Submarino russo é detectado em águas territoriais de Israel
Submarino violou a fronteira marítima de Israel há três meses; Os militares israelenses não deram detalhes sobre se a segurança do país foi prejudicada no incidente
Um submarino russo foi visto nas águas territoriais de Israel, perto de Israel, três meses atrás, informou o Ynet na segunda-feira.
O submarino foi localizado pelas forças navais da IDF a cerca de oito milhas náuticas (15 quilômetros), enquanto as águas territoriais de Israel se estendem a 12 milhas náuticas (22 quilômetros) da costa.
Depois que ficou claro que o submarino era russo, os oficiais da Marinha entraram em contato com seus colegas russos, ativando o Mecanismo de Coordenação Naval entre os dois países por meio da Diretoria de Planejamento (uma diretoria do Estado-Maior das IDF).
Isso levou o submarino a deixar a área e seguir em direção ao Mediterrâneo ocidental.
As forças armadas israelenses não especificaram se algum dano foi causado à segurança do estado ou por quanto tempo o submarino permaneceu nas águas territoriais de Israel.
“De tempos em tempos, as forças navais da IDF descobrem alvos dentro de nossas fronteiras territoriais, que podem ser percebidas como embarcações pertencentes a forças armadas estrangeiras”, disse o exército em comunicado. “Não pretendemos comentar os detalhes do artigo.”
A presença de submarinos russos nas águas territoriais de Israel pode fazer parte das recentes tentativas de Moscou de se entrincheirar no Oriente Médio depois de estabelecer sua presença militar na Síria. A manobra também poderia ter implicações a longo prazo na segurança israelense, se fosse revelado que o submarino tinha capacidade de coletar informações.
FONTE: ynetnews.com