Primeiros testes de mar do navio offshore polivalente ‘Paolo Thaon di Revel’ da Marinha Italiana
De acordo com um comunicado divulgado pela OCCAR (Organização para a Cooperação Conjunta em Armamento), em 12 de novembro de 2019, o PPA1, batizado Paolo Thaon di Revel, navegou suas primeiras milhas náuticas nas águas azuis do Golfo de La Spezia. O First Sea Going (FSG) é um marco contratual crucial para a entrega do navio à Marinha Italiana, prevista para maio de 2021.
O Paolo Thaon di Revel é o PPA de primeira classe (FOC) na configuração Light. Durante o FSG, vários sistemas/equipamentos de plataforma instalados a bordo foram configurados e testados com sucesso.
O contrato do PPA foi assinado em maio de 2015; apenas quatro anos e meio se passaram antes do FOC FSG, uma conquista mundial notável para a OCCAR como entidade adjudicante, dado o caráter inovador desta embarcação. Espera-se que o PPA1 conclua os testes no mar em março de 2021 e seja entregue à Marinha Italiana em maio de 2021.
Os quatro primeiros navios (sete sob contrato atual) estão atualmente em fase de produção. O segundo, também na configuração Light, terá o nome do Doge veneziano Francesco Morosini e será lançado em março de 2020.
A classe Paolo Thaon di Revel (também conhecida como PPA por “Pattugliatore Polivalente d’Altura”) é uma classe de navios offshore polivalentes construídos pelo Fincantieri para a Marinha Italiana. A aquisição de embarcações de patrulha offshore da classe PPA faz parte do plano de renovação de frota da Marinha Italiana, que visa substituir a frota antiga de barcos de patrulha, corvetas e fragatas.
O PPA poderá transportar até 171 tripulantes. O comprimento total é de aproximadamente 143m, enquanto o comprimento entre as perpendiculares é de 133m. O calado e a boca da embarcação são 10,5m e 16,5m, respectivamente. O deslocamento é superior a 6.000 toneladas, com velocidade máxima de 32 nós e autonomia de 5.000 milhas náuticas a 15 nós.
Um hangar localizado na popa da embarcação pode acomodar até dois helicópteros utilitários de médio porte NH90 ou EH101. Um convés de voo, adjacente ao hangar próximo à popa do navio, destina-se a apoiar as operações de um helicóptero NH90 ou EH101.
Light – As duas embarcações de patrulha offshore da classe PPA da versão denominada Light (que inclui a Paolo Thaon di Revel) serão armadas com o sistema de armas Vulcano OTO Melara 127/64 LW (armamento principal) e canhão de médio calibre OTO Melara 76/62. Dois sistemas de canhões de pequeno calibre, controlados remotamente, de 25 mm serão usados para operações de combate de curto alcance, anti-contrabando e interdição marítima.
Light Plus e Full – os três navios da versão Light Plus terão, além dos armamentos da Light, a capacidade de levar mísseis, o que deverá incluir a defesa contra mísseis balísticos. Já os dois planejados da versão Full terão a capacidade de desempenhar tarefas todas as áreas da guerra naval, antiaéreas (AAW), de superfície (ASuW) e antissubmarino (ASW), segundo a OCCAR.
As versões Light e Light Plus foram desenvolvidas com o conceito “fitted for”: todo sistema da versão Full pode ser rapidamente instalado, facilitando a flexibilidade operacional e a capacidade de crescimento durante a vida útil dos navios. O sistema de autodefesa estendida por mísseis antiaéreos (SAAM-ESD) da MBDA e o sistema de mísseis antinavio Teseo serão instalados para aumentar ainda mais a capacidade de defesa antinavio, e as versões multifuncionais usarão um sistema de torpedo pesado para atingir alvos subaquáticos.
FONTE: Navy Recognition