O USS Grayback (SS-208), um submarino da Marinha dos EUA desaparecido há 75 anos, foi encontrado nas águas japonesas.

O veterano explorador do oceano e o CEO da Tiburon Subsea, Tim Taylor, juntamente com sua equipe do “Lost 52 Project” descobriram o naufrágio da Segunda Guerra Mundial.

A Marinha dos EUA verificou oficialmente a descoberta de Grayback, realizada em 5 de junho de 2019, a uma profundidade de 435 metros.

Conforme informado, este é o primeiro submarino dos EUA descoberto em águas japonesas e é o local de descanso final de 80 marinheiros.

Os exploradores oceânicos usaram uma combinação de veículos subaquáticos autônomos (AUV), veículos operados remotamente (ROV) e tecnologia avançada de imagem por fotogrametria, que resultaram nos registros arqueológicos históricos mais abrangentes até o momento.

“Devido à qualidade das imagens e aos dados compartilhados no projeto inovador, a equipe de arqueologia subaquática do Comando de Patrimônio Naval e História Naval conseguiu confirmar o local de descanso final do USS Grayback”, disse Robert S. Neyland, Ph.D. em História Naval e Chefe do Setor de Arqueologia Subaquática do Comando de Patrimônio, disse.

“A confirmação do local como uma embarcação militar afundada da Marinha dos EUA garante que ele seja protegido contra perturbações, salvaguardando o local de descanso final de nossos marinheiros.”

O USS Grayback, um dos submarinos mais bem-sucedidos da guerra, foi uma unidade da classe Tambor lançada em 31 de janeiro de 1941 e estava sob o comando do capitão tentente John Anderson Moore. O submarino fez 10 patrulhas de guerra no total e recebeu o crédito de afundar 14 navios, totalizando 63.835 toneladas, incluindo um submarino da Marinha Imperial Japonesa. O Grayback foi uma parte importante da ofensiva submarina desde o início da guerra.

Registros japoneses do pós-guerra indicaram que, em 26 de fevereiro de 1944, o Grayback sofreu danos quando aeronaves japonesas baseadas em terra a atacaram no mar da China Oriental, mas supunha-se que ele tinha afundado o transporte naval Ceylon Maru no dia seguinte. No mesmo dia, foi registrado que um avião japonês baseado em um porta-aviões, avistou um submarino na superfície do Mar da China Oriental e atacou. De acordo com relatos japoneses, o submarino “explodiu e afundou imediatamente”, mas embarcações anti-submarino foram chamadas para atacar a área com cargas de profundidade, claramente marcada por uma trilha de bolhas de ar, até que uma mancha de óleo pesado subiu à superfície.

O Grayback recebeu duas Comendas da Unidade da Marinha em homenagem a sua sétima, oitava, nona e décima patrulhas de guerra, além de oito estrelas de batalha por seu serviço na Segunda Guerra Mundial.

A expedição Grayback faz parte do “Lost 52 Project”, em parte apoiado pela STEP Ventures, e foi reconhecida pela Japan Agency for Marine-Earth Science and Technology  (JAMSTEC) como a primeira e mais abrangente expedição arqueológica subaquática offshore nas águas japonesas.

Subscribe
Notify of
guest

30 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments