O Fincantieri Marinette Marine (FMM) organizou um evento “Cut Steel”, marcando o início da produção do primeiro navio Multi-Mission Surface Combatant (MMSC) da Arábia Saudita em suas instalações em Marinette, Wisconsin, em 24 de outubro.

O MMSC é uma variante personalizada do navio de combate costeiro da classe “Freedom” (LCS) que está sendo adquirido para as Forças Navais Reais da Arábia Saudita (RSNF) através da Marinha dos EUA sob o programa de Vendas Militares Estrangeiras dos EUA (FMS).

Representantes da Marinha dos EUA e das RSNF participaram do evento. Também estiveram presentes representantes dos escritórios dos legisladores de Wisconsin, senador dos EUA Tammy Baldwin e representante dos EUA Mike Gallagher, além do senador do estado de Wisconsin, Dave Hansen, e o prefeito de Marinette, Steve Genisot.

O gerente do programa do Escritório Internacional para Pequenos Combatentes da Marinha dos EUA (PMS 525), Todd Tompkins, observou que “neste estaleiro que produziu tantos navios de combate costeiros com a variante da Freedom da Marinha dos EUA, o MMSC é o primeiro navio baseado em uma variante LCS a ser construída para um parceiro estrangeiro”. Ele acrescentou que “este evento marca o culminar de anos de colaboração entre nossos países”.

A cerimônia de corte reconhece simbolicamente o início dos esforços de construção para o MMSC de mais de 4.000 toneladas. A contratada principal Lockheed Martin e seu estaleiro parceiro, FMM, trabalham no projeto MMSC com a Marinha dos EUA desde 2017. Quatro navios MMSC serão construídos no FMM, com benefícios econômicos significativos para a região.

A venda FMS dos navios MMSC para a Arábia Saudita foi aprovada pelo Departamento de Estado dos EUA em outubro de 2015. A venda também incluiu equipamentos, peças e suporte logístico associados, com um valor total estimado em US$ 11,25 bilhões.

Em julho do ano passado, uma ação de contrato indefinida no total de US$ 450 milhões foi concedida à Lockheed Martin pelo governo dos EUA para iniciar o projeto e o planejamento detalhados da construção de quatro navios MMSC. A empresa também recebeu uma modificação de contrato de US$ 24,7 milhões para design de detalhes e materiais de longo prazo para apoiar a construção das embarcações em novembro do mesmo ano.

A modificação indeterminada de US$ 282 milhões em ações contratuais indefinidas foi concedida pelo U.S. Naval Sea Systems Command (NAVSEA).

Combatente de superfície multi-missão (MMSC)

O MMSC (Multi-Mission Surface Combatant) é um navio de combate de superfície multi-missão altamente manobrável e armado, capaz de operar em litoral e em mar aberto.

O MMSC utiliza os recursos comprovados do navio de combate costeiro da Marinha dos EUA (LCS) e a flexibilidade inerente do casco da variante Freedom para atender aos requisitos marítimos exclusivos das marinhas internacionais.

Os navios terão um alcance de 5.000 milhas náuticas e podem atingir velocidades superiores a 30 nós. Ele será baseado no casco de 118 metros do LCS, variante Freedom, e utilizará o mesmo sistema de propulsão combinado a diesel e gás (CODAG).

O MMSC utiliza o sistema de gerenciamento de combate COMBATSS-21, criado a partir da biblioteca do software Aegis Combat System. A solução de sistema de combate integrado MMSC aproveita a integração LCS doméstica do canhão de convés Mk110 de 57 mm e do sistema de mísseis SeaRAM e expande a capacidade multimissão por meio da integração de mísseis superfície a superfície Over-The-Horizon, armas de 20 mm remotas, um novo radar de controle de tiro e um sistema de lançamento vertical de 8 células MK 41 (VLS) equipado com mísseis RIM-162 Evolved Sea Sparrow (ESSM). O MMSC também é equipado com o sistema de defesa de torpedo AN/SLQ-25.

Equipado com um dos helicópteros marítimos mais avançados do mundo, o Sikorsky MH-60R Seahawk, o MMSC terá uma robusta capacidade de guerra antissubmarino (ASW) que é totalmente interoperável com a Marinha dos EUA e seus parceiros de coalizão.

