e dão palestras…sóbrios. Foram os primeiros nas escolas e… Read more »

Contribuinte inconformado.

Entra governo saí governo e continua a piorar situação das forças armadas principalmente a Marinha Brasileira
Não tem verba para aquisição de equipamentos mas tem para aumentar salários.

Paulotd

O problema da Marinha é que ela tem mania de grandeza. Ela poderia muito bem ser mais enxuta e eficiente. Olhem o exemplo da FAB, com os mesmos problemas de limitação de verbas, mas é uma força que consegue se manter mais ou menos atualizada, mesmo não sendo o patamar ideal. O EB é consciente de suas limitações, investiu num blindado barato que pode ser produzido em grande quantidade, nada de MBT caríssimos, pegou os Sherpa a preço de custo, os M-109 modernizados ainda peca em alguns pontos como AA, mas ocnsegue estar mais ou menos atualizado (em um patamar… Read more »

Juarez

Muito coerente seu comentário. O único “se” é o Sherpa, que um tiro no pé.

Camargoer

Caro Paulo. Uma marinha com uma frota enxuta pode ser um problema. O problema orçamentário da MB é o mesmo da maioria das forças armadas do mundo. Excesso de pessoal, doutrinas baseadas na guerra fria, dependência de equipamento importado, tecnologia defasada. A questão da eficiência é mais complicada de calcular. A eficiência de uma empresa privada é calculada comparando o custo total com a lucro. No serviço pública é preciso considerar a qualidade do serviço oferecido (cumpre completamente, parcialmente ou não cumpre?). A questão orçamentária é complexa, porque todas as forças armadas do mundo têm orçamentos insuficientes para as demandas.… Read more »

Esteves

Pera aí professor, O que estamos lendo aqui sobre as Marinhas da Europa é o desinteresse na carreira e a falta de marinheiros. Sobram missões. Mácron, provavelmente motivado pela queda acentuada da economia francesa, detonou a OTAN e as lideranças da OTAN especialmente nos conflitos no Oriente Médio. O presidente francês se declarou aliado, amigo e com grandes interesses de e com Assad. Quer uma condução independente. Americanos e turcos, russos e turcos parecem misto quente. Nunca se sabe se o presunto está por cima ou por baixo. Os estaleiros europeus estão na vanguarda do design e da tecnologia. Ao… Read more »

Willber Rodrigues

Concordo totalmente. Usando novamente o exemplo da FAB, os brigadeiros poderiam ter mania de grandeza e escolhido o Rafale ou Eurofighter, pra voar no 7 de setembro e passar o resto do ano no hangar. Eles podiam estar falando que o Brasil precisa de F-35. Mas não. Os brigadeiros foram racionais, escolheram o Gripen, fecharam bases, fizeram uma estruturação interna, cortaram gastos, e hoje eles se preparam pra receber um caça de geração 4++, compraram Meteor, trocaram as asas do P-3 Orion, e estão pra receber o KC-390. É até irônico que a Força Aérea seja a força mais “pé… Read more »

Esteves

Quero ver de onde a FAB vai tirar $$$ para pagar os 28 KC390. Até agora receberam 1.

Não. Ainda…ainda…não começamos a pagar os Gripen. São 36.

A MB está suando sal e sangue com o PROSUB. Mas está pagando.

Esteves

Sherpa é sinônimo de atualização? Qual avião da FAB tem menos de 30 anos?

Space Jockey

Saiu uma matéria muito boa no Fantástico sobre o Prosub hoje, me espantou vindo da Globo, chegaram a entrevistar alguem que defendia o alto investimento. O Riachuelo é muito bonito, nas fotografias que existem até agora não dava pra perceber seu acabamento, bem bonito mesmo. Outra coisa que chamou a atenção foi a baixa quantidade de besteiras leigas.

Camargoer

Olá Space. Discordo que seja surpreendente. Até onde consigo lembrar, foram feitas dezenas de reportagens ao longo dos anos sobre submarinos, porta-aviões, caças, tropas das selvas, paraquedistas, etc. Acho que não vejo Fantástico há uns 25 anos. Sobre as besteiras, recentemente foi feita um reportagem sobre o Gripen e aconteceu a mesma coisa. Essas reportagens é para o público leigo e para entusiastas novos, que irão descobrir novas fontes (a trilogia, por exemplo), farão perguntas impertinentes, repetitivas, ingênuas, mas estarão aprendendo. São eles que serão os especialistas no futuro.

Esteves

Fantástico…é aquele programa apresentado pelo J Silvestre?

Camargoer

Olá Esteves.. Acho que não. Se não me engando era o “Bolinha”… (Este é o clube do Bola….). Lembra?? riso

Space jockey

Eu tbm não assisto mais essa emissora, mas as vz na cagada vejo alguma coisa.

Camargoer

Olá Space. Acho que TV tem que ser como música.. se é bom, a gente vê. Se for ruim, desliga ou muda de canal. Sou fã do GloboRural (difícil é acordar cedo no domingo)

Esteves

Tá tudo certo. Eles têm mais de 20 canais. Cedo ou tarde a gente cai em um deles.

Phacsantos

E também foi dito que o Brasil pretende vender 3 subs ao Peru, os 2 da classe Tupi e um novo.

Space jockey

Sim, e não falaram do Makassar como muitos tem insistido.

Sincero

Não há nada o que se comemorar, enquanto não tivermos pelo menos três Riachuelo e Três Tamandarés operacionais a nossa marinha continuará como o maior museu naval em atividade do mundo.

Sincero

*três Riachuelos…

Bueno

Off topic Mas nem tanto.. De uma olhada nas Lanchas DGS888 embarcadas no NDM Bahia G-40 top! Operação Amazônia Azul- Mar limpo é vida

https://www.youtube.com/watch?v=lwwoPmiYi6M

André

Saudades NAeL Minas Gerais. Fiquei muito triste quando soube que venderam para um ferro velho.

eder

Mas o importante que temos a cloroquina, não precisamos de navios de Guerra.