DIVULGAÇÃO: Lockheed Martin/Fincantieri Marinette Marine (FMM)

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Top Gun Sea

Um dia chegará a nossa vez de dar essa notícia! Bacana as linhas desse navio com armamento razoável. Corta pra 21?

Enes

Preparar pipoca para assistir aos catedráticos malhando a MB que não contratou trinta desses navios.

Esteves

No mínimo.

Mauricio R.

Esse navio em seu formato LCS ao menos existe, já o da licitação do edital rasgado; não.
Mas não parece ser um desenho de casco polivalente, a própria LM desistiu de implementar sua proposta para a FFG(X) da US Navy sobre ele.

Esteves

“…uma ação de contrato indefinida no total de US$ 450 milhões foi concedida à Lockheed Martin pelo governo dos EUA para iniciar o projeto e o planejamento detalhados da construção de quatro navios MMSC. A empresa também recebeu uma modificação de contrato de US$ 24,7 milhões para design de detalhes e materiais
de longo prazo para apoiar a construção das embarcações em novembro do mesmo ano…”

Antecipações para iniciar o projeto. Fosse aqui tinha CPI, UTI, MPF, PF e chiliques.

Alex Barreto Cypriano

Tudo dentro do normal. Aqui é anormal porque funcionamos na base da propina e negociata stealth, que não aparece no contrato.

Pablo

Aproveitando o assunto, o PN tem notícias da assinatura do contrato das Tamandarés e quais armamentos e sistemas vão compor as embarcações?

Fernando "Nunão" De Martini

Até onde sei o prazo é o mês que vem.

Danilo Henrique

E agora com o desbloqueio dos recursos anunciado na segunda-feira pelo governo, em face do leilão do pré-sal, que estavam contingenciados, deve sair esse contrato. Eu espero

Kemen

Até onde sei o AEGIS com SPY foi descartado devido ao seu custo e optou-se pelo TRS-4D um radar AESA. Nas 8 células do MK-41 podem ser instalados 16 SM-2 ou 32 ESSM, ou um arranjo dos dois, leva Harpoon II, torpedos, e outros. O interesante nesse tipo de embarcação é a velocidade que pode atingir.

marcus

11 bilhões de dolares por 4 navios de 4000 toneladas ???? A Arabia Saudita está queimando dinheiro e os Americanos estão metendo a faca.

Alex Barreto Cypriano

Tem muito mais coisa dentro desse valor. Os quatro navios vão por seis bi, mas tem partes reservas, treinamento, etc. Não sei se o link ainda abre, mas esse news release mostrava o que estava em jogo:
https://news.usni.org/2015/10/20/document-notification-to-congress-on-proposed-foreign-military-sale-of-four-lockheed-martin-freedom-class-ships-to-saudi-arabia

Hcosta

11 mil milhões por 4 navios, peças e apoio?
A diplomacia económica a render.

Dalton

Os “11 bilhões” envolvem muito mais que os 4 navios e peças de apoio, conforme li estão incluídos, tanques, sistemas de defesa aérea, mísseis, etc.

Hcosta

O tal acordo que Trump desbloqueou no início da sua presidência? Então quanto custam os navios?

Dalton

Não sei exatamente quanto. Algumas fontes citam que cerca de metade
dos 11 bilhões seriam destinados aos 4 navios, só que nisso, estão incluídos centenas de mísseis “ESSMs” e outros, mais equipamentos e treinamento então não é um acordo ruim como talvez possa parecer.

Alex Barreto Cypriano

Comentário tangencial: o que eram duas classes de LCSs se tornaram duas variantes de LCSs. Dá até briga falar em Independence ou Freedom class… Nomes, sempre nomes e apenas nomes.

Mauricio R.

Havia no site da USNI News uma configuração diferente de armamento.
O reparo na proa era de 76mm e não havia o VLS Mk-41.
Na popa, sobre o hangar de cada lado do Sea RAM, um VLS Mk-41 e 2 reparos remotos com armas de 20mm, um ao lado de um dos Mk-41 e do outro lado próximo ao reparo Mk-141 de mísseis Harpoon